Cultura Geral

Dia Internacional da Mulher

Rosas vermelhas nas ruas, mulheres recebem parabéns pelo dia. O Dia Internacional da Mulher sempre provoca comentários, principalmente atualmente com o movimento feminista ganhando força a cada ano. Debates sobre igualdade de gênero e machismo vêm sendo presentes na mídia e ainda são a causa de muitas discussões. O dia 08 de março é comemorado no mundo todo e com isso vem sendo organizados diversos eventos para celebrar e relembrar a importância das mulheres.

02 Hebe apresentando na TV
Hebe apresentando o programa “O Mundo é das Mulheres”

 

O Instituto Oi Futuro disponibilizou no Museu das Telecomunicações conteúdos sobre importantes figuras femininas brasileiras. Um vídeo sobre os grandes comunicadores na televisão exibia cenas de Hebe Camargo, nascida no Dia Internacional da Mulher, que iniciou o primeiro programa feminino da TV brasileira, “O Mundo é das Mulheres”. Em outra sala, era possível encontrar um vídeo de Rose Marie Muraro – intelectual escritora, feminista, eleita a Mulher do Século -, discutindo sobre o futuro do Brasil, onde eram citadas muitas mulheres brasileiras e não poderia faltar a escritora Clarice Lispector, que considerava escrever algo vital. Além das artistas, o trabalho das telefonistas também era relembrado no Museu. Antes de celulares existirem, apenas mulheres direcionavam as ligações das pessoas, realizando as chamadas desejadas. A proposta da organização era dar mais voz às mulheres que trabalhavam e produziam obras, mas que, apenas por uma questão de gênero, não alcançavam o reconhecimento merecido.

01 Telefonista antigamente
Telefonista da época
05 Endereço Clarice Llispector
Endereço Clarice Lispector

Por que o dia 08 de março?

No dia 25 de março de 1857, em Nova York, uma fábrica de tecidos foi incendiada no horário de expediente. Alguns proprietários tinham o hábito de trancar as portas para evitar greves e motins. Com as portas trancadas, muitos funcionários não resistiram e acabaram morrendo queimados ou asfixiados. Grande parte das vítimas eram mulheres, que naquela época lutavam por melhorias nas condições de trabalhistas, como redução de carga horária, igualdade salarial e tratamento digno dentro do trabalho.

No século XIX, fábricas exigiam das mulheres 16 horas de trabalho diário, os salários chegavam a um terço do que os homens recebiam para realizar o mesmo serviço, e mulheres eram privadas de muitos direitos. Em 1910 foi proposto a criação de um Dia Internacional da Mulher, consequência tanto de correntes revolucionárias de esquerda e quanto do feminismo, mas sem data definida.

O dia 08 de março surge na história quando, em 1917, trabalhadoras russas entram em greve reivindicando as más condições de trabalho, a fome e a participação do país na guerra. Após o ocorrido e o fim da Segunda Guerra Mundial, a data foi escolhida como símbolo de homenagem às mulheres, sendo assinado o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945.

NO BRASIL

As mulheres brasileiras conseguiram mais força a partir de 1920, quando o movimento sufragista se expandia pelo país. O Brasil foi um dos primeiros países da América Latina a permitirem o direito do voto feminino, com Getúlio Vargas no poder. A partir dos anos 70, diversas organizações discutiam sobre a igualdade entre os gêneros, assunto debatido até os dias de hoje.

04 Rose Marie Muraro falando sobre o futuro do Brasil
Rosie Marie Muraro falando sobre o futuro do Brasil

Yasmin Thomaz – 5º período

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Dia Internacional da Mulher

Deixe um comentário