Esporte

Pela primeira vez na história, três times cariocas chegam juntos às oitavas da Libertadores

Três clubes do Rio de Janeiro estão classificados para as oitavas de final da Libertadores de forma simultânea pela primeira vez na história. Fluminense e Botafogo já haviam confirmado suas presenças na próxima fase da competição internacional na rodada anterior, enquanto o Flamengo carimbou sua passagem nesta semana, após a conclusão da sexta rodada.

Na noite de terça-feira (28), o alvinegro e o rubro-negro entraram em campo pela última rodada da fase de grupos com objetivos um pouco distintos. O time da estrela solitária já se encontrava classificado e disputava apenas a primeira colocação do Grupo D. Enquanto isso, a equipe da Gávea ainda precisava confirmar sua classificação para as oitavas, além de lutar pelo topo do Grupo E.

O Botafogo viajou até a Colômbia para enfrentar o Junior Barranquilla, que podia até empatar que continuaria no primeiro lugar do grupo. E foi o que aconteceu. Um 0 a 0 com alguns chutes a gol, mas sem êxito para ambos os lados. Pelo outro lado, o Flamengo enfrentou o Millonarios, também da Colômbia, no Maracanã e venceu pelo placar de 3 a 0, com dois gols de Pedro e um gol contra de Juan Pablo Vargas. Um fato curioso é que os dois times cariocas tiveram um jogador expulso em suas partidas: Diego Hernández pelo Alvinegro e Bruno Henrique pelo Rubro-Negro.

Cariocas e demais brasileiros aguardam jogos atrasados do Grupo C para definição dos confrontos das oitavas de final da competição.
(Foto: Reprodução/X/LibertadoresBR)

Na quarta-feira (29), em um jogo alucinante, o Fluminense venceu o Alianza Lima, do Peru, de virada, por 3 a 2, também no Maracanã. Os peruanos chegaram a estar à frente do placar por duas vezes na partida, mas o Tricolor, com o apoio da torcida e gols de Keno, Marcelo e John Kennedy, superou o adversário e terminou a fase de grupos de forma invicta e na primeira colocação do Grupo A.

O Brasil na Libertadores

Os demais clubes brasileiros que entraram em campo pela última rodada também não decepcionaram. O já classificado Atlético-MG goleou o Caracas, da Venezuela, por 4 a 0 dentro de casa e garantiu o primeiro lugar de seu grupo. O São Paulo, que também já estava garantido na próxima fase, venceu o Talleres, da Argentina, por 2 a 0 e terminou a fase de grupos na primeira colocação, antes ocupada justamente pelos argentinos.

Também jogando em casa, o Palmeiras entrou em campo contra o San Lorenzo, da Argentina, apenas para cumprir tabela, pois estava classificado e com o primeiro lugar em suas mãos. Na despedida de Endrick, que irá se apresentar ao Real Madrid depois da Copa América, os paulistas empataram em 0 a 0 no Allianz Parque.

Gaúchos na rodada e homenagens às vítimas no RS

Grêmio e Internacional voltaram a disputar, nesta semana, uma partida após um mês, por conta das fortes chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul e geraram grandes estragos pelo estado. O tricolor gaúcho, jogando no Couto Pereira e com forte apoio da torcida, goleou o The Strongest, da Bolívia, pelo placar de 4 a 0, chegando à terceira colocação do Grupo C da Libertadores e ainda com duas partidas a disputar contra Huachipato, do Chile, fora de casa e Estudiantes, da Argentina, dentro de casa.

Pela Copa Sul-americana, o colorado recebeu o Belgrano, da Argentina, na Arena Baurueri, em São Paulo. O Inter chegou a sair na frente com gol de Borré, mas levou a virada dos argentinos ainda no primeiro tempo e não conseguiu uma reação. No entanto, o ponto mais emocionante da noite aconteceu após o clube gaúcho entrar em campo.

Jogadores do Internacional homenagearam vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.
(Foto: Reprodução/Ricardo Duarte/Internacional)

Com o uniforme dos jogadores e escudo sujos de lama, a equipe homenageou as vítimas da catástrofe climática que ocorre no Rio Grande do Sul, além de passar a mensagem de conscientização ao que acontece na região Sul do país. Nas redes sociais, o Inter também utiliza seu emblema com as manchas de lama.

No jogo do Grêmio, jogadores e comissão técnica também realizaram uma homenagem, levantando e balançando uma bandeira do estado dentro do campo, além da festa da torcida, que levou bandeirões para exibirem no Couto Pereira.

Foto de capa: Lucas Merçon/Fluminense

Reportagem de Leonardo Pires de Carvalho, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Flamengo goleia na Libertadores enquanto Botafogo e Fluminense se classificam às oitavas

LEIA TAMBÉM: Endrick se despede do Palmeiras rumo à Europa

Avatar de Leonardo Pires

Leonardo Pires

Excelente escrita e bom com edições de imagens e vídeos. Sonho em ser editor de vídeos jornalísticos futuramente.

Você também pode gostar...

4 comentários

  1. […] LEIA TAMBÉM: Pela primeira vez na história, três times cariocas chegam juntos às oitavas da Libertadores […]

  2. […] LEIA TAMBÉM: Pela primeira vez na história, três times cariocas chegam juntos às oitavas da Libertadores […]

  3. […] LEIA TAMBÉM: Pela primeira vez na história, três times cariocas chegam juntos às oitavas da Libertadores […]

  4. […] LEIA TAMBÉM: Pela primeira vez na história, três times cariocas chegam juntos às oitavas da Libertadores […]

Deixe um comentário