Nintendo, Xbox e Playstation têm seus serviços online sob investigação no Reino Unido

Políticas de renovações automáticas e de cancelamentos e reembolsos serão avaliadas pelo departamento responsável

Nintendo, Xbox e Playstation estão sob investigação do Competitions and Markets Authority (CMA) no Reino Unido devido aos seus serviços online, informa o site Gamasutra.

O CMA é um departamento governamental responsável por gerenciar a concorrência empresarial criando medidas preventivas para a redução de práticas predatórias. A investigação irá verificar se as formas de reembolso e cancelamento, são justas para o usuário. O CMA também avaliará os meios de renovação automática dos serviços onlines das três companhias.

Foto: Reprodução / Google

As investigações ainda estão em seus estágios iniciais e todas as empresas envolvidas foram chamadas para prestar esclarecimentos.

LEIA TAMBÉM: Sony vai suspender venda de jogos digitais por varejistas

Essa não é a primeira vez que Sony e Nintendo são alvos de investigações. No ano passado, ambas foram indiciadas pelo Conselho Norueguês do Consumidor por violar as leis europeias de proteção ao consumidor que garantem que os clientes europeus podem em até 14 dias solicitar o reembolso de produtos adquiridos.

Caio Soares, 18 anos, estudante, dá suas impressões sobre os sistema de reembolsos. “Na plataforma que eu uso (Steam), o sistema de reembolso funciona muito bem. O processo é fácil e relativamente rápido. Normalmente, consigo o meu dinheiro de volta em 2 ou 3 dias, após a solicitação”, comenta. Diferente de Caio, para muitos jogadores o processo não é tão simples assim. “Já tive amigos que jogam em outras plataformas, que se arrependeram de ter feito uma compra e permaneceram com o jogo indesejado, porque não quiseram ter a dor de cabeça de tentar cancelar o procedimento. Algumas empresas ainda precisam avançar bastante nesse aspecto”, completou o estudante.

Pensando em amenizar problemas como esse, a Sony recentemente mudou algumas de suas políticas de reembolso. No momento, os usuários do Playstation podem pedir o dinheiro de volta, caso ainda não tenham feito o download do jogo, ou se realizaram a pré-venda 14 dias antes do lançamento. O único caso em que os jogadores podem recorrer ao reembolso, após terem feito a instalação, é se o jogo estiver apresentando problemas.

Breno Silva – 6° Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s