Com um final de semana contendo dois feriados seguidos, Tiradentes (21 de abril) e dia do padroeiro da cidade do Rio, São Jorge (23 de abril), a Agência UVA preparou um roteiro pelo Centro da cidade. Um espaço com uma variedade de museus que estão localizados próximos um do outro e possuem preços acessíveis ou gratuitos, ideais para passar os dias de folga explorando esses centros culturais.
Casa França-Brasil.

Projetado por um arquiteto francês em 1809, e considerado o primeiro edifício em um estilo neoclássico do Brasil, a Casa França-Brasil já foi Praça do Comércio e Alfândega, e se tornou um museu em 1990. Além da importância e beleza arquitetônica, atualmente a Casa está com a exposição Lugar Geométrico, do artista Raul Mourão, em cartaz até dia 30/04. Está aberto de terça a domingo das 10h às 17h, com entrada gratuita.
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro.
Museu Histórico Nacional.

O espaço era uma antiga fortaleza e prisão que hoje reúne mais de 300 mil arquivos, e seu acervo possui exposições temporárias e fixas. A exemplo de moedas, pinturas, porcelanas, documentos e livros de diversas que conseguem narrar a história brasileira. Está em funcionamento de 10h às 17h de quarta a sexta, e das 12h às 17h aos sabádos e domingos. A entrada é gratuita.
Endereço: Praça Mal. Âncora – Centro, Rio de Janeiro.
Espaço Cultural da Marinha.

Está instalado nas antigas docas da Alfandega, e se constitui pelos museus e o ponto de embarque para um passeio pela Ilha Fiscal. Possui um acervo reunido pela Marinha do Brasil, como os equipamentos usados pela instituição que podem ser visitados: barcos, aeronaves e submarinos. De terça-feira a domingo e feriados: 11h às 17h, sendo o último acesso às 17h
Os ingressos custam R$ 20,00 a inteira e R$10,00 a meia entrada. Por enquanto, o passeio de barco está fechado pois a Ilha Fiscal está passando por uma manutenção.
Endereço: Rua Dom Manuel, 15, Praça XV.- Centro, Rio de Janeiro.
Centro Cultural dos Correios.

Localizada num prédio construído em 1922 e que foi uma unidade administrativa dos Correios por mais de 50 anos, o espaço possui três andares contendo exposições e espetáculos teatrais. No primeiro andar está o Teatro e, nos dois últimos, as exposições. Está aberto de 12h às 19h, de terça a domingo e em feriados.
Para assistir às exposições, a entrada é gratuita, e para as peças de teatro, é 30 a inteira e 10, a meia.
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro.
Reportagem por Karla Maia, editado por Jorge Barbosa
Foto de capa: RioTur.
LEIA TAMBÉM: “Os Três Mosqueteiros – D’Artagnan”: reinventando o épico de capa-e-espada
LEIA TAMBÉM: Fanfics abrem portas para escritores na literatura brasileira.
Pingback: Palácio Tiradentes reabre para visitação e é opção de passeio no Centro do Rio | Agência UVA