Geral

Copa do Catar: conheça 6 curiosidades sobre o país sede

Península do Oriente Médio será palco do maior campeonato de futebol do mundo

A menos de um mês da Copa do Mundo de 2022, todos os olhos se voltam para a nação que irá sediar os jogos: o Catar. O pequeno país do Oriente Médio conta com uma infraestrutura moderna e sofisticada, além dos aspectos culturais diferenciados dos demais territórios que sediaram a competição anteriormente. 

O Catar é cercado por desertos e oceanos. Por ser uma península, o litoral é banhado pelo Golfo Pérsico, uma parte do Mar Árabe que se junta ao oceano. Além disso, o país localiza-se entre dunas e grandes morros de areia. Por apresentar clima quente e seco nos meses de junho e julho (quando, tradicionalmente, a Copa costuma acontecer), o início da competição teve que ser adiado para os meses de novembro e dezembro, período de temperaturas amenas na região. 

Poucos conhecem o país sede do campeonato, e, por isso, a Agência UVA separou 6 curiosidades sobre o Catar. 

1. População equivalente a um estado brasileiro 

O Catar conta com cerca de 2,8 milhões de habitantes; população correspondente ao estado de Sergipe. Além disso, o território catariano mede 11.437 km² de extensão, metade da unidade federativa brasileira. 

2. Casas padronizadas 

O país possui regras específicas para coloração de casas. Com exceção dos grandes prédios de Doha, capital do Catar, as residências afastadas dos grandes centros são coloridas com tons que variam do bege ao amarelo, cores características dos desertos ao redor. 

Moradias catarianas possuem padrões de cores (Foto: Reprodução/Twitter) 

3. Consumo de álcool em público é proibido 

Triste notícia para os brasileiros. No Catar, ingerir bebidas alcoólicas em locais públicos é ilegal. As únicas exceções são para hotéis e clubes licenciados. Nesses locais, o álcool pode custar até R$900,00. Durante a Copa, os torcedores estão proibidos de ingerir bebidas durante os jogos.

Álcool é proibido no Catar (Foto: Pexels)

4. Melhor aeroporto do mundo 

Localizado na capital, o Aeroporto Hamad é considerado o mais luxuoso do mundo pela empresa de serviços aeroviários AirHelp. Sua capacidade supera 45 milhões de passageiros, além de ser sede da “Qatar Airways”. O design é inovador, o que chama atenção de viajantes ao redor do mundo. 

O Aeroporto Internacional de Hamad é o mais luxuoso do mundo (Foto: Divulgação/Qatar Airways) 

5. Regras de comportamento 

O Catar possui regras muito rígidas sobre como se portar publicamente. Abraços, beijos ou qualquer outro tipo de contato físico são proibidos. Caso haja, o indivíduo pode ser preso, segundo as leis do país. 

Demonstrações de afeto são proibidas no Catar (Foto: Pexels).

6. Código de vestimenta 

O país segue as leis do Islamismo, religião predominante em boa parte do Oriente Médio. Com isso, são herdados diversos costumes, entre eles, o modo de se vestir. Para os catarianos, é vulgar utilizar roupas que mostrem os joelhos ou os ombros. Isso pode causar constrangimento aos torcedores que irão assistir aos jogos.

A Copa do Mundo do Catar começa no dia 21 de novembro de 2022. 

Foto de capa: Pixabay

Reportagem por Victoria Muzi, com edição de texto de Daniel Deroza 

LEIA TAMBÉM: Copa do Catar: saiba onde assistir aos jogos

LEIA TAMBÉM: CBF divulga os uniformes da Copa do Mundo 2022

4° período de Jornalismo. Fã de Kpop e Bookstan apaixonada por romances. Me chamam de robô por fazer tudo no automático. Amo jornalismo mais do que a mim mesma.

1 comentário em “Copa do Catar: conheça 6 curiosidades sobre o país sede

  1. Pingback: Copa do Catar: Bandeira de Pernambuco confundida com bandeira LGBTQIA+ não é caso isolado | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s