Esporte

FIFA anuncia que Japão não será mais a sede do Mundial de Clubes; especialistas comentam

Sede do Mundial se torna uma dúvida após recuo do Japão por conta do atual cenário pandêmico.

Na última quinta-feira (9), a Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou uma nota em seu site informando que o Japão não será mais a sede do campeonato Mundial de Clubes, que deverá ocorrer entre 9 e 19 de dezembro deste ano. Apesar da alteração, a entidade máxima do futebol internacional ainda não divulgou o novo local para realização da competição. A Agência UVA ouviu especialistas, que comentam a decisão.

O pronunciamento da FIFA diz: “A FIFA pode confirmar que foi informada hoje pela Associação de Futebol do Japão (JFA) que devido à pandemia da Covid-19 e a situação de hospedagem no país, eles não estão mais em condições de sediar a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2021 ™.”

De acordo com André Gallindo, repórter do Esporte do Grupo Globo, não só a questão sanitária seria um problema, mas também questões políticas e econômicas. Em relação às questões sanitárias ele disse:

“Nas Olimpíadas houve um recorde de casos no Japão quando se compara com o início da pandemia. Então, para um país que tratou com muita seriedade o combate à Covid-19, isso é uma questão importante”, diz ele, que esteve no Japão por ocasião dos Jogos Olímpicos.

“Houve um desgaste muito grande e uma queixa da população com a organização dos Jogos Olímpicos, contra o comitê local e, naturalmente, contra o governo japonês. Nós também estamos vivendo agora, no segundo semestre, um período eleitoral no Japão, tornando essa questão política considerada com um peso importante”, revela.

Em relação à economia, o repórter completa dizendo que a FIFA esperava arrecadar uma boa quantidade de recursos por meio da venda de ingressos, pacotes locais e internacionais, porém as restrições impostas pela pandemia impedem a presença maciça de público. Portanto, esse fator faz com que a FIFA busque outra sede em que possam ter torcida de modo que se não houver lucro, atenuem o prejuízo.

Jogadores do Chelsea comemoram com o troféu na partida final da UEFA Champions League contra o Manchester City, realizada em maio deste ano, no Porto, Portugal. O Chelsea conquistou o título da Liga dos Campeões de 2021 após vencer o Manchester City por 1 a 0. (Foto de Alexander Hassenstein – Agência UEFA)

O Mundial de Clubes, que tem Bayern de Munique como seu atual campeão, será disputado pelo Chelsea e Al-Ahly, campeões em seus continentes, e Auckland City da Nova Zelândia, nomeado pela Confederação da Oceania. A disputa para a quarta vaga na competição está entre Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG e Barcelona de Guayaquil, que irão disputar as semifinais da Conmebol Libertadores da América.

Mateus Almeida Marinho, jornalista e comentarista esportivo da rádio Feliz Cidade FM, cita:

“Não era o ideal realizar o Mundial de Clubes neste momento. Mas se a FIFA optasse por realizar, que o fizesse sem público”. Para ele, o mundo está passando por um momento muito delicado e de alto risco, principalmente no Japão, que está em alerta vermelho por conta de novas variantes da Covid-19.

A FIFA ainda não se posicionou sobre o novo país que irá sediar o campeonato.

LEIA TAMBÉM: FIFA The Best: brasileiros marcam presença e Messi é eleito melhor do mundo
LEIA TAMBÉM: Flamengo comemora o “Dia da Glória Eterna” pelos títulos da Copa Libertadores

Bernardo Curvello – 1º Período

Com revisão de Isis Sant’ Anna – 7° período

8 comentários em “FIFA anuncia que Japão não será mais a sede do Mundial de Clubes; especialistas comentam

  1. Gustavo Di Sarli

    Baita matéria!

  2. Gustavo Di Sarli

    Baita matéria! De fato seria muito complicado o acontecimento do Mundial de Clubes no país.

  3. Parabéns pelo trabalho, excelente texto.
    Voe alto.

  4. Matheus Mourão

    Excelente matéria, parabéns.

  5. Parabéns pela dedicação, empenho e entusiasmo! Parafraseando você mesmo… “Voa mlk”!

  6. Rafael Marinho

    Excelente matéria!!

  7. Pingback: A nova temporada da Champions League inicia com jogos equilibrados | Agência UVA

  8. Parabéns Bernardo! Q esse seja apenas o começo de uma longa e prazerosa estrada a ser percorrida com muito gosto e determinação. Sucesso pra vc, Belíssimo trabalho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s