Cinema Cultura Sociedade

Teaser de “A Pequena Sereia” com protagonista negra recebe chuva de dislikes

Desde a publicação do vídeo, atriz Halle Bailey vem sofrendo inúmeros ataques na internet

O lançamento do primeiro teaser de “A Pequena Sereia”, novo live-action da Disney, na última sexta-feira (9), transformou a internet em palco para um importante debate: o poder da representatividade no cinema. Isso porque, como em outras ocasiões, a escolha por uma atriz e cantora negra, Halle Bailey, para viver a protagonista do clássico infantil gerou críticas e até mesmo ataques, tanto à artista quanto aos defensores da escalação. Entretanto, a reação negativa foi maior do que se esperava, afinal, em apenas 24h, o trailer acumulou mais de 700 mil dislikes no YouTube, só por causa da seleção de Halle para o papel principal.

A divulgação desse fato repercutiu rapidamente nas redes sociais. Embora a plataforma de vídeos tenha deixado de exibir as reações negativas há cerca de um ano, tais números ainda são acessíveis por meio de uma extensão do Google Chrome. Assim, desde a publicação, o teaser da obra possui quase 14 milhões de visualizações, 630 mil likes e mais de 1,7 milhões dislikes. Os críticos à produção alegam que o descontentamento não teria a ver com racismo, mas sim com a falta de “fidelidade à animação original”. Para eles, Ariel deveria ser interpretada por uma mulher fisicamente parecida com o desenho de 1989, ou seja, branca e ruiva.

Quantidade de dislikes é mais que o dobro do número de curtidas (Foto: Reprodução/YouTube)

Por outro lado, aqueles que gostaram da escolha da protagonista viram a presença de Halle no filme como um importante exemplo de representatividade negra nas telas. Vale ressaltar que as críticas à atriz começaram ainda em 2019, quando sua escalação para interpretar Ariel era apenas um rumor. Naquele mesmo ano, em entrevista à Variety, Halle falou sobre os comentários negativos direcionados a ela e frisou que estava vivendo um sonho.

“Sinto como se estivesse sonhando e estou apenas grata, não presto atenção à negatividade. Quero que a garotinha em mim e as garotinhas como eu que estão assistindo saibam que são especiais e que devem ser princesas em todos os sentidos”, revelou a atriz na época.

Diante dessa onda de revolta, diversos famosos usaram suas redes sociais para demostrar apoio à Halle. Em sua conta oficial no Twitter, a atriz brasileira Camila Pitanga comentou que “o racismo se revela em diversas situações” e afirmou ser comovente assistir mulheres negras brilhando.

Além disso, em contrapartida às criticas, um vídeo viralizou justamente por mostrar a reação de diversas meninas negras assistindo ao trailer pela primeira vez. O sucesso da postagem foi tanto que até mesmo a própria Halle Bailey fez questão de comentar.

Até o momento, a estreia do live-action está marcada para maio de 2023.

CONFIRA O TEASER DE “A PEQUENA SEREIA”

Foto de capa: Reprodução/Redes Sociais

Reportagem Anne Rocha, com edição de texto de Daniel Deroza

LEIA TAMBÉM: HBO lidera vitórias do Emmy, com Zendaya alcançando feito inédito

LEIA TAMBÉM: 5 doramas da Netflix que valem a pena maratonar

3 comentários em “Teaser de “A Pequena Sereia” com protagonista negra recebe chuva de dislikes

  1. Pingback: “Semana do Cinema” disponibiliza ingressos a 10 reais | Agência UVA

  2. Pingback: Vinícius Jr “baila” em vitória do Real Madrid após ser vítima de racismo | Agência UVA

  3. Pingback: Viola Davis visita o Brasil pela primeira vez | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s