Política

Eleições 2022: discurso de Lula e silêncio de Bolsonaro marcam período pós-eleitoral

Candidatos e apoiadores chegam ao fim de uma eleição histórica

Neste domingo (30), ocorreu o segundo turno das eleições para presidente da república. Candidato à reeleição, o atual ocupante do cargo, Jair Bolsonaro (PL), recebeu 49,1% dos votos válidos e acabou derrotado nas urnas. Com 50,9% dos votos do eleitorado nacional, o Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito o 39º presidente do país e irá governar pelo terceiro mandato não consecutivo. 

O resultado oficial saiu às 19h57 e foi confirmado pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE). Após mais de 98,91% das urnas apuradas, Lula contava com mais de 60 milhões de votos e não poderia mais ser alcançado por Bolsonaro. O atual chefe do poder executivo se tornou o primeiro presidente do Brasil a não conseguir se reeleger para um segundo mandato.

Ao término da apuração das urnas eletrônicas, a vantagem entre o primeiro e o segundo lugar foi de pouco mais de 2,1 milhões de votos, menor percentual desde as eleições de 1989.

O lado vitorioso

Depois de uma das mais acirradas disputas pela presidência da república, Lula se consagrou como o presidente eleito mais votado da história. 

Apoiadores lotam Avenida Paulista após vitória de Lula
(Foto: Arquivo pessoal/Isabela Caneschi)

Marcado pela polarização política, o período eleitoral deste ano trouxe inúmeras reviravoltas para o mais novo chefe do executivo. Lula contou com o apoio de outros candidatos à presidência no primeiro turno, caso de Simone Tebet, e se reaproximou de adversários políticos, como, por exemplo, Marina Silva e Geraldo Alckmin (vice de sua chapa). 

Nas redes sociais, diversos líderes mundiais parabenizaram a vitória do candidato, entre eles Emmanuel Macron, presidente da França: 

O norte-americano Joe Biden, atual presidente dos Estados Unidos da América, também se manifestou em seu perfil oficial no Twitter, parabenizando Lula:

Quem também não deixou de congratular o recém-eleito presidente do Brasil foi Alberto Fernández, presidente da Argentina:

Após receber o resultado, Lula fez o seu discurso da noite para milhares de pessoas que estavam reunidas na Avenida Paulista. Diante de seus apoiadores, o presidente eleito afirmou que a vitória nas eleições é mérito de todos os homens e mulheres “que querem um país mais justo”.

“De todas as vitórias que eu tive, essa é a mais consagradora. Porque nós derrotamos o autoritarismo e o fascismo nesse país. A democracia e a liberdade estão de volta no Brasil. O povo vai poder sorrir outra vez”, disse.

O pronunciamento pode ser assistido na integra no canal do PT no YouTube.

A derrota de Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro, após a derrota no 2° turno das eleições presidenciais, preferiu se manter recluso no Palácio da Alvorada com as luzes apagadas. O atual presidente do Brasil procurou descansar nas horas seguintes ao resultado, contrariando a SECOM (Secretaria Especial de Comunicação Social), que havia divulgado que o presidente se pronunciaria. O silêncio de Bolsonaro já soma 24 horas, até a publicação desta matéria.

Bolsonaro recebeu 58.206.354 de votos e venceu em 14 estados, mas não foi o suficiente para vencer o 2° turno apertado. Ainda nas horas seguintes ao resultado, apoiadores do governo tentaram falar com Bolsonaro, mas o presidente optou por não receber ninguém. 

O silêncio tomou conta no ambiente presidencial, mas há uma pressão para que o presidente aceite a derrota. Sua atitude gera estranheza já que. por tradição. o derrotado nas eleições telefona para o vencedor no momento do resultado. 

A decepção foi notória, os eleitores de Jair Bolsonaro experimentaram uma mistura de sensações, da euforia à completa decepção, logo após uma virada na votação a favor de Luis Inácio Lula da Silva, eleito o novo presidente do Brasil.

Internautas de oposição bolsonarista reuniram, nas redes sociais, diversos vídeos do momento em que apoiadores do presidente Bolsonaro se depararam com a oficialização da vitória de Lula.

O terceiro mandato não consecutivo de Luis Inácio Lula da Silva começa no dia 1º de janeiro de 2023.

Foto de capa: Reprodução/Twitter

Reportagem Anne Rocha e Jonatha Crispim, com edição de texto de Gabriel Folena

LEIA TAMBÉM: Eleições 2022: Lula é eleito presidente do Brasil

LEIA TAMBÉM: Eleições 2022: institutos de pesquisa sob pressão para o 2° turno

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

1 comentário em “Eleições 2022: discurso de Lula e silêncio de Bolsonaro marcam período pós-eleitoral

  1. Pingback: Manifestantes pedem intervenção militar após resultado das eleições | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s