Esporte

Definidas as semifinais da Copa do Brasil 2021

Flamengo e Athletico PR duelam por uma vaga na final, enquanto Atlético MG e Fortaleza fazem o confronto do outro lado da chave.

Na última quarta-feira (15), ficaram definidos os confrontos das semifinais da Copa do Brasil. Em jogos intensos durante a semana passada, Flamengo, Athletico Paranaense, Atletico Mineiro e Fortaleza levaram a melhor nos duelos diante de seus adversários e seguem vivos na disputa pelo título.

As partidas pelas semifinais serão realizadas somente no mês que vem, sendo o primeiro jogo no dia 20 de outubro e o segundo, na semana seguinte, dia 27 de outubro. Flamengo e Atlético MG decidem seus jogos em casa, situação que ficou definida por sorteio feito antes mesmo da realização das quartas de finais do campeonato.

Publicação da Copa do Brasil no Twitter sobre os classificados.

Dos quatro semifinalistas, três já chegaram às finais da Copa e inclusive já se sagraram campeões. Flamengo, Athletico PR e Atlético MG eliminaram Grêmio, Santos e Fluminense, respectivamente. Dos três, o que mais tem títulos é o Rubro-Negro carioca, que já levantou a taça por três vezes diferentes (1990, 2006 e 2013) desde o surgimento do torneio.

O Fortaleza aparece pela primeira vez na sua história entre os quatro clubes classificados para essa fase da competição. O “Leão do Pici”, como também é conhecido, empatou com o São Paulo no jogo da ida em 2×2 e no jogo da volta, em Fortaleza, fez o trabalho de casa e bateu o Tricolor Paulista por 3×1. O clube do Ceará vem desempenhando um ótimo futebol no Campeonato Brasileiro sob o comando do técnico argentino Vojvoda e agora vai em busca do seu segundo título nacional desde sua fundação.

Publicação do Fortaleza comemorando a classificação

Lucas Moll (18), estudante de Jornalismo, fã e estudioso do futebol, analisou um pouco os confrontos entre Athletico x Fla e Atlético MG x Fortaleza. O jovem estudante projetou um jogo mais difícil no duelo entre o clube mineiro e o clube cearense. 

“Atlético e Fortaleza vêm no embalo de dois dos quatro melhores colocados no Campeonato Brasileiro. Tem tudo para ser um confronto mais complicado, visto que o Fortaleza vem jogando um ótimo futebol, mas o time mineiro possui um elenco mais forte e, por isso, leva vantagem nessa prévia da disputa pela vaga na final”, diz o torcedor.

Já para o outro duelo, Lucas prevê um jogo mais tranquilo para o clube carioca.

“Flamengo e CAP se encontram pela terceira vez em três anos no campeonato. O Athletico vive um momento complicado. Já o Fla, se encontra numa grande fase sob comando de Renato Gaúcho e, dos últimos 17 jogos, o Rubro-Negro carioca só perdeu um e por isso é favorito à classificação”, pondera ele.

Everton Ribeiro no jogo contra o Grêmio. Foto: Marcelo Cortes / CRF

Público presente
Outro ponto que envolve os duelos é a possibilidade de presença de público, tema que vem sendo debatido com frequência nos bastidores do futebol brasileiro. O Flamengo já acenou positivamente para a possibilidade e já até contou com uma quantidade limitada nas arquibancadas do Maracanã no jogo contra o Grêmio pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Já os outros clubes ainda acenam negativamente para a possibilidade, pois nem todas as cidades estão com as condições sanitárias necessárias para que ocorra uma liberação de público diante da pandemia da Covid-19.

A situação já se encontra até mesmo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e deve ter seus próximos capítulos revelados ao longo dessa semana. Para Cris Dissat, jornalista e editora do Blog FimDeJogo, diz que ter ou não público é a grande incógnita da competição.

“Esta questão está imprevisível ainda. Se por um lado a CBF, organizadora da competição, não se define, fica difícil prever. Jogos como o da Seleção Brasileira, pelas Eliminatórias da Copa, têm previsão de público, mas o Brasileirão Série A não. Já o Brasileirão Série B, além de ter alguns jogos com público, outros estão sendo avaliados, como o deste domingo entre Vasco e Cruzeiro. Mais do que saber quem passa é saber se o público vai ou não acompanhar nos estádios as duas semifinais e uma definição concreta da CBF em relação às escolhas que estão sendo feitas”, diz Cris, que é editora do Fim de Jogo.

Apesar das previsões e dúvidas sobre os jogos, presença de público e afins, a certeza que se tem é a de que serão partidas muito disputadas e que desses quatro, somente um vai se consagrar campeão da Copa Do Brasil e terá a chance de embolsar mais de 56 milhões de reais para os cofres do clube.

LEIA TAMBÉM: Fluminense e Nenê acertam rescisão de contrato e jogador vai defender o Vasco
LEIA TAMBÉM: Flamengo x Grêmio: volta da torcida às arquibancadas

Por Gustavo Di Sarli1° período

Com revisão de Isis Sant’ Anna – 7° período

2 comentários em “Definidas as semifinais da Copa do Brasil 2021

  1. Pingback: Brasil e Japão se enfrentam pela Copa do Mundo de Futsal | Agência UVA

  2. Pingback: Ao Flamengo, ela disse “sim” | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s