O Brasil terá um segundo turno para as eleições presidenciais de 2022. Depois de um pleito extremamente concorrido no primeiro turno, realizado neste domingo (2), em todo país, Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputarão a segunda etapa das eleições, prevista para o dia 30 de outubro. Os dois candidatos tiveram, respectivamente, 48,43% (Lula) e 43,20% (Bolsonaro) de votos.

No início da tarde deste domingo, quando as primeiras urnas das 577 mil começaram a ser abertas, Bolsonaro ficou em vantagem. A apuração foi iniciada pelo Sul do País e pelos estados em que o atual presidente tem forte reduto. Nas redes sociais, eleitores de Lula mostraram ansiedade, inclusive vários famosos, como o youtuber Felipe Neto.
(Fonte: Reprodução/Twitter)
Quando 70% das urnas foram apuradas, Lula, que estava atrás, virou. Estados do Nordeste, onde o petista é forte, foram os responsáveis pela virada, segundo especialistas entrevistados pela Globonews, que transmitiu a apuração em tempo real.

(Fonte: Reprodução/TSE)
Filas em diversas regiões do País
Durante todo domingo de votação deste primeiro turno, eleitores relataram longas filas em diferentes pontos do país. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais o tempo de espera foi de aproximadamente duas horas em algumas seções eleitorais.
Em Teresina, a espera para conseguir votar foi de até quatro horas, relataram eleitores em suas redes sociais.

(Foto: Isabella Caneschi/Agência UVA)
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, manifestou-se, em entrevista coletiva durante a tarde, sobre a demora relatada pelos votantes.
Para o ministro, dois fatores podem ter contribuído para a lentidão: uma menor abstenção e problemas relacionados ao registro biométrico dos eleitores. Alexandre destacou que embora tenha ocorrido longas filas, o clima harmonioso e a maturidade marcaram o grande dia da democracia.
“Eleição absolutamente tranquila, um clima tranquilo. Eu votei cedo em São Paulo, depois passei no TRE de São Paulo, conversei com o presidente. Vim para Brasília, passei em dois locais. Nós percebemos um clima ameno, tranquilo”, afirmou o ministro.

Como foi o dia dos principais candidatos à Presidência
O candidato Luís Inácio Lula da Silva votou por volta de 8h13, deste domingo (2), na escola Estadual Dr. João Firmino, em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.
Após votar, Lula beijou o comprovante de votação e declarou ser uma das eleições mais importantes, já que em 2018 foi impedido de concorrer.
“Quatro anos depois, eu estou aqui, votando com reconhecimento da minha total liberdade e com a possibilidade de voltar a ser presidente da República desse país, para tentar fazê-lo voltar à normalidade”, disse o candidato em entrevista no local de votação.
Atual Presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, chegou na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, no Rio de Janeiro, às 8h50. Na saída de sua zona eleitoral, declarou à imprensa estar confiante no resultado das eleições, e ressaltou que eleições limpas têm que ser respeitadas.
“Estou confiante pelo que estou vendo, acho que no Japão já vencemos”, disse.
Desde a redemocratização, houve segundo turno, por exemplo, nas eleições para Presidente da República de 1989, 2002, 2006 e 2010. Já nas eleições de 1994 e 1998, os candidatos a Presidente da República foram eleitos no primeiro turno. O segundo turno das eleições para Presidente será realizado no dia 30 de outubro.
*A matéria foi atualizada no dia 4 de outubro, quando o TSE finalizou a contagem dos votos de todas as urnas.
Reportagem: Isabelle Valente e Daniela Oliveira, com edição de texto de Gabriel Folena
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
LEIA TAMBÉM: Benedita da Silva reflete sobre mulheres negras na política
LEIA TAMBÉM: Eleições 2022: eleitores depositam esperança nas urnas
Pingback: Eleições 2022: diversidade aumenta na Câmara dos Deputados | Agência UVA
Agora que montamos a base legislativa em maioria disparada, venceremos com diferença de 2 a 4 milhões de votos…
Pingback: Povo fala: em quem os eleitores votarão no 2º turno? | Agência UVA