A Champions League, Liga dos Campeões da Europa, iniciou a temporada 2021/2022 na última terça-feira (14) já com a promessa de ser ainda mais competitiva. Isso por conta das movimentações recentes, como Lionel Messi e Sergio Ramos no PSG, e Cristiano Ronaldo de volta ao Manchester United.
Para especialistas que cobrem a competição, o sorteio dos grupos revela a possibilidade de essa temporada contar com jogos equilibrados e difíceis. O grande campeão será revelado na final do campeonato, que acontecerá em 28 de maio de 2022 em São Petersburgo, na Rússia.
Segundo o estudante de Jornalismo Pedro Bueno, 20 anos, que lançou recentemente um Guia Completo a Champions League 2021/2022, o grupo mais difícil é o B, formado por Atlético de Madrid, Liverpool, Porto e Milan. Em sua análise, todos os quatro times possuem condições de se classificar, o que torna um pouco imprevisível fazer qualquer prognóstico objetivo.
“O Atlético de Madrid é amplo favorito, mas não é tão dominante. O Liverpool é favorito, mas precisamos ver como ele vai se desenvolver. O Porto mostrou muita garra no ano passado e não vai deixar barato, não vai perder ponto fácil. E o Milan é um time que volta a disputar a Champions depois de sete anos”, analisa o futuro jornalista.
Pedro ainda ressalta que, apesar de o grupo A, formado por Manchester City, PSG, Leipzig e Club Brugge também ser muito interessante, é no grupo B que se pode ter uma grande surpresa.
“Acho que o Manchester City e o PSG vão passar, eles tem a obrigação de passar. No grupo B, se o Liverpool ficasse de fora aumentaria muito a pressão no Klopp. O Atlético também aumentaria muito a pressão no Simeone, então vai ser muito interessante assistir as partidas desta chave”, finaliza Pedro.
LEIA TAMBÉM: Sorteio da Champions League define embate entre favoritos na primeira fase
O atual campeão Chelsea, também está muito preparado para defender o título essa temporada, pois trouxe de volta ao time o atacante belga Romelu Lukaku, artilheiro principal da seleção da Bélgica, e campeão da Série A italiana defendendo a camisa da Inter de Milão. O time aposta na mescla de juventude e experiência para competir em alto nível.
Na análise de Victor Rosa, jornalista e um dos administradores da página Chelsea Brasil, essa consistência no trabalho é fundamental para que o time brigue pelo tricampeonato.
“O time segue com a mesma consistência da temporada anterior, agora com um reforço de elite em uma posição que dava para melhorar. A verdade é que o coletivo é muito forte. Outros jogadores fundamentais são Mendy, Reece James e Mason Mount, mas não dá pra deixar de citar Kanté e Jorginho. Até alguns reservas, como Kovacic e Werner, são importantes”, observa.
Apesar de todos os amantes de futebol e especialistas já fazerem suas previsões de quais times vão se sair bem ou não, o esporte já mostrou, em sua história, que é surpreendente e que, nem sempre os favoritos ganham. Para Victor Rosa, o Liverpool deveria ser observado com mais atenção. “Não diria que é uma zebra, mas poucos colocam o Liverpool como favorito. É bom ficar de olho”, conclui.
Na opinião de Pedro Bueno, o Sporting e o Wolfsburg são os times mais propícios para serem os azarões, pois ambos estão em grupos muito abertos, e caso se classifiquem para as fases eliminatórias, será uma grande surpresa.
“Gosto muito do Sporting. Ao lado de Borussia Dortmund, Besiktas e Ajax forma um grupo bem legal. O Borussia é muito vulnerável, mesmo tendo um cyborg como Haaland. O Besiktas vai dar um trabalho, mas o Sporting pode beliscar uma vaga nas oitavas. O Grupo G também está muito aberto”, afirma Pedro, que continua analisando os demais times.
“O Sevilla pode chegar às quartas, e a segunda vaga será decidida entre Lille, RB Salzburg e Wolfsburg. Se um deles der um passo a mais e chegar às quartas, vai ser a grande zebra da competição. Eu aposto no Wolfsburg e no Sporting”, finaliza.
LEIA TAMBÉM: FIFA anuncia que Japão não será mais a sede do Mundial de Clubes; especialistas comentam
Maria Eduarda Duarte – 6° período
Sob supervisão de Bárbara Souza – 8° período
0 comentário em “Especialistas fazem suas apostas para a Champions League”