Esporte

Vinícius Jr. “baila” em vitória do Real Madrid após ser vítima de racismo

Antes da partida começar, torcedores do rival Atlético de Madrid proferiram insultos racistas ao atacante

No domingo (18), não só a cidade de Madrid, na Espanha, como também boa parte do mundo do futebol parou para assistir à partida entre Real Madrid e Atlético de Madrid. Alvo de ofensas racistas durante a semana, o atacante Vinícius Jr foi para o jogo com muito o que pensar e, embora não tenha conseguido marcar um gol, respondeu com classe a todos os ataques que recebeu.

Durante o confronto, ainda no primeiro tempo, Vini “bailou” ao lado de Rodrygo, também brasileiro, após o companheiro abrir o placar para o Real. A dança dos dois atacantes incomodou a torcida do time da casa, que fez questão de lançar inúmeros objetos ao campo, dentre eles uma garrafa de vidro. A tensão começou dias antes do clássico, quando o comentarista esportivo Pedro Bravo disse ao vivo, no programa Chiringuito, que o jogador brasileiro deveria “deixar de fazer macaquice” em referência às danças feitas por Vini para comemorar seus gols.

Após a fala racista de Pedro, diversos famosos do esporte vieram a público demonstrar apoio a Vinícius. Para isso, uma hashtag foi criada nas redes sociais, a #BailaViniJr. Confira a seguir algumas dessas publicações:

Em suas redes, Vinícius publicou um vídeo se pronunciando a respeito da fala racista dita por Bravo. Na postagem, o atacante reforça que não irá parar de dançar e frisa que “a felicidade de um preto brasileiro vitorioso na Europa incomoda”.

Além da fala de Bravo, Vini ainda sofreu mais ofensas racistas antes do dérbi madrilenho. Ainda fora do estádio, torcedores do Atlético cantaram em coro a seguinte frase: “É um macaco, Vinícius é um macaco”. A cena foi gravada pela Rádio Cadena Cope.

Ainda de acordo com a rádio espanhola, a LaLiga, entidade responsável por organizar o campeonato espanhol, irá denunciar os cânticos racistas dos torcedores à comissão antiviolência, cuja finalidade é combater atos ofensivos e violentos a cada rodada da competição.

Foto de capa: Reprodução/Twitter

Reportagem Anne Rocha, com edição de texto de Victoria Muzi

LEIA TAMBÉM: Teaser de “A Pequena Sereia” com protagonista negra recebe chuva de dislikes

LEIA TAMBÉM: “Eu sinto medo”, diz descendente de chineses ao falar sobre racismo amarelo

1 comentário em “Vinícius Jr. “baila” em vitória do Real Madrid após ser vítima de racismo

  1. Pingback: Caso Vinícius Jr: Congresso Espanhol recrimina atos racistas cometidos contra o jogador | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s