No dia 28 de outubro foi oficialmente lançado o edital do 1° Prêmio Universitário de Jornalismo da UVA, que estreiou homenageando ao professor Luís Carlos Bittencourt, ex-coordenador do curso de Jornalismo da instituição. As inscrições estarão disponíveis até o dia 22 de novembro de 2021 e deverão ser feitas através do Formulário de Inscrição.
Dentre os objetivos do prêmio estão o incentivo à produção de projetos de qualidade, reconhecimento de trabalhos de excelência, promoção da produção independente, valorização da proatividade e oferta de visibilidade aos projetos feitos pelos estudantes. Os alunos aptos a participar são aqueles regularmente matriculados no curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida nos campi Tijuca, Barra e Cabo Frio.

Os estudantes aptos poderão participar das seguintes categorias: jornalismo impresso, digital, fotojornalismo, audiojornalismo e audiovisual. E os concorrentes vão precisar segurar a ansiedade por um tempo. O resultado será divulgado no dia da Cerimônia de Premiação, que será virtualizada, no dia 2 de dezembro de 2021, a partir das 19h.
A ideia do Prêmio Universitário de Jornalismo da UVA é contemplar trabalhos feitos pelos alunos, a fim de não deixar que passem despercebidos. Ana Cristina Rosado, professora e atual coordenadora do curso de Jornalismo da UVA, não esconde a sua animação e ainda revela planos futuros envolvendo o prêmio.
“Realizamos, em sala de aula, excelentes trabalhos no formato produto. A ideia do Prêmio é premiar estes excelentes trabalhos, que, muitas vezes, ficam escondidos. Nossa ideia é realizar esta premiação todos os anos”, diz Ana Cristina.
LEIA TAMBÉM: É lançado o 1° Prêmio Universitário de Jornalismo da UVA
Na inscrição o aluno deve preencher as informações, e no caso de um material que não tenha sido publicado, o concorrente deve fazer um upload do conteúdo no Google Drive com liberação do link e inserir no lugar correto, também deixando explícita a categoria.
Os projetos, por sua vez, deverão ser autorais e produzidos há, no máximo, dois semestres. Podem ser usados trabalhos inéditos ou já publicados anteriormente, originados de avaliações de sala de aula, laboratórios independentes, extracurriculares ou autônomos. Projetos feitos em grupo também são bem-vindos.
O prêmio contará com profissionais convidados para a avaliação, que vão considerar a temática, qualidade técnica e adequação à categoria.
Todos os participantes ganharão certificados de participação com valor de cinco horas de atividades complementares, que serão enviados por e-mail. Cada categoria terá seu pódio, onde o primeiro lugar receberá 20 horas AC e um troféu.
O edital ainda diz que o prêmio é por projeto inscrito, ainda que tenha sido realizado por vários estudantes, e que o certificado também será por equipe, com o nome de todos os envolvidos. Além disso, salienta que o prêmio deverá ser retirado pelo vencedor na coordenação do curso de Jornalismo do campus Tijuca, em horário de atendimento. Caso seja de outro campus, a organização verá a melhor forma de envio.
Escrito por Natally Valle – 2° período
Com revisão de Bárbara Souza – 8° período
Pingback: JotaUVA Talk News retorna com live sobre o que fazer após a formatura | Agência UVA