Na última semana, no dia 10 de novembro, ocorreu a VII Mostra de Publicidade da Universidade Veiga de Almeida (UVA), que contou, na parte da manhã, com uma mesa redonda sobre o tema: “Do reclame ao algoritmo: impactos da evolução mundial da publicidade”.
Mediado pela professora Adriane Figueirola, o evento teve a presença de três publicitários bem-sucedidos: o especialista em e-commerce, marketing digital e CRM, Paulo Ballestero, que atualmente é diretor digital (CDO) do American Pet; Gabriel Cunha, o atual diretor de creative data na Artplan e pós-graduado em gestão de negócios; e Daniel Mafra, graduado pela UVA e atual estrategista de marca com projetos desenvolvidos para clientes como Chandon, Magalu, e Vivo. Juntos, os convidados compartilharam cases de sucesso de marcas nas quais já trabalharam e traçaram um panorama das mudanças que têm notado no mercado publicitário.

O especialista em e-commerce, Paulo Ballestero, afirmou que o setor teve um grande aumento na pandemia e que, para se preparar para a alta demanda, as empresas desenvolveram sistemas e escalas baseadas nos dados. “É necessário saber fazer a pergunta certa para tomar a decisão mais assertiva”, reflete Paulo. Por meio dos dados, o profissional de marketing tem sido capaz de realizar pesquisas mais certeiras, assim atendendo o cliente de forma mais precisa. Quem concorda com Ballestero é a professora Adriane, que reitera: “Todo dado gera uma informação, e dela você gera sua estratégia”.
O diretor de creative data da Artplan, Gabriel Cunha, expôs algumas das mudanças recentes na forma de consumo no meio digital. Se em 2009 todos iam até as “lan-houses” e dependiam delas, em 2022, todos possuem smartphones individuais, e através deles, tem contato diário com anúncios. Dessa forma, Cunha acredita que as marcas precisam se destacar para captar a atenção do público-alvo. A melhor forma de fazer isso, segundo ele, é gerar experiências de consumo, ao invés da “propaganda pura” e clássica.
“Tudo começa com uma pergunta”, instiga o diretor de creative data da Artplan, ecoando o colega Paulo Ballestero.
O estrategista de marca, Daniel Mafra, mencionou o foco diluído do momento digital atual, o que deve fazer com que as agências de publicidade se adaptem às mudanças do comportamento dos consumidores, que prestam, cada vez mais, menos atenção. Sobre o uso de dados a favor da publicidade, para melhor entendimento do que de fato chega aos consumidores, Mafra é enfático: “É o novo petróleo”.

“Nós, publicitários, precisamos entender muito sobre as necessidades dos consumidores para, assim, entregar valor a eles. Os dados são fundamentais para essa tomada de decisão, quebrar alguns mitos e aumentar a performance”, analisa Mafra.
Ao final da palestra, os três publicitários, junto dos professores presentes, destacaram a importância de se envolver nas atividades acadêmicas, aproveitar os laboratórios de comunicação para se conhecer como profissional e estar aberto ao que a universidade tem a oferecer.
A sétima edição do evento foi bem recebida pelos alunos. Isabella Vieira, estudante do 6° período de Publicidade e Propaganda, considera importante ter entendido como, em tão pouco tempo, o setor se transfomrou. “Hoje, o público recebe tanta informação que se torna difícil captar sua atenção dele”, diz.
Já o aluno Jorge Dumont, estudante do 2° período de Jornalismo, achou interessante observar as trajetórias profissionais de cada palestrante. “Eles passaram pelo que a gente passa, aproveitaram a faculdade ao máximo e seguiram um rumo profissional inspirador”, observa o discente.
A TV UVA, laboratório de prática profissional do curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida, esteve presente na Mostra. Abaixo, você pode assistir à cobertura realizada pela equipe.
Foto de capa: Larissa Martins/Agência UVA
Reportagem Larissa Martins, com edição de texto de Gabriel Folena
LEIA TAMBÉM: Carlos Briggs é convidado do 2º Prêmio Universitário de Jornalismo da UVA: “É preciso ter curiosidade”
LEIA TAMBÉM: 4ª Mostra de Publicidade: Cris Barreto fala sobre sua experiência na Rio 2C
Bom saber que as pessoas estão buscando atender as necessidades do cliente real!!! Parabéns!