Comportamento

Abundância e desperdício convivendo lado a lado

Fotógrafa da Agência UVA sai a campo para produzir ensaio fotográfico a partir dos dois lados da mesma moeda: a fome e o desperdício

Ensaio fotográfico e artigo opinativo
Por Ana Carolina Amaral

“A pandemia da Covid-19 impactou a sociedade de diversas maneiras e um dos reflexos mais nefastos foi a fome. De acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), 30% da população mundial não teve acesso à alimentação adequada e 811 milhões de pessoas no mundo estavam subalimentadas no ano de 2020. Paralelamente, o Índice de Desperdício de Alimentos em 2021 alerta sobre o desperdício de 931 milhões de toneladas de alimentos, o que corresponde a 17% da produção por ano.

No Brasil, a crise política agravou ainda mais o contexto pandêmico. A alta do preço dos alimentos é sentida principalmente por quem não tem recursos e está em situação de vulnerabilidade social. Essa parcela da população, muitas vezes, depende de projetos sociais e ONGs para garantir o básico que deveria ser oferecido pelo Estado por meio de políticas públicas.

Nesse cenário de insegurança alimentar, o desperdício de alimentos mais do que nunca precisa ser erradicado. E a população, a partir do consumo e preparo consciente, pode contribuir para diminuir os índices de alimentos que acabam nos lixos e que poderiam saciar a fome de outra pessoa.

Dia desses, eu saí pelas ruas do bairro Grajaú, Zona Norte do Rio de Janeiro e registrei, em uma feira livre, o contraste entre a abundância alimentos frescos à venda versus o desperdício em massa de alimentos também frescos, mas que por pequenos defeitos foram descartados.

Os feirantes vendem os alimentos mais bonitos e descartam, nas calçadas, o que julgam estar ruim apenas por pequenas deformações. Ao longo da manhã, vi moradores de rua e pessoas carentes catando os restos no chão: isso é desumano. Precisamos de políticas públicas urgentes para atender a essa população em extrema pobreza. Comer é um direito e a não garantia dele é perversidade.

Em minhas andanças, também registrei uma iniciativa local de moradores em manter uma horta comunitária na praça Edmundo Rego, localizada no centro desse bairro bucólico. Esse projeto oferece, de forma gratuita, alguns alimentos para qualquer pessoa que precise e queira.

Ervas medicinais, temperos e algumas frutas são os pontos fortes da Horta que gostaria de ampliar a produção mas por falta de espaço e recursos faz o que pode para contribuir com o coletivo e promover o debate sobre questões de sustentabilidade”.

Abaixo vocês podem conferir meu ensaio.


LEIA TAMBÉM: Fotografia de Moda é destaque no NFoto
LEIA TAMBÉM: Alimento de solidariedade: para a fome não há quarentena

Ana Carolina Amaral é estudante de Jornalismo da UVA e repórter fotográfica da Agência UVA.

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

2 comentários em “Abundância e desperdício convivendo lado a lado

  1. Carlos Guilherme Azevedo

    Excelente reflexão sobre um tema que deveria tocar a todos nós, em especial aqueles que pertencem à esfera governamental e que deveriam se posicionar efetivamente sobre o assunto.

  2. Roberta (HCG)

    Nós da Horta Comunitária do Grajaú agradecemos o seu olhar!
    É muito desperdício de alimentos, e muita gente passando fome…é uma conta matemática que não fecha.
    Muito desses resíduos orgânicos poderiam ir para compostagem.
    A horta comunitária é uma escola a céu aberto onde tentamos em pequena escala passar a educação ambiental.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s