Educação

JotaUVA Talk News retorna com live sobre o que fazer após a formatura

Bate-papo reuniu ex-alunos da UVA que passaram para o mestrado na UERJ

Na última quarta-feira (17) o Jota Uva realizou uma live com dois ex-alunos da Universidade Veiga de Almeida (UVA), os jornalistas Julia Barroso e Jerson Pita contaram sobre as expectativas nessa nova fase de suas carreiras, nesse que foi o primeiro Talk News do semestre, apresentado pela estudante Mayara Tavares.

Os convidados também falaram sobre os motivos que os levaram a ingressar no mestrado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e deram dicas aos futuros jornalistas sobre quais caminhos seguir após a conclusão da graduação e a formatura.

Foto da live no instagram do Jota UVA

Julia Barroso que concluiu a graduação na Universidade Veiga de Almeida no começo deste ano, disse não querer perder tempo para ingressar em um mestrado. Com os conteúdos estudados no curso ainda em mente, decidiu aprofundar os conhecimentos em busca da docência.

Para Jerson Pita, formado em 2017, o tempo de pandemia e consequentemente home office, foram essenciais para que ele se preparasse para um mestrado. Terminando uma pós, decidiu continuar se especializando e foi aprovado para o mestrado em mais de uma instituição.

“Acho que consegui aproveitar meus privilégios e logo no começo da pandemia comecei uma pós graduação, assim amadureci minhas ideias e comecei também a me preparar para o mestrado” disse o jornalista.

Sobre sua trajetória na faculdade, Jerson conta que trabalhou na instituição e participou de projetos de iniciação científica. Para ele, essas duas oportunidades durante a formação o ajudaram a considerar um futuro acadêmico. Para escolher o tema, ele aconselha colocar em prática os ofícios da profissão e pesquisar.

“A dica é fazer uma grande investigação. Entender que as faculdades são diferentes e privilegiam assuntos diferentes, e então adaptar o projeto para a instituição almejada” conclui.

Já Julia, que conquistou a nota máxima no Trabalho de Conclusão de Curso, investiu no mesmo tema para o mestrado, jornalismo de dados e cibercultura. “Pensei o TCC como mais uma etapa para me levar ao mestrado”, disse a jornalista.

Assim como Jerson, ela conta que a vivência durante a graduação foi decisiva na escolha do futuro profissional. Como estagiária na AgeCom, participou da produção do próprio Talk News, e também atuou como monitora em disciplinas.

LEIA TAMBÉM: Inscrições abertas: entenda o edital do 1° Prêmio Universitário de Jornalismo da UVA

Acerca do processo seletivo, Julia explicou que com a orientação de professores, no próprio site da instituição desejada, analisou o currículo lattes dos docentes em busca de um profissional minimamente alinhado ao projeto dela. Atentando da mesma forma que Jerson, aos recortes específicos de cada universidade.

Ela lembrou também, que é preciso ter conhecimento em uma língua estrangeira para cursar o mestrado. Para Julia, o segredo é tentar. Colocar os planos em prática e simplesmente começar.

“A parte de fazer o projeto em si é a parte que dá menos animo, mas depois disso corre tudo bem. Portanto, se um edital estiver aberto, tente”, ela disse.

Jerson ainda completou, concordando com Julia. “Coloquei na minha mente que eu precisava só concorrer, depois que consegui a nota, me preparei para entrevista. Defina etapas e você vai conseguir”, disse o jornalista.

A estudante Mariana Motta, do primeiro período do curso de jornalismo da UVA, acompanhou o bate-papo. Assim como recomendado pelos mestrandos, ela já busca aproveitar o máximo da graduação. “Foi o primeiro Jota Uva Talk News que eu assisti, e já estou ansiosa pelo próximo. Eles falaram sobre como acabavam se autossabotando, achando que não iam conseguir, mas que os professores ajudaram muito nesse processo. Foi bom saber que eu sempre posso contar com eles, contou Mariana.

LEIA TAMBÉM: Bate-papo sobre jornalismo político tem a presença de editores da Globo News

Beatriz Pontes – 7° período

Com revisão de Bárbara Souza – 8° período

0 comentário em “JotaUVA Talk News retorna com live sobre o que fazer após a formatura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s