Educação

Palestra sobre o Jornalismo Empreendedor abre o 1º Prêmio Universitário de Jornalismo da UVA

Evento conta com programação vasta durante os dias 27 e 28 de outubro e conta com palestras, oficinas e a presença de nomes importantes do mundo da comunicação.

Nesta quarta-feira (27), por meio do canal CasaCom Conecta no Youtube, o curso de Jornalismo da UVA deu início a seu 1º Prêmio Universitário. Na mesa redonda de abertura do evento, o Jornalismo Empreendedor, seus desafios e potencialidades, esteve no centro do debate.

A palestra contou com a presença de Talita Lombardi, representante da Startups Stars, Marco Marcelino, da revista Empresário Digital, Renê Silva, fundador do jornal “Voz das Comunidades”, Samirah Fakhouri e Luiz Méssici, representantes da BM&C News. O encontro foi moderado por Regiane Jesus, de “O Globo”.

Mediadora Regiane Jesus, de “O Globo” e o fundador do jornal “Voz das comunidades”, Renê Silva.
Foto: Reprodução/ Youtube

Nos primeiros momentos, cada um dos convidados contou um pouco da sua história e do surgimento das suas empresas. Renê Silva, criador do jornal “Voz das Comunidades”, relatou o início do sonho desde cedo. Ele começou com o projeto ainda adolescente, no Morro do Adeus, uma comunidade parte do Complexo do Alemão localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro onde foi criado.

“Quando eu estudava em uma escola da comunidade, após muita insistência, consegui, mesmo muito novo, fazer parte do jornal de lá. Daí em diante comecei a desenvolver meu senso crítico para falar das coisas boas e ruins e idealizei o projeto de fazer um jornal para a comunidade do Complexo do Alemão”, afirmou o comunicador.

O feito levou o carioca a conquistas maiores do que a própria produção do jornal. “Através dessa ideia, ganhei bolsa em um colégio particular e fui crescendo com o projeto, chamando atenção até da grande mídia em momentos como a cobertura da famosa ocupação do Complexo do Alemão”, completou Renê.

Ao ser perguntado sobre as dificuldades que enfrenta no presente, Renê diz que gostaria de cobrir mais comunidades, e que essa é uma das principais que tem. Ressaltou também a importância dos conhecidos jornais impressos e lembrou que “muitos lugares nas favelas não possuem acesso à tecnologia e internet”, portanto também possui esses problemas.

Quem também falou sobre as dificuldades, neste caso as enfrentadas durante a pandemia, foi Samirah Fakhouri, da BM&C News.

“Aqui na produção, apesar das pessoas estarem em casa, a saída foi trabalhar mais. Muitas vezes o trabalho aumentou, consumindo até mesmo momentos de cunho pessoal, já que não dava pra diferir trabalho e lazer, por conta de estarmos em casa. A ideia era manter a produção e conseguir manter a atenção e consumo do público,” afirmou.

Samirah Fakhouri, Jornalista da BM&C News

Outro tema muito importante que entrou em debate foi o de como fazer para manter o público que já se tem, e como trazer novos públicos para sua empresa. Essa foi respondida por Marco Marcelino, da revista Empresário Digital.

“Ter um conteúdo relevante e um banco de dados bom é uma boa resposta pra isso. Através disso conseguimos identificar quem é o público alvo para o conteúdo produzido para fazer com que se mantenha o interesse do consumidor. Enquanto os jornalistas produzem a matéria e o conteúdo, nós já buscamos o público alvo pra conseguir distribuir o conteúdo certo para a pessoa certa”, disse Marco.

A palestra de abertura do evento, que vai durar até amanhã, pode ser vista abaixo, na íntegra.

Ao longo da quarta-feira (27) e da quinta-feira (28) acontecem outras oficinas e palestras para os estudantes de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida e alguns, assim como o de ”Jornalismo Empreendedor” ficarão disponíveis no Youtube. Para se inscrever, entre no site do Prêmio.

LEIA TAMBÉM: Curso de Jornalismo da UVA tem semana de lançamento de seu primeiro Prêmio Universitário

Gustavo Di Sarli – 1º período

Sob revisão de Mayara Tavares – 6º período

1 comentário em “Palestra sobre o Jornalismo Empreendedor abre o 1º Prêmio Universitário de Jornalismo da UVA

  1. Pingback: Palestra sobre Jornalismo de dados marca o último dia do 1 º Prêmio Universitário de Jornalismo da UVA | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s