Muitas pessoas não visitam uma instituição museológica por acreditar que museus são para quem tem dinheiro e para intelectuais. Mas transformações tecnológicas estão acontecendo e muita coisa vem mudando nos últimos anos. Um exemplo é o chamado Google Art Project, um projeto sem fins lucrativos desenvolvido pelo Instituto Cultural da Google.
Permitir o acesso a galerias de arte completas sem precisar sair da frente do computador. É esse o objetivo do Google Art Project, uma espécie de Street View que reúne milhares de quadros, ilustrações e fotografias em seu banco de dados. Além de permitir o exame livremente de qualquer obra, o serviço também garante um tour virtual por vários museus espalhados pelo mundo. Um deles é o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA).
Quando o projeto do Google Art Project começou, os museus do Brasil não estavam inseridos. No entanto, devido à parceria do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) com a Google Inc, por meio do mesmo projeto, a digitalização de obras de arte está sendo possível. O objetivo é promover os museus brasileiros e seus acervos, democratizando o acesso ao vasto patrimônio que essas instituições preservam.
O MNBA é uma das 15 instituições brasileiras a participar do projeto. O museu leva diversas histórias, exposições, quadros, fotografias e narrativas em torno de personagens ou temas, e mais de 1.000 itens do seu acervo. Entre os artistas brasileiros, a coleção Renina Katz é a que traz mais itens digitalizados e, entre os estrangeiros, o francês Eugène Boudin.
Essa colaboração inédita significa unir tecnologia de ponta à história e à arte, e dar apoio aos museus em seus propósitos de levar cultura a ainda mais pessoas. Se antes parecia impossível percorrer galerias de alguns museus e ver detalhadamente cada quadro, ou visitar uma exposição e observar cada obra de arte, agora é possível com o Google Art Project (acesse o ambiente virtual).



Leia também:
Arte, conhecimento e pesquisa: MNBA é fundamental no panorama museológico latino-americano
Passeando pelo Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro
Conservando e restaurando obras de artes
Saiba o que um museólogo faz e conheça as ações educativas do MNBA
Assessoria de imprensa do MNBA cuida dos canais de comunicação do museu
Trilhando o caminho do sucesso a partir do estágio em Museologia
Esta reportagem é parte do Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo “Arte, pesquisa e conhecimento — Um passeio pelo Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro”, de Felippe Naus, na Universidade Veiga de Almeida
Pingback: Arte, conhecimento e pesquisa: MNBA é fundamental no panorama museológico latino-americano | AgênciaUVA
Pingback: Trilhando o caminho do sucesso a partir do estágio em Museologia | AgênciaUVA
Pingback: Assessoria de imprensa do MNBA cuida dos canais de comunicação do museu | AgênciaUVA
Pingback: Saiba o que um museólogo faz e conheça as ações educativas do MNBA | AgênciaUVA
Pingback: Conservando e restaurando obras de artes | AgênciaUVA
Pingback: Passeando pelo Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro | AgênciaUVA