Geral

Povo fala: o que podemos esperar das Eleições presidenciais de 2022?

Polarização política e sensação de "mais do mesmo" são os principais pontos comentados por nossos entrevistados

Em outubro será a vez do povo escolher seu próximo representante, e decidir entre a manutenção da gestão do País ou a mudança nos trilhos da política nacional. O primeiro turno está agendado para o dia 2 de outubro e o segundo para dia 30 do mesmo mês. A votação elegerá o presidente e parte do Congresso Nacional. De olho nas Eleições 2022, saímos a campo para ouvir a comunidade de alunos, professores e funcionários da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Confira, abaixo, seus depoimentos:

Para a estudante de Jornalismo Mayara Tavares (21), a eleição deste ano é simples de ser resumida, uma grande disputa entre dois principais concorrentes, Bolsonaro (PL) e Lula (PT):

“Basicamente, teremos dois candidatos disputando de forma acirrada esse cargo e a diferença entre eles será mínima, num pleito bem apertado”, diz a estudante.

A estudante Mayara Tavares acredita na polarização entre os dois principais candidatos, Bolsonaro (PL) e Lula (PT). (Foto: Agência UVA)

O estudante de Odontologia, Davi Rijo (21), diz conviver em diferentes ambientes e, em sua percepção, o atual presidente Jair Bolsonaro tem mais chances de ganhar a eleição. Para ele, os mais jovens estão bem cansados do atual governo, e devem votar no ex-presidente Lula. Em contrapartida, segundo ele, a maior parte da população mais velha pretende reeleger o candidato da direita: “Estou com um certo receio de que o Bolsonaro ganhe, acho que as eleições estão mais para o lado dele”, confessa o estudante.

Flávia Cantuária (42), laboratorista, afirma que se for reeleito, Bolsonaro, irá promover diversas mudanças nas áreas de educação e segurança do país, apesar de muitos não acreditarem nisso. De acordo com ela, haverá melhoras e uma delas será a diminuição da violência, principalmente no Rio de Janeiro.

Já Perla Rodrigues (24), estudante de Publicidade e assistente administrativa, espera que um candidato de esquerda seja eleito. Ela acredita que uma das soluções para mudar a situação atual do Brasil é o envolvimento dos jovens na política. De acordo com ela, a velha guarda tem visões mais conservadoras e às vezes não conseguem enxergar o óbvio.

“Não dá para continuar com um governo que não governa, muito pelo contrário, vai até contra a constituição do País”, comenta Perla.

Para o jardineiro Carlos Alberto, é preciso acreditar em um futuro melhor, mesmo que o cenário seja difícil. (Foto: Agência UVA)

Mudanças a vista?
O ponto que mais gerou divergência nas opiniões não foi quem serão os candidatos a pleitear a vaga, mas sim se haverá mudanças no País independente de quem vença. Quando perguntada, a estudante Amanda Rebonato (22) citou justamente esse ponto: “Conhecemos bem os dois candidatos, então fica muito na nossa cabeça essa coisa de eu já vi esse filme, sabe? Mas realmente torço para que o vencedor nos surpreenda”, torce a estudante.

Apesar de uma parcela dos entrevistados manter uma posição otimista, alguns entrevistados vêem justamente o contrário.

“Não vai mudar, ambos já disputaram, ambos já venceram, já sabemos bem o que vai vir daqui pra frente”, cita o segurança Marcelo Magalhães (33).

Vença quem vencer, o futuro do país vai estar mais uma vez nas mãos dos eleitores e, assim como o jardineiro Carlos Alberto (33), o que importa é acreditar sempre na mudança:

“Acredito que estamos diante de uma real possibilidade de mudança, os acontecimentos recentes na política nos mostraram isso”, diz.

Foto de capa: Antônio Augusto/Ascom TSE

Por Juan Julian (2º período) e Malu Danezi (3º período), com revisão de Leonardo Minardi (7º período)

LEIA TAMBÉM: Direitos fundamentais são tema de palestra na UVA

LEIA TAMBÉM: TSE lança serviço de combate à violência contra a mulher

0 comentário em “Povo fala: o que podemos esperar das Eleições presidenciais de 2022?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s