O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro retornou ao modelo presencial na noite desta quarta-feira (10), na Cidade das Artes no Rio de Janeiro. Organizada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, a premiação chega a sua 21ª edição depois de duas edições on-line.
“Marighella” foi o grande destaque da noite e ganhou o troféu Grande Otelo em oito categorias, entre elas as de Melhor Filme, Melhor Longa-metragem Ficção, Melhor Ator para Seu Jorge e Melhor Primeira Direção de Longa-metragem para Wagner Moura.

(Foto: Roberto Filho/Divulgação)
Outros destaques da premiação foram Dira Paes, com a vitória de Melhor Atriz pelo filme “Veneza”, Rodrigo Santoro como vencedor na categoria de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme “7 prisioneiros”, e a série “Dom”, que conquistou a estatueta de Melhor Série para TV fechada/streaming. O seriado foi idealizado pelo diretor Breno Silveira, falecido em maio e homenageado durante a premiação, junto de Elza Soares, Danuza Leão, Jô Soares, Françoise Forton e outros nomes que se foram no ano de 2022.

Produções audiovisuais com temáticas ambientais e indígenas também ganharam prêmios, como “A Última Floresta” na categoria de Melhor Documentário, “Mitos indígenas em travessia”, que ganhou como Melhor Curta Animado pelos votantes da Academia, e “Yaõkwa, imagem e memória” que ganhou como Melhor Curta Documental.
A cerimônia completa da premiação pode ser vista no canal oficial da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.
Foto de capa: Reprodução/Instagram
Maria Eduarda Duarte (8° período) com revisão de Gabriel Folena (6º período)
LEIA TAMBÉM: Cinemas de rua do Rio de Janeiro tentam sobreviver às permanentes ameaças de fechamento
LEIA TAMBÉM: Sexta edição do Festival Ecrã acontece no Rio de Janeiro em formato híbrido
Pingback: Artesanatos regionais do cerrado e pantanal são atração no CRAB | Agência UVA
Pingback: VMA: Anitta e Blackpink fazem história na edição deste ano | Agência UVA
Pingback: Academia Brasileira de Cinema divulga pré-seleção para representar o Brasil no Oscar 2023 | Agência UVA