Cidade Entretenimento

Cristo Redentor será reformado para comemoração de 90 anos

Foco principal é melhorar a estrutura do monumento e aumentar a segurança para turistas

Na última terça-feira (27) o Santuário Cristo Redentor deu início ao projeto de restauração do monumento “Cristo 90 anos”, para seu aniversário de nove décadas comemorado no dia 12 de outubro de 2021. O lançamento da proposta aconteceu por meio de uma cerimônia celebrada aos pés do Redentor.

Eleito em 2007 como uma das sete maravilhas do mundo e sendo um dos principais pontos turísticos do Rio, o foco principal do projeto é checar os danos existentes e prevenir futuros danos que coloquem em risco a integridade do monumento, além de possíveis acidentes com turistas e visitantes.

View this post on Instagram

Nesta terça-feira, 27 de outubro, teve início o Projeto de Restauro Cristo 90 anos, que promoverá a restauração e manutenção do Monumento ao Cristo Redentor em preparação ao aniversário de 90 anos, que será celebrado no dia 12 de outubro de 2021. A fase inicial começou com a realização dos levantamentos necessários para subsidiar os diagnósticos que serão a base para tratamento e conservação do Monumento, além da montagem do andaime multidirecional com escada modular. . A cerimônia de hoje teve a presença do reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, do Professor e Engenheiro Luis Miranda, da Arquiteta Cristina Ventura e de representantes das empresas patrocinadoras do projeto: a gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, e o presidente da Refit, Jorge Monteiro. . Os objetivos específicos são, através dos levantamentos e análises técnicas, identificar os agentes que colocam em risco a integridade do monumento, elaborar projetos complementares estruturais, de instalações, do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas e de programação visual, com tratamento preventivo, e trabalhar em parceria com instituições de ensino e pesquisa que realizam estudos semelhantes às demandas encontradas no Cristo Redentor, a exemplo a Universidade Federal de Juiz de Fora, a Universidade Federal de Ouro Preto e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. . O projeto segue as exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR). . O trabalho é realizado por equipe multidisciplinar, formada por aproximadamente 40 profissionais, dentre eles engenheiros estruturais, elétricos, de segurança, geólogos, arquitetos, mestres, técnicos em escaneamento 3D, alpinistas, pedreiros e escultores. . #Restauro #Cristo90Anos #Manutenção #Monumento #CristoRedentor #ChristTheRedeemer . 📸: @photokamilaa

A post shared by Santuário Cristo Redentor (@cristoredentoroficial) on

Publicação do perfil do Santuário Cristo Redentor no Instagram

O guia turístico e fotógrafo, Guilherme Pessanha, acredita que o Cristo já se tornou um símbolo para a cidade, não deixando de destacar a importância da restauração tanto para o Rio, quanto para a segurança dos turistas.

“Perto dos 90 anos, o concreto, ferro e pedra sabão que formam a estátua já possuem outros significados. Pra quem estuda e trabalha com turismo, o monumento passa a ser um símbolo. Está estampado em 90% das logos de empresas que se vê por ai, é a razão de muitos turistas chegarem até aqui e até descobrirem outros atrativos que não estavam nos planos. Uma obra de restauração na estátua, também é mostrar que nós nos importamos, nós cuidamos e preservamos, não para nós mesmos, mas para todos aqueles que o buscam, independente da razão da visita”, afirma o guia.

Danos em dedo médio da mão direita do Cristo. Foto: Divulgação/Cristo Redentor.

Serão 40 profissionais envolvidos na restauração, entre eles Alpinistas, Escultores, Técnicos de escaneamento 3D e Geólogos. Tudo será feito em parceria com instituições de ensino, entre elas Universidades Federais de Juiz de Fora, Ouro Preto e Rio de janeiro.

O Cristo Redentor é um patrimônio histórico e cultural, mas para os moradores da cidade o monumento é considerado muito mais que isso. Nascida e criada no Rio de janeiro, Ana Clara Sarmento, de 22 anos, conta da importância da escultura para a sua vida, e seu significado.

“O Cristo não é apenas um ponto turístico, e sim um símbolo de toda a pluralidade da cidade. Sinto que a imagem de Jesus no topo de uma montanha traz um sentimento de proteção a uma cidade que por vezes é dominada pela violência. A experiência de subir até o topo do Corcovado é única até para os moradores do Rio de Janeiro que já estão familiarizados com a imagem do protetor. A sensação de que todos ali estão com um mesmo propósito é maior, uma vez que se está lá em cima. Além disso, uma revitalização do monumento – e em todo o seu entorno – fortalece o turismo carioca e reforça a ideia de que, apesar de tudo, há sempre alguém olhando por nós. A força pacificadora em meio ao caos de uma das cidades mais famosas do mundo”, conclui Ana Clara.

Beatriz Lara – 7° Período

Revisão: Bárbara Souza

LEIA TAMBÉM: Em homenagem ao Dia do Médico, Cristo Redentor é iluminado de verde

3 comentários em “Cristo Redentor será reformado para comemoração de 90 anos

  1. Gabriel Cravo

    Ótimo texto e conteúdo.

  2. Pingback: Carnaval de rua 2021 é cancelado no RJ devido ao Coronavírus | Agência UVA

  3. Pingback: Em documentário, Papa Francisco diz ser a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s