Educação

Jornalismo de dados em pauta no 1 º Prêmio Universitário de Jornalismo da UVA

Conferência contou com a presença da Agência Tatu

A Agência Tatu, de Maceió (AL), e seu trabalho com jornalismo de dados foram tema da conversa que os jornalistas Graziela França e Lucas Thaynan tiveram com a professora Daniela Oliveira, na última quinta-feira (28). O encontro fez parte da programação do 1o Prêmio Universitário de Jornalismo da UVA e foi transmitido pelo Microsoft Teams.

No bate-papo, os jornalistas alagoanos contaram sobre como é fazer jornalismo usando bases massivas de dados, tendo como foco a cidade de Maceió. Eles também abordaram os desafios de se empreender na profissão.

A Agência Tatu foi escolhida, no ano passado, para participar do Startup Lab da Google News Initiative, um programa que apoia e acelera empresas e projetos de jornalismo. No início da conversa os convidados, contaram um pouco da história de como a agência foi criada e os prêmios que conquistaram.

“A Agência Tatu começou dentro da faculdade, foi uma iniciativa que aconteceu em uma greve da faculdade de Alagoas. Eu e o Lucas Thaynan fizemos um curso de jornalismo de dados na época e a gente era da mesma turma, mas não tínhamos muito contato. Entretanto, depois dessa greve, descobrimos que tínhamos feito o mesmo curso e começamos fazer juntos pequenos projetos e artigos, até que chegou um momento que Thaynan teve uma ideia em seu TCC de fazer uma agência, sendo assim, criamos a Agência Tatu”, expõe Graziela França.

“Ganhamos 7 prêmios de jornalismo locais e regionais, fomos selecionados em programas de aceleração de startups, somos umas das principais startups de jornalismo no nordeste e a primeira startup de jornalismo de dados do país”, destaca a jornalista.

Graziela França, jornalista da Agência Tatu, comentado sobre a agência. (Foto: Reprodução/ Microsoft Teams).

Os jornalistas explicaram no decorrer da discussão o que é jornalismo de dados e como é feito o trabalho da agência. Além disso, os palestrantes comentaram sobre o financiamento, os desafios e das oportunidades dentro da área.

“O financiamento da Agência no início era através do prêmios que ganhávamos quando a produzíamos matérias e projetos. Atualmente, conseguimos financiar a agência. Quando viramos profissionais da comunicação tudo mudou”, comenta Graziela.

” Enfrentamos alguns desafios, no começo da agência usávamos estratégias para ficarmos conhecidos, umas delas era que todo material elaborado por nós seria enviado para sites de notícias maiores”, afirma Lucas Thaynan.

(Foto: Reprodução/ Microsoft Teams)

Ademais, os jornalistas argumentaram pontos relevantes sobre a persistência e a transparência no jornalismo de dados, formas de conquistar o público e como perder o medo desse área do jornalismo.

” O retorno não é imediato, mas a partir do momento que acreditamos e corremos atrás, dá certo”, salienta Graziela França.

“Damos transparência aos trabalhos que a gente se envolve”, ressalta o jornalista Lucas Thaynan.

A palestra estará disponível em breve, para todos que não puderam assistir o evento no canal da CasaCom, no Youtube. Ao longo dessa quinta-feira (28) ocorre a oficina “Assessoria de Imprensa digital”, ás 15h e o lançamento do Prêmio Universitário de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida ás 19h.

LEIA TAMBÉM: Primeira oficina do Prêmio Universitário de Jornalismo da UVA foca nos bastidores de uma transmissão de futebol

LEIA TAMBÉM:Palestra sobre o Jornalismo Empreendedor abre o 1º Prêmio Universitário de Jornalismo da UVA

Gabriella Portela Lourenço2º período

Com revisão de Isis Sant’ Anna Machado – 7° período

1 comentário em “Jornalismo de dados em pauta no 1 º Prêmio Universitário de Jornalismo da UVA

  1. Pingback: É lançado o 1° Prêmio Universitário de Jornalismo da UVA | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s