Esporte

FIFA anuncia que Japão não será mais a sede do Mundial de Clubes; especialistas comentam

Sede do Mundial se torna uma dúvida após recuo do Japão por conta do atual cenário pandêmico.

Na última quinta-feira (9), a Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou uma nota em seu site informando que o Japão não será mais a sede do campeonato Mundial de Clubes, que deverá ocorrer entre 9 e 19 de dezembro deste ano. Apesar da alteração, a entidade máxima do futebol internacional ainda não divulgou o novo local para realização da competição. A Agência UVA ouviu especialistas, que comentam a decisão.

O pronunciamento da FIFA diz: “A FIFA pode confirmar que foi informada hoje pela Associação de Futebol do Japão (JFA) que devido à pandemia da Covid-19 e a situação de hospedagem no país, eles não estão mais em condições de sediar a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2021 ™.”

De acordo com André Gallindo, repórter do Esporte do Grupo Globo, não só a questão sanitária seria um problema, mas também questões políticas e econômicas. Em relação às questões sanitárias ele disse:

“Nas Olimpíadas houve um recorde de casos no Japão quando se compara com o início da pandemia. Então, para um país que tratou com muita seriedade o combate à Covid-19, isso é uma questão importante”, diz ele, que esteve no Japão por ocasião dos Jogos Olímpicos.

“Houve um desgaste muito grande e uma queixa da população com a organização dos Jogos Olímpicos, contra o comitê local e, naturalmente, contra o governo japonês. Nós também estamos vivendo agora, no segundo semestre, um período eleitoral no Japão, tornando essa questão política considerada com um peso importante”, revela.

Em relação à economia, o repórter completa dizendo que a FIFA esperava arrecadar uma boa quantidade de recursos por meio da venda de ingressos, pacotes locais e internacionais, porém as restrições impostas pela pandemia impedem a presença maciça de público. Portanto, esse fator faz com que a FIFA busque outra sede em que possam ter torcida de modo que se não houver lucro, atenuem o prejuízo.

Jogadores do Chelsea comemoram com o troféu na partida final da UEFA Champions League contra o Manchester City, realizada em maio deste ano, no Porto, Portugal. O Chelsea conquistou o título da Liga dos Campeões de 2021 após vencer o Manchester City por 1 a 0. (Foto de Alexander Hassenstein – Agência UEFA)

O Mundial de Clubes, que tem Bayern de Munique como seu atual campeão, será disputado pelo Chelsea e Al-Ahly, campeões em seus continentes, e Auckland City da Nova Zelândia, nomeado pela Confederação da Oceania. A disputa para a quarta vaga na competição está entre Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG e Barcelona de Guayaquil, que irão disputar as semifinais da Conmebol Libertadores da América.

Mateus Almeida Marinho, jornalista e comentarista esportivo da rádio Feliz Cidade FM, cita:

“Não era o ideal realizar o Mundial de Clubes neste momento. Mas se a FIFA optasse por realizar, que o fizesse sem público”. Para ele, o mundo está passando por um momento muito delicado e de alto risco, principalmente no Japão, que está em alerta vermelho por conta de novas variantes da Covid-19.

A FIFA ainda não se posicionou sobre o novo país que irá sediar o campeonato.

LEIA TAMBÉM: FIFA The Best: brasileiros marcam presença e Messi é eleito melhor do mundo
LEIA TAMBÉM: Flamengo comemora o “Dia da Glória Eterna” pelos títulos da Copa Libertadores

Bernardo Curvello – 1º Período

Com revisão de Isis Sant’ Anna – 7° período

8 comentários em “FIFA anuncia que Japão não será mais a sede do Mundial de Clubes; especialistas comentam

  1. Avatar de Gustavo Di Sarli
    Gustavo Di Sarli

    Baita matéria!

  2. Avatar de Gustavo Di Sarli
    Gustavo Di Sarli

    Baita matéria! De fato seria muito complicado o acontecimento do Mundial de Clubes no país.

  3. Avatar de Thiago Silva

    Parabéns pelo trabalho, excelente texto.
    Voe alto.

  4. Avatar de Matheus Mourão
    Matheus Mourão

    Excelente matéria, parabéns.

  5. Avatar de Raquel

    Parabéns pela dedicação, empenho e entusiasmo! Parafraseando você mesmo… “Voa mlk”!

  6. Avatar de Rafael Marinho
    Rafael Marinho

    Excelente matéria!!

  7. Pingback: A nova temporada da Champions League inicia com jogos equilibrados | Agência UVA

  8. Avatar de Shirley

    Parabéns Bernardo! Q esse seja apenas o começo de uma longa e prazerosa estrada a ser percorrida com muito gosto e determinação. Sucesso pra vc, Belíssimo trabalho!

Deixe um comentário