Cultura Geral

Visitando museus do mundo sem sair de casa pelo Google Art Project

Muitas pessoas não visitam uma instituição museológica por acreditar que museus são para quem tem dinheiro e para intelectuais. Mas transformações tecnológicas estão acontecendo e muita coisa vem mudando nos últimos anos. Um exemplo é o chamado Google Art Project, um projeto sem fins lucrativos desenvolvido pelo Instituto Cultural da Google.

Permitir o acesso a galerias de arte completas sem precisar sair da frente do computador. É esse o objetivo do Google Art Project, uma espécie de Street View que reúne milhares de quadros, ilustrações e fotografias em seu banco de dados. Além de permitir o exame livremente de qualquer obra, o serviço também garante um tour virtual por vários museus espalhados pelo mundo. Um deles é o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA).

Quando o projeto do Google Art Project começou, os museus do Brasil não estavam inseridos. No entanto, devido à parceria do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) com a Google Inc, por meio do mesmo projeto, a digitalização de obras de arte está sendo possível. O objetivo é promover os museus brasileiros e seus acervos, democratizando o acesso ao vasto patrimônio que essas instituições preservam.

O MNBA é uma das 15 instituições brasileiras a participar do projeto. O museu leva diversas histórias, exposições, quadros, fotografias e narrativas em torno de personagens ou temas, e mais de 1.000 itens do seu acervo. Entre os artistas brasileiros, a coleção Renina Katz é a que traz mais itens digitalizados e, entre os estrangeiros, o francês Eugène Boudin.

Essa colaboração inédita significa unir tecnologia de ponta à história e à arte, e dar apoio aos museus em seus propósitos de levar cultura a ainda mais pessoas. Se antes parecia impossível percorrer galerias de alguns museus e ver detalhadamente cada quadro, ou visitar uma exposição e observar cada obra de arte, agora é possível com o Google Art Project (acesse o ambiente virtual).

Google Art Project (Print 1)
Você agora pode passear pelo museu sem sair de casa, como um street view. Foto: Reprodução
Google Art Project (Print 2)
Tecnologia permite visitar uma das exposições do MNBA. Foto: Reprodução
A página oficial do museu contendo o link do google art project (Print)
A página oficial do MNBA contendo o link do Google Art Project. Foto: Reprodução

Leia também:

Arte, conhecimento e pesquisa: MNBA é fundamental no panorama museológico latino-americano

Passeando pelo Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro

Conservando e restaurando obras de artes

Saiba o que um museólogo faz e conheça as ações educativas do MNBA

Assessoria de imprensa do MNBA cuida dos canais de comunicação do museu

Trilhando o caminho do sucesso a partir do estágio em Museologia


Esta reportagem é parte do Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo “Arte, pesquisa e conhecimento  — Um passeio pelo Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro”, de Felippe Naus, na Universidade Veiga de Almeida

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.