Em homenagem ao seu aniversário de 80 anos, consagrado na próxima sexta-feira (23/10), jornalista esportivo e fã do ídolo relembram grandes momentos do jogador Pelé e contam o que sua famosa comemoração – o soco no ar – significou para o futebol brasileiro. Conhecido como o ‘rei’ do futebol nacional e ainda reconhecido por sua façanhas internacionalmente, o atleta coleciona títulos e é ate hoje ovacionado pelos fãs de futebol.
O famoso gesto surgiu quando, durante o jogo entre Juventus e Santos pelo Campeonato Paulista, no dia 2 de Agosto de 1959, o jogador Pelé marcou um dos gols mais bonitos de sua carreira. Nesse jogo Pelé transformou as vaias em aplausos e criou a mais marcante comemoração do futebol, que foi o soco no ar.

Para o jornalista Arthur Dapieve, do jornal o Globo, essa comemoração do Pelé criou uma expressão física para a alegria brasileira.
“Pelé transformou a comemoração em uma expressão tão natural de alegria que a gente, naquela época, achava que todo jogador que marcasse gol ia dar um soco no ar”, comentou Arthur.
Em uma entrevista para o GE, Pelé diz que essa comemoração foi sem querer, o ex jogador conta que estava indo em direção à torcida adversária que estava xingando ele. “Quando fiz o gol parti para cima da torcida, xingando mesmo os caras e socando o ar, mas apenas para gritar o gol. Um gesto que saiu sem querer, fruto de uma ira momentânea, acabou perpetuado depois apenas por um motivo. Satisfação e alegria do dever cumprido”, contou Pelé sobre a origem do gesto.
No dia do gol histórico o atleta já era chamado de rei pela imprensa. Para o médico Luiz Rubem Azevedo Marinho, 71 anos, Pelé o foi melhor jogador de todos os tempos e enquanto ele estiver vivo, ainda será o rei do futebol.
“Pelé foi o maior jogador de todos os tempos, com 16 anos jogou na seleção brasileira e 17 foi campeão do mundo, marcou mais de 1000 gols e se mantém até hoje como rei”, comenta o fã Luiz, saudosista.
Mas quem foi Pelé?
Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, é um ex jogador de futebol que, para muitos, foi o melhor jogador de todos os tempos. Pelé nasceu no dia 23 de outubro de 1940 em Três Corações, localizado em Minas Gerais.
Ao longo da sua carreira acumula vários títulos e recordes de gols, registrados inclusive no Guiness. Jogou a maior parte da carreira no Santos Futebol Clube, competiu pela Seleção Brasileira e no fim jogou em um time dos Estados Unidos, New York Cosmos.
Pelé marcou mais de 1000 gols ao longo de sua trajetória. O jogador atuava como atacante e nessa posição marcou 650 gols em 694 partidas da liga com o total de 1281 gols em 1363 jogos, incluindo amistosos não oficiais. Essa quantidade de gols entrou como recorde mundial do livro Guinness. Além de ser considerado um dos melhores jogadores, chegou a ser o atleta mais bem pago no mundo.

Pela Seleção Brasileira, Pelé ganhou 3 Copas do Mundo, nos anos de 1958, 1962 e 1970. Além dos títulos das Copas do Mundo, o jogador ganhou a Copa América de 1959.

Já pelo Cosmos, time dos Estados Unidos, Pelé formou o time dos sonhos com o alemão Franz Beckenbauer, Carlos Alberto Torres, Rildo e Jomo Sono, um dos melhores jogadores sul africanos dos tempos. Time esse que ajudou o Cosmo a expandir ainda mais suas fronteiras. Pelé encerrou sua carreira em 1 de outubro de 1977 em uma partida de exibição entre o Cosmos e o Santos.
Para o jornalista Arthur Dapieve, Pelé é um personagem emblemático e seu aniversário deve ser celebrado com afinco e euforia.
“Pelé é um personagem a quem devemos muito, em campo e fora de campo, por ser um ídolo por bastante tempo. Por isso a comemoração de 80 anos dele é realmente uma data que deve ser celebrada com intensidade”, completa o jornalista esportivo.
Pelé, em 1999, foi eleito o jogador do século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e foi um dos vencedores conjuntos do prêmio melhor jogador do século da FIFA.
Mateus Almeida Marinho – 8º período
Pingback: Maracanã: jornalistas e torcedores a favor de Mário Filho | Agência UVA