A maior premiação do futebol mundial levou para Milão, nesta segunda (23), as maiores estrelas do presente e do passado numa festa com grandes momentos e algumas polêmicas. Messi superou Van Djik e Cristiano Ronaldo, e levou pela sexta vez o prêmio principal, se igualando a Marta como maior vencedor da história.
A seleção do mundo contou com dois brasileiros. Marcelo, que foi uma surpresa já que não está em sua melhor fase, e o goleiro Alisson, que foi eleito o melhor do ano na posição. Algumas decisões do prêmio causaram discussão, como a inclusão de jogadores que, segundo alguns torcedores, não mereciam estar na seleção do ano. Entre eles estão três titulares do Real Madrid: Sérgio Ramos, Modric e o próprio Marcelo.

Um dos grandes destaques da noite foi a vitória de Megan Rapinoe como a melhor jogadora do mundo, o que já era esperado por conta da brilhante campanha da seleção feminina dos Estados Unidos na Copa do Mundo. No discurso, Rapinoe falou não só sobre futebol, mas também levantou questões como o racismo e a homofobia no esporte.
O jornalista Arthur Quezada citou a falta de Bernardo Silva, jogador português do Manchester City, time que apesar de ter sido campeão quase invicto da Premier League, não teve nenhum jogador incluído na seleção. Outras ausências questionadas foram a de Sadio Mané e Mohamed Salah, os craques do Liverpool, campeão da Champions League. Apenas o técnico Jürgen Klopp, o goleiro Alisson e o zagueiro concorrente ao prêmio principal, Virgil Van Djik, representaram o time inglês.
O Brasil foi representado também no prêmio Fan Award, que premia iniciativas vindas da torcida. No caso, a ganhadora foi Silvia Grecco, a mãe do palmeirense Nickolas, que ficou conhecida por narrar os jogos do time para o filho que é cego. Veja abaixo a lista de vencedores do prêmio:
Melhor jogador do mundo: Lionel Messi
Melhor jogadora do mundo: Megan Rapinoe
Prêmio Puskás: Dániel Zsóri
Melhor goleira: Sari Van Veenendaal
Melhor goleiro: Alisson Becker
Melhor técnico masculino: Jürgen Klopp
Melhor técnica feminina: Jill Ellis
Prêmio Fair Play: Marcelo Bielsa
Fan Award: Silvia Grecco
Seleção masculina do ano: Alisson Becker, Matthijs De Ligt, Sérgio Ramos, Virgil Van Djik, Marcelo, Luka Modric, Eden Hazard, Kylian Mbappe, Frenkie De Jong, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.
Seleção feminina do ano: Sari Van Veenendaal, Kelley O’hara, Julie Ertz, Wendie Renard, Nilla Fischer, Rose Lavelle, Lucy Bronze, Amandine Henry, Alex Morgan, Marta e Megan Rapinoe.
Daniel Fernandes – 8° Período
Pingback: FIFA anuncia que Japão não será a sede do Mundial de Clubes; especialistas comentam | Agência UVA
Pingback: “Fifa the Best”: Messi e argentinos brilham | Agência UVA