O Twitter anunciou mais uma medida para evitar a disseminação das fake news em sua plataforma. Agora, a rede social alertará quando os usuários curtirem publicações com conteúdo rotulado como falso. O recurso, que existia para os retuítes e agora foi ampliado para as curtidas, já se encontra no aplicativo para Iphone e na versão web, e estará disponível para Android daqui a algumas semanas.

(Foto: Reprodução / Pixabay)
O vendedor João Marcos Gonçalves, de 29 anos, que é usuário da rede social, classificou o novo recurso como uma ótima iniciativa. “Acho essa atitude tomada pelo Twitter muito importante e essencial, tendo em vista o atual momento não só do Brasil, como do mundo, onde as fake news são propagadas sem nenhum filtro”, diz João.

(Foto: Reprodução / Twitter)
A jornalista Cris Dissat, editora do blog esportivo Fim de Jogo e que utiliza o Twitter como ferramenta profissional, acredita que a ampliação das medidas contra as fake news se deve principalmente às últimas eleições. “Eu acho que isso está muito atrelado ao momento político conturbado que a gente está vivendo, como foi percebido nas eleições passadas, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil”, comenta Cris.
Além desse novo recurso, a plataforma já conta com outras formas de prevenção à notícias falsas, como a suspensão dos tweets que contém inverdades, e a aparição de um rótulo nas publicações consideradas enganosas. Segundo publicação feita oficialmente pelo Twitter, 29% da circulação de informações falsas foi diminuída por conta das notificações.
A luta no combate ao problema da desinformação, que está cada vez mais presente no mundo virtual, não é realizada apenas pelo Twitter. Outras redes sociais famosas que também são acometidas por conteúdos manipulados, entre elas o Facebook e o Google, buscam medidas para impedir a circulação de fake news, como a identificação de anúncios políticos e os selos de checagem de fatos. Já para os usuários, é fundamental a análise de cada informação, para confirmar se ela é verdadeira ou falsa, antes do repasse da mesma.
José Paulo Sobral – 4° período
Revisão – Bárbara Souza
LEIA TAMBÉM: Gucci cria festival de moda e cinema para apresentar nova coleção
0 comentário em “Twitter anuncia ampliação das medidas de segurança contra as fake news”