O Congresso de Deputados da Espanha condenou, nesta terça-feira (20), as ofensas racistas sofridas por Vinícius Jr. durante o clássico entre Real Madrid e Atlético de Madrid, no último domingo (18). Em sua declaração, os Parlamentares se manifestaram contra os atos cometidos pela torcida do Atlético e exigiram que a LaLiga, a Fifa, a Uefa e as diversas autoridades públicas do governo espanhol tomem medidas a respeito do ocorrido.
A denúncia foi aceita de maneira unânime por todos os partidos representados no Congresso Espanhol. Além disso, os deputados ainda frisaram que essa não é a primeira vez que algo assim acontece e que, no país, casos de racismos no futebol são frequentes. Uma declaração publicada na conta oficial do Parlamento no Twitter.
Além do Congresso, o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, também se posicionou acerca da violência sofrida pelo jogador brasileiro. Em Nova York devido à assembleia geral da ONU, Pedro revelou, durante uma entrevista para um portal local, que esperava uma outra atitude por parte do Atlético de Madrid.
“Sou torcedor do Atlético e esperava uma mensagem forte dos clubes contra esse tipo de comportamento. Acho importante que os clubes de futebol levem a sério esse tipo de comportamento e reajam”, disse o presidente ao jornal “Político”.
Quem também decidiu se manifestar foi o próprio Atlético de Madrid. Em comunicado oficial, o clube espanhol disse estar trabalhando em conjunto com as autoridades locais a fim de identificar os torcedores envolvidos e afirmou que, caso sejam sócios da equipe, todos serão expulsos. Apesar disso, a nota divulgada pelo Atlético não cita o nome de Vinícius Jr.
Vale ressaltar que Vini Jr. voltou a ser criticado pelos apresentadores do El Chiringuito, da TV espanhola. No programa de segunda-feira (19), o atacante brasileiro foi chamado de imaturo e, segundo os participantes, não está conseguindo lidar com a fama.
Foto de Capa: Reprodução/Twitter
Reportagem Anne Rocha, com edição de texto de Larissa Teixeira
LEIA TAMBÉM: Vinícius Jr. “baila” em vitória do Real Madrid após ser vítima de racismo
LEIA TAMBÉM: “Eu sinto medo”, diz descendente de chineses ao falar sobre racismo amarelo
Pingback: Roger Federer dá adeus às quadras após carreira brilhante | Agência UVA
Pingback: Copa do Catar: onde assistir aos jogos | Agência UVA
Pingback: Al Hilal e Real Madrid vencem e avançam na busca pelo mundial | Agência UVA
Pingback: Real Madrid goleia e se consagra campeão mundial | Agência UVA
Pingback: Ataques racistas contra Vini Jr. comovem o mundo | Agência UVA