Economia

Receita libera nesta segunda (16) restituições do 4º lote do Imposto de Renda 2019

O crédito bancário no valor total de R$3,5 bilhões será realizado para cerca de 2,8 milhões de contribuintes

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (16) o pagamento do 4º lote de restituição do Imposto de Renda (IR) 2019, medida que atenderá 2,8 milhões de contribuintes. O montante a ser pago pelo fisco será de R$3,5 bilhões, valor que será depositado diretamente nas contas bancárias. Para consultar se a declaração foi liberada ou não, basta acessar o site da Receita Federal ou discar o Receitafone 146, e informar CPF e data de nascimento.

Caso o CPF tenha entrado no lote, a situação do documento será “crédito enviado ao banco”. Se não, o contribuinte deve entrar em contato pelos telefones 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades), ou se deslocar até uma agência do Banco do Brasil, a fim de agendar o crédito, que pode ser efetuado na conta-corrente ou na poupança de qualquer instituição bancária, em nome do contribuinte.

A restituição do imposto de renda é a devolução da diferença do imposto pago – ou retido na fonte – a maior, como explica o economista Ricardo Mello Maluf. “É apenas uma reposição da tributação indevida do poder de compra no exercício anterior, a partir das deduções, que são as condições para isso. Essa restituição ocorre em lotes, respeitando as prioridades estipuladas em lei”, complementa Ricardo.

Os lotes de restituição são liberados mensalmente, por ordem de chegada da declaração, pela Receita Federal. Nesse, também serão pagos valores residuais de 2008 até 2018, além da restituição do IR 2019 que ainda não foi realizada. Ela fica disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá solicitá-lo posteriormente pela internet. Nas redes sociais, usuários comemoraram a liberação do valor, que pelo relato de alguns, foi debitado ainda no fim de semana.

Leandro Victor – 7º período

0 comentário em “Receita libera nesta segunda (16) restituições do 4º lote do Imposto de Renda 2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s