Mesmo sendo idols, como são conhecidas as estrelas internacionais da música pop coreana, os sete membros do grupo sul-coreano BTS precisarão cumprir o dever de servir ao exército do país.
Antes, havia o pensamento de que não seria necessário cumprir a lei devido ao reconhecimento que o grupo trouxe ao país do leste asiático. Mas, em nota oficial divulgada na última segunda-feira (17) pela empresa responsável pelo boygroup, a Big Hit Music, é confirmado que todo o grupo, por ordem de idade, irá cumprir o alistamento militar até 2025. O hiatus pegou os fãs de surpresa.
“O membro Jin irá iniciar o processo assim que sua agenda prevista para seu lançamento solo for concluída, em outubro. Demais membros do grupo planejam realizar seu serviço militar com base em seus próprios planos individuais”, diz a nota oficial.
Na Coreia do Sul, o alistamento é obrigatório para os homens e facultativo para a população feminina. Os homens devem se alistar entre 18 e 28 anos, sendo 30 a idade máxima para idols e atores. Ser uma celebridade não abstém o cidadão de servir nas forças armadas do país. O integrante mais velho do grupo, Kim SeokJin, por exemplo, que completa 30 anos em dezembro, tem agora a última oportunidade de se alistar.
O serviço militar é importante para o país. Após divisão de territórios durante a Guerra da Coreia entre os anos 1950 e 1953, o conflito não chegou exatamente ao fim. O que ocorre com a vizinha do Norte, desde então, é uma trégua. Logo, a Coreia do Sul não deixa de preparar sua população masculina para caso haja a necessidade de voltar ao campo de batalha.
Além dos BTS, outros artistas masculinos já cumpriram o alistamento, como os boygroups BIGBANG e SHINee, e os atores Lee JongSuk e Jung HaeIn. Entre os que ainda cumprirão o tempo de serviço estão os nove membros coreanos do Seventeen, e Kai e Sehun do EXO. Atualmente, estão cumprindo o alistamento o integrante mais novo do SHINee, Lee Taemin, e o ator Park Seoham.
O alistamento sul-coreano na mídia
O drama “D.P Dog Day” (Netflix), protagonizado por Jung Haein, conta a história do jovem Junho dentro de uma base militar coreana. A trama mostra, em seu enredo, como pode ser doloroso servir ao exército do país. É importante destacar que a trama fictícia pode não se encaixar na realidade do exército.

(Foto: Reprodução/Netflix/MyDramaList)
Antes de ir para o exército, Jin, membro mais velho do BTS, irá lançar seu primeiro solo “The Astronaut”. O single tem participação da banda Coldplay na composição, e será lançado no dia 28 de outubro. Ainda não há confirmação se os outros 6 membros irão lançar músicas antes de se alistar.
Foto de capa: Divulgação/Big Hit Music
Reportagem de Juliana Ramos com edição de texto de Gabriel Folena
LEIA TAMBÉM: 5 doramas da Netflix que valem a pena maratonar
LEIA TAMBÉM: 5 séries asiáticas com temática LGBTQIA+ para conhecer
Pingback: Cantor de K-pop é agredido por CEO de empresa responsável pelo grupo | Agência UVA
Pingback: Comemoração de Halloween termina em tragédia na Coreia do Sul | Agência UVA