Diversidade Humana

Igualdade de Gênero: políticas públicas para mulheres são destaque em evento da UVA

Alessandra Nzinga e Rosana Lopes conversaram sobre direitos, acessibilidade e segurança para mulheres

Para o 1° Encontro de Igualdade de Gênero da Universidade Veiga de Almeida, a instituição organizou, entre os bate-papos, o painel “Políticas públicas para mulheres”. O evento aconteceu na terça-feira (9) e foi organizado pela instituição junto ao Núcleo de Inovação Pedagógica da UVA, o NIP. As convidadas Alessandra Nzinga, Assessora de Diversidades e Ações Étnico-raciais na Secretaria de Promoção e Políticas para Mulheres, e Rosana Lopes, a Coordenadora da Nave do Conhecimento Engenhão, trouxeram dados que confirmam a necessidade, hoje, de investimento no tema.

Em entrevista para a Agência UVA, Rosana Lopes explica um pouco sobre o trabalho realizado na Nave do Conhecimento que coordena: “É público, gratuito e visa democratizar o acesso à tecnologia. Oferecemos cursos, oficinas, acesso à internet e um espaço de divulgação científica e tecnológica para população carioca. As Naves estão localizadas em regiões periféricas da cidade”.

Rosana fala que a iniciativa tem grande impacto no avanço das mulheres em relação ao aprendizado sobre tecnologia, mas apesar disso, ainda existem diversas barreiras. Ela acredita, entretanto que o projeto é de grande ajuda.

“[A Nave] dá autonomia a essas mulheres, independência, e perspectiva de geração de renda, de oportunidades de vida”, reflete Rosana.

Quem também priorizou a perspectiva da mulher em relação à desigualdade de gênero foi Alessandra Nzinga. A Assessora de Diversidades destacou a violência contra a mulher, contando algumas das diversas experiências que já teve com atendimento às vítimas, tanto em suas redes sociais, quanto na Secretaria de Promoção e Políticas para Mulheres. Alessandra diz que, apesar de ser um trabalho delicado e gerar ansiedade, o sentimento de ter ajudado essas mulheres compensa.

“É um trabalho difícil, mas é muito gratificante conseguir resgatar uma mulher ou uma família de uma situação de violência”, reflete ela.

Maria Luiza Danezi (4º período) com revisão de Gabriel Folena (6º período)

LEIA TAMBÉM: TSE lança serviço de combate à violência contra a mulher

LEIA TAMBÉM: Junho Violeta: um mês de combate à violência contra os idosos

1 comentário em “Igualdade de Gênero: políticas públicas para mulheres são destaque em evento da UVA

  1. Pingback: Benedita da Silva reflete sobre mulheres negras na política | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s