Esporte

Pelé faz 80 anos: relembre sua carreira histórica

Considerado um dos melhores jogadores do mundo, Pelé marcou a história do futebol

O rei fez aniversário, e não faltou quem exaltasse sua majestade. Em homenagem ao aniversário de 80 anos de Pelé, no dia 23 de outubro de 2020, jornalista esportivo e fã do ídolo destacam grandes momentos do jogador, e contam o que sua famosa comemoração – o soco no ar – significou para o futebol brasileiro. Conhecido como o “rei” do futebol nacional e ainda reconhecido por suas façanhas internacionalmente, o atleta coleciona títulos e é, até hoje, ovacionado pelos fãs de futebol.

O famoso gesto surgiu quando, durante o jogo entre Juventus e Santos pelo Campeonato Paulista, no dia 2 de agosto de 1959, o jogador Pelé marcou um dos gols mais bonitos de sua carreira. Nesse jogo, Pelé transformou as vaias em aplausos e criou a mais marcante comemoração do futebol, que foi o soco no ar.

Pelé “soca o ar”, gesto utilizado por ele ao marcar gol
(Foto: Santos Futebol Clube)

Para o jornalista Arthur Dapieve, do jornal O Globo, essa comemoração criou uma expressão física para a alegria brasileira.

“Pelé transformou a comemoração em uma expressão tão natural de alegria que a gente, naquela época, achava que todo jogador que marcasse gol ia dar um soco no ar”, comenta Arthur.

Em entrevista para o GE, Pelé diz que essa comemoração aconteceu foi sem querer. O ex-jogador conta que estava indo em direção à torcida adversária, que o xingava. “Quando fiz o gol, parti para cima da torcida, xingando mesmo os caras e socando o ar, mas apenas para gritar o gol. Um gesto que saiu sem querer, fruto de uma ira momentânea, acabou perpetuado depois apenas por um motivo, satisfação e alegria do dever cumprido”, explica Pelé sobre a origem do gesto.

No dia do gol histórico, o atleta já era chamado de rei pela imprensa. Para o médico Luiz Rubem Azevedo Marinho, DE 71 anos, Pelé o foi melhor jogador de todos os tempos.

“Com 16 anos, [Pelé] jogou na seleção brasileira, e com 17 foi campeão do mundo. Marcou mais de 1.000 gols e se mantém, até hoje, como rei”, comenta o fã Luiz Rubem, saudosista.

Mas quem foi Pelé?

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, nasceu no dia 23 de outubro de 1940 em Três Corações, localizado em Minas Gerais.

Ao longo da sua carreira acumula vários títulos e recordes de gols, registrados inclusive no Guiness. Jogou a maior parte da carreira no Santos Futebol Clube, competiu pela Seleção Brasileira, e jogou em um time dos Estados Unidos, o New York Cosmos.

Pelé marcou mais de 1.000 gols ao longo de sua trajetória. O jogador atuava como atacante e, nessa posição, marcou 650 gols em 694 partidas da liga, alcançando o total de 1.281 gols em 1.363 jogos, incluindo amistosos não oficiais. A quantidade de acertos entrou como recorde mundial do livro Guinness. Além de ser considerado um dos melhores jogadores, chegou a ser o atleta mais bem pago no mundo.

Pelé fazendo o seu milésimo gol pela camisa do Santos em confronto contra o Vasco no Maracanã (Foto: Santos Futebol Clube)

Pela a seleção brasileira, Pelé ganhou 3 Copas do Mundo nos anos de 1958, 1962 e 1970. Além dos títulos das Copas, o jogador também ganhou a Copa América de 1959.

Pelé comemorando a Copa de 1970 (Foto: CBF)

Já pelo New York Cosmos, time dos Estados Unidos, Pelé formou o “time dos sonhos” com o alemão Franz Beckenbauer, os brasileiros Carlos Alberto Torres e Rildo, e Jomo Sono, considerado um dos melhores jogadores sul africanos da história. Pelé encerrou sua carreira em 1 de outubro de 1977 em uma partida de exibição entre o Cosmos e o Santos.

Para o jornalista Arthur Dapieve, Pelé é um personagem emblemático, e seu aniversário deve ser celebrado com afinco e euforia.

“Pelé é um personagem a quem devemos muito, em campo e fora de campo, por ser um ídolo por bastante tempo. Por isso, a comemoração dos 80 anos dele é realmente uma data que deve ser celebrada com intensidade”, se orgulha o jornalista esportivo.

Pelé, em 1999, foi eleito o jogador do século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), e foi um dos vencedores conjuntos do prêmio “Melhor Jogador do Século” da FIFA.

Mateus Almeida Marinho, com edição de texto de Gabriel Folena

LEIA TAMBÉM: Torcidas organizadas LGBTQIA+ lutam contra a homofobia estrutural no futebol

LEIA TAMBÉM: Agressão cometida contra árbitra reacende debate sobre machismo no futebol

2 comentários em “Pelé faz 80 anos: relembre sua carreira histórica

  1. Pingback: Maracanã: jornalistas e torcedores a favor de Mário Filho | Agência UVA

  2. Pingback: Copa do Catar: Brasil dá adeus ao sonho do hexa em disputa nos pênaltis | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s