Comportamento Cultura Geral Show

Moda no Rock in Rio 2019 vai além das tradicionais peças pretas

Neon, animal print, transparência e muito brilho compuseram o estilo do público do festival

O Rock in Rio é o maior festival de música do mundo, mas o evento não conta somente com shows e, para aproveitar toda a experiência que a cidade do rock proporciona, uma das preocupações de seus visitantes é o estilo. Durante os sete dias da edição de 2019, o público desfilou com diversas tendências pelo gramado do Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

O primeiro fim de semana (27 a 29 de setembro) foi marcado por produções que mesclavam peças clássicas dos festivais, como a camisa xadrez amarrada na cintura, com elementos mais ousados e que fogem do óbvio, que incluem roupas coloridas e metalizadas, listras, transparência e jaquetas corta vento, que remetem ao street style. 

Público do Rock in Rio registra o visual fazendo poses em frente às esculturas de espelho, no primeiro dia de shows
(Foto: Júlia Reis/Agência UVA)

As escolhas dos looks podem estar relacionadas ao gênero musical do dia em que as pessoas comparecem ao evento, como indica a coordenadora do curso de Design de Moda da Universidade Veiga de Almeida, Aline Monçores.

“É comum nos festivais encontrarmos vestimentas que são usadas por seguidores de algum ritmo em evidência, como aconteceu na noite do DJ Drake com meninas vestindo calças esportivas e tops predominantemente típico de seguidores do rap”, comenta.

A doutora em Design ainda informa que existem certas tendências que são típicas de eventos de música. “Há uma predominância do preto e das roupas de forte apelação urbana ou de ruptura e que, de algum modo, lembrem uma noção constituída da imagem de um roqueiro”, afirma Aline. Esse foi o critério que a estudante, de 17 anos, Anna Luiza Magalhães, utilizou para montar seu look. “Não tinha ideia do que colocar, só queria um estilo rock, ir meio roqueira mesmo”, comenta a adolescente. Ela optou por um hot pant jeans, uma t-shirt preta de tecido transparente e nos pés, um boot.

Anna Luiza durante o festival, no dia 5 de outubro.
(Foto: Arquivo Pessoal)

As cores escuras ficaram ainda mais evidentes no segundo fim de semana de shows (3 a 6 de outubro), principalmente, no dia do heavy metal. Entretanto, além do preto, cores neon, estampa animal print, tops cropped, lingerie à mostra, jeans, bermuda de ciclista, leggings e tecidos de couro estavam entre os itens mais usados pelo público. 

As peças confortáveis são essenciais para aproveitar o evento, de acordo com Aline. “É muito importante se sentir bem e ter mobilidade para dançar e se divertir. Nesse ponto, calças leves e amplas, shorts e blusas confortáveis são coringas!”, sugere. O conforto é um atributo prioritário para a universitária e ex modelo internacional, Thayna Titoneli. Ela passou por um incidente fashion e não pensou duas vezes para trocar de look, apesar de já estar no festival. 

“Comprei um short, um body e achei incrível. Mas cheguei no Rock in Rio e estava um calor tão grande que a roupa estava me incomodando, minhas costas estavam queimando por causa do sol e a alça presa no meu pescoço me deixou tão agoniada que eu tive que comprar uma roupa na loja para eu poder aguentar o dia inteiro. Então, eu tive dois looks, praticamente”, conta, com bom-humor, a estudante de jornalismo, que planejou a produção com duas semanas de antecedência.

A versão dos dois looks de Thayna Titoneli
(Foto: Arquivo Pessoal)

Os sapatos também são responsáveis por muitos incômodos durante longos eventos, mas, para evitar problemas, grande parte do público apostou em tênis, principalmente, os modelos esportivos, botas e coturnos. Já dentre os acessórios, que são fundamentais para tornar as produções mais completas; max joias; mochilas; shoulder bags; pochetes; meias-calça; chapéus e mini óculos de sol em estilo retrô estavam em alta nas composições do festival. 

Mochilas de diversos modelos são usadas na cidade do rock. O acessório é uma opção prática para caminhar entre uma atração e outra
(Foto: Júlia Reis/Agência UVA)

 Júlia Reis – 6º período

0 comentário em “Moda no Rock in Rio 2019 vai além das tradicionais peças pretas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s