Multimídia

Alunos de Jornalismo da UVA elaboram podcasts de entretenimento

Os trabalhos realizados para a disciplina de Webrádio falam sobre a indústria da música pop e a popularização do podcast no Brasil

Com liberdade para escolher o tema e com muita criatividade, os alunos do curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA) optaram por colocar o entretenimento como tema dos podcasts produzidos para a disciplina de Webrádio, ministrada pela professora Mônica Nunes.

Os estudantes ficaram encarregados de cuidar de todas as etapas da elaboração do trabalho – desde a elaboração da pauta até a edição – fundamentados nos ensinamentos apreendidos nas aulas, e sempre com a orientação da docente responsável. E os resultados não poderiam ter sido melhores.

Um dos trabalhos que se destacou, preferiu uma abordagem mais despojada, usando o formato de mesa redonda. Chamado de “Pop Cast”, o trabalho realizado por Clara Perrone, Leonardsen Abranches, Marianne Carvalho, Maria Luiza Lionelli e Nathan Barreto mergulhou no universo pop falando sobre o planejamento estratégico da carreira da cantora Doja Cat.

O podcast possui relatos de profissionais do mercado musical, como a Mestre em economia criativa Anita Carvalho, que começa explicando o que é planejamento estratégico, e Lucas Lopes, que trabalha com o Marketing Internacional da Warner Music. Alguns fãs da cantora Doja Cat também foram ouvidos para compor a produção, que pode ser ouvida abaixo.

Podcast “Pop Cast” produzido por Clara Perrone, Leonardsen Abranches, Marianne Carvalho, Maria Luiza Lionelli e Nathan Barreto para a disciplina de Webrádio.

Já o podcast chamado “Universicash” foi por outro caminho. Também utilizando uma linguagem descontraída direcionada para universitários, e o formato de mesa redonda, o trabalho feito por Amanda Oliveira, Bianca Faria, Luana Penna e Thales Muniz fala da popularização do podcast no Brasil.

Com a presença do publicitário e produtor de podcasts Felipe Mangabeira, o trabalho analisa a história dos podcasts no Brasil, assim como as mudanças de formato que ele sofreu com o tempo e o futuro desse tipo de abordagem de comunicação, e pode ser ouvido abaixo.

Podcast “Univericash” produzido por Amanda Oliveira, Bianca Faria, Luana Penna e Thales Muniz para a disciplina de Webrádio.

As produções são resultado de trabalhos apresentados em sala de aula para a disciplina de Webrádio, da professora Mônica Nunes.

LEIA TAMBÉM: Alunos de jornalismo da UVA produzem vídeos sobre a pandemia da Covid-19

Bárbara Souza – 8° período

Estudante de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Em processo de formação profissional. Estagiária da Agência UVA - Agência Experimental de Notícias

0 comentário em “Alunos de Jornalismo da UVA elaboram podcasts de entretenimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s