Para o 1° Encontro de Igualdade de Gênero da Universidade Veiga de Almeida, a instituição organizou, entre os bate-papos, o painel “Políticas públicas para mulheres”. O evento aconteceu na terça-feira (9) e foi organizado pela instituição junto ao Núcleo de Inovação Pedagógica da UVA, o NIP. As convidadas Alessandra Nzinga, Assessora de Diversidades e Ações Étnico-raciais na Secretaria de Promoção e Políticas para Mulheres, e Rosana Lopes, a Coordenadora da Nave do Conhecimento Engenhão, trouxeram dados que confirmam a necessidade, hoje, de investimento no tema.
Em entrevista para a Agência UVA, Rosana Lopes explica um pouco sobre o trabalho realizado na Nave do Conhecimento que coordena: “É público, gratuito e visa democratizar o acesso à tecnologia. Oferecemos cursos, oficinas, acesso à internet e um espaço de divulgação científica e tecnológica para população carioca. As Naves estão localizadas em regiões periféricas da cidade”.
Rosana fala que a iniciativa tem grande impacto no avanço das mulheres em relação ao aprendizado sobre tecnologia, mas apesar disso, ainda existem diversas barreiras. Ela acredita, entretanto que o projeto é de grande ajuda.
“[A Nave] dá autonomia a essas mulheres, independência, e perspectiva de geração de renda, de oportunidades de vida”, reflete Rosana.
Quem também priorizou a perspectiva da mulher em relação à desigualdade de gênero foi Alessandra Nzinga. A Assessora de Diversidades destacou a violência contra a mulher, contando algumas das diversas experiências que já teve com atendimento às vítimas, tanto em suas redes sociais, quanto na Secretaria de Promoção e Políticas para Mulheres. Alessandra diz que, apesar de ser um trabalho delicado e gerar ansiedade, o sentimento de ter ajudado essas mulheres compensa.
“É um trabalho difícil, mas é muito gratificante conseguir resgatar uma mulher ou uma família de uma situação de violência”, reflete ela.
Maria Luiza Danezi (4º período) com revisão de Gabriel Folena (6º período)
LEIA TAMBÉM: TSE lança serviço de combate à violência contra a mulher
LEIA TAMBÉM: Junho Violeta: um mês de combate à violência contra os idosos
Pingback: Benedita da Silva reflete sobre mulheres negras na política | Agência UVA