Cidade Cultura

Festival Sai da Rede volta ao Rio com IZRRA e Yoùn em shows gratuitos

Festival chega à sua 13º edição com shows gratuitos na Penha Circular e em Madureira

Em sua 13° edição, o festival “Sai da Rede” está presente pela quarta vez no circuito cultural carioca. Com oito shows em dois finais de semana, o evento leva à Arena Dicró, na Penha Circular, nos dias 21 e 22 de abril, e à Arena Fernando Torres, no Parque Madureira, nos dias 29 e 30 de abril, uma programação com diversas atrações gratuitas.

Festival Sai da Rede terá programação na zona norte do Rio com entrada franca e livre para todos os públicos (Foto: Divulgação/Instagram)

História do Sai da Rede

O intuito do Sai da Rede é ser uma plataforma para dar voz aos artistas que vêm buscando seu espaço poderem mostrar seus trabalhos. O festival, que já reuniu nomes como Criolo, Liniker, Baco Exu do Blues e Rubel, traz sempre uma programação diversificada que comporta desde o hip-hop até o pop. A escolha das atrações é focada, principalmente, em artistas jovens e politizados, que conversam com discursos relacionados ao dia a dia da sociedade, como igualdade social e de gênero e pautas raciais. O nome “Sai da Rede” reforça a ideia de amplificar os nomes desses artistas, que se destacam por fazer da internet sua principal ferramenta de divulgação, para outros ambientes.

No primeiro fim de semana do evento, a Arena Dicró, na Penha Circular, receberá no feriado do dia 21 de abril duas atrações: Ana Frango Elétrico, na abertura às 16h, e a dupla YOÚN, às 17h. No sábado (22), será a vez de Luciane Dom e Caio Prado, às 16h e às 17h, respectivamente.

Na última semana do mês, o festival chegará à Arena Fernando Torres, localizada dentro do Parque Madureira. No sábado, dia 29, quem abre a programação é Jefferson Placido, às 19h. Para encerrar o dia, às 20h sobe ao palco a cantora Ilessi e o pianista Marcelo Galter. No dia 30, IZRRA e Jonathan Ferr, às 16h e às 17h, respectivamente, encerram o domingo e o festival.

Conheça algumas das atrações:

Ana Frango Elétrico

Artista carioca que iniciou sua carreira ao se apresentar em escolas ocupadas por alunos em 2016, quando pediam melhorias no sistema do ensino público. Seu primeiro trabalho, intitulado “Mormaço queima”, foi indicado ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Rock ou “Música Alternativa em Língua Portuguesa” em 2020. Ana Frango Elétrico atualmente apresenta sua turnê “Pequeno Elétrico Coração Galinha”, onde junta influências nacionais e internacionais da década de 70 em adaptações e arranjos de músicas de seus trabalhos anteriores.

Ana Frango Elétrico é uma das atrações do Festival Sai da Rede (Foto: Hick Duarte / Divulgação)

YOÙN

Da Baixada Fluminense e com uma sonoridade que une Rap, Jazz, R&B, e Soul, o duo YOÙN é composto pela harmonia vocal de Gian Pedro (GP) e seu violino, e o teclado e guitarra de Shuna. Com autenticidade e fazendo uma ponte unindo todos esses gêneros musicais, a dupla começou sua carreira cantando nos trens do Rio de Janeiro. Com um repertório que trazia desde músicas consagradas a versões próprias, GP e Shuna surpreendiam passageiros, de Nova Iguaçu a Central do Brasil, com sua originalidade, conquistando um público fiel.

Shuna e GP formam o duo YOÙN (Foto: Playground Studios / Divulgação)

Jonathan Ferr

Um dos nomes mais celebrados da nova geração do Jazz no Brasil, e chamado pelo jornal El País de “Garoto Estandarte do Jazz”, o pianista Jonathan Ferr mostra em seu novo show uma libertação de sua música para que se crie novas camadas em sua sonoridade urbana. Relacionando música, cinema e moda, cada trabalho feito é uma prova de que Jonathan é um dos nomes mais inovadores da nova cena brasileira. O artista encerrará o festival levando o jazz à Madureira, onde nasceu.

Nascido em Madureira, Jonathan Ferr é um dos grandes nomes da nova geração do jazz brasileiro (Foto: Renan Oliveira/Divulgação)

IZRRA

Finalista do The Voice Brasil em 2020, IZRRA começou cantando nos vagões de metrô no Rio de Janeiro. Trazendo sua essência em canções autorais que contam sua vivência e trajetória, o cantor, agora mais maduro e solto, esbanja calor, sensualidade e swing em suas músicas. Com canções dançantes, IZRRA mostra que aprendeu a ter uma visão mais amorosa sobre as situações e para si mesmo.

Dos vagões de metrô à final do The Voice, IZRRA consolida seu nome na música (Foto: Igor Freitas / Divulgação)

Festival Sai da Rede 2023

Penha Circular

Local: Arena Carioca Dicró
Parque Ary Barroso – Entrada pela Rua Flora Lôbo, sem número.

Classificação etária: Livre para todos os públicos.

Valores: Entrada franca.

Parque Madureira

Local: Arena Carioca Fernando Torres
Parque Madureira – Rua Bernardino de Andrade, 200

Classificação etária: Livre

Valores: Entrada Franca.

Foto de capa: Reprodução/Divulgação

Reportagem de Jorge Barbosa

LEIA TAMBÉM: Roteiro pelo Centro do Rio para curtir o feriado

LEIA TAMBÉM: Feist, Metallica e Tarcis são os destaques musicais da semana

1 comentário em “Festival Sai da Rede volta ao Rio com IZRRA e Yoùn em shows gratuitos

  1. Pingback: Maratona Ilumina Zona Oeste oferece qualificações gratuitas para empreendedores culturais e sociais em Curicica | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s