Nesta quinta-feira (23), o Brasil enfrenta a seleção japonesa pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Futsal, campeonato mais importante disputado entre seleções, que acontece na Lituânia. O jogo acontece às 14 horas, no horário de Brasília, e terá transmissão tanto de canais abertos de televisão, como de emissoras por assinatura.
Classificada com antecedência, a Seleção Brasileira de Futsal fez uma fase de grupos espetacular e vai começar a próxima etapa com vantagem. Após vencer o Vietnã por 9 a 1, e a República Tcheca por 4 a 0, o Brasil consagrou sua classificação vencendo a seleção do Panamá por 5 a 1 e é a favorita à vitória contra o Japão.
O jornalista esportivo e narrador dos grupos globos de transmissão, Gustavo Villani, já expôs em seu Instagram sua análise sobre o duelo dos brasileiros contra os japoneses.
“O Japão tem um estilo de jogo que encaixa com a seleção brasileira. Propõe o jogo, marca pressão individual e isso deve fazer com que o jogo seja mais jogado, diferentemente dos jogos contra as seleções europeias”, afirmou Gustavo Villani, narrador da Globo e SportTV
LEIA TAMBÉM: São Paulo rescinde contrato com Daniel Alves
O ex-atleta de futsal Yuri Borges, de 23 anos, disse concordar com as afirmações de Gustavo Villani e completou dizendo que vai estar na torcida. “A gente torce daqui, sem dúvida. O jogo vai ficar mais aberto, o Japão tem características que a seleção brasileira pode explorar… Espero ver um jogo interessante”, conta Yuri.
Enquanto o Brasil possui o melhor ataque da competição, o Japão passou de fase, mas sofreu duas derrotas. Após vencer a Angola em sua estreia, a seleção japonesa perdeu para Espanha e Paraguai, e só passou em terceiro lugar do grupo após o resultado final de Estados Unidos contra a Sérvia.
Os destaques da seleção brasileira são muitos, mas o maior deles é Rodrigo ‘Capita’. Como fica explícito no apelido, o camisa 14 é o líder da amarelinha e vai buscar repetir o feito alcançado em 2012 e tentar o seu bicampeonato mundial pelo Brasil. Nessa mesma edição da competição, Capita chegou a bater algumas marcas muito simbólicas, como por exemplo ter atingido a de 100 gols pela seleção.
O atleta do Magnus Futsal já atuou em outras duas Copas do Mundo (2012 e 2016) e acumula títulos pela equipe de Sorocaba, sendo o mais recente deles a Liga Nacional de Fustal (LNF) no ano de 2020. O fixo do Brasil conta com a ajuda de outros craques como Lino, Léo, Guitta e muitos outros para alcançar mais um feito em sua carreira.

Para o site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o jogador conhecido como Guitta contou sobre o desenvolvimento do esporte e o nível da competição.
“A gente sabe que o esporte evoluiu em todos os países. Isso dificulta e mostra que hoje em dia o Futsal não é só Brasil e as outras potências. Com isso a gente tem que entrar mais atento em quadra em todos os jogos”.
LEIA TAMBÉM: Definidas as semifinais da Copa do Brasil 2021
Gustavo Di Sarli – 1° período
Com revisão de Bárbara Souza – 8° período
0 comentário em “Brasil e Japão se enfrentam pela Copa do Mundo de Futsal”