Internacional Política Tecnologia

Chegada da tecnologia 5G e briga comercial entre China e EUA

Crescem as discussões sobre a tecnologia 5G e países disputam o mercado brasileiro

Essa concorrência entre as duas potências pode ter grande impacto no relacionamento do Brasil com ambos os países, dependendo de quem o Brasil decida importar a tecnologia.

Considerando prós e contras, a escolha pelos asiáticos é a que faria mais sentido, já que a tecnologia mais avançada é deles, e, devido a questões técnicas relacionadas ao 4G, o custo seria menor do que em relação à tecnologia norte-americana.

O que pode pesar a favor dos Estados Unidos é o relacionamento entre os dois governos. O Ministro da Economia Paulo Guedes, em uma coletiva, utilizou da geopolítica como uma justificativa para uma eventual decisão futura.

O professor de economia Durval Meirelles comentou a respeito dessa briga entre as duas potências. “A guerra comercial China x EUA já vem há algum tempo. A China evoluiu muito a tecnologia nos últimos anos, muito mais rápido que os EUA, e agora os norte-americanos estão tendo que correr atrás.” 

Meirelles também falou sobre a decisão que o Brasil tem que tomar. “O maior parceiro comercial hoje do Brasil é a China, mas quem mais investe no Brasil hoje são os EUA. Então, é uma coisa que a gente tem que ficar de olho, mesmo que a curto prazo nada ocorra, já que o mesmo está acontecendo com outros parceiros de ambos os países, é uma situação que, para o futuro, precisamos ficar espertos. Principalmente porque o Brasil já não é muito bem visto entre os parceiros comerciais ao redor do mundo.”

Esse comentário do professor, a respeito da “má reputação” do governo brasileiro entre os parceiros comerciais, se deve muito pelo modo como o Brasil tem tratado a questão do meio ambiente, e as abordagens com outros países durante uma negociação comercial.

As vantagens da tecnologia 5G são enormes comparadas à 4G. Alguns especialistas acreditam que os downloads serão feitos cerca de vinte vezes mais rápidos, e a latência (o tempo que demora uma transferência de informações dentro da rede) da 5G seja de 1 a 2 milissegundos, enquanto que, na 4G, a latência é de 35 a 52 milissegundos.

Característica5G4G
Velocidade (transferência de dados)20 Gbps1 Gbps
Latência1-2 milissegundos35-52 milissegundos
Dispositivos conectadosMais de 1.000.000 de dispositivos por KM10.000 dispositivos por KM
Banda LargaAmplaReduzida
Consumo EnergéticoEconomiza energia em 90%Maio consumo energético
Tabela que mostra algumas das diferenças entre o 4G e o 5G

Com essa tabela, é possível observar algumas das vantagens que os consumidores terão com a nova tecnologia. Porém, é sempre bom lembrar que a 4G está longe de ser uma tecnologia ultrapassada, e que ela também foi responsável por uma mudança tecnológica geracional.

Agora resta aguardar a decisão do governo para saber a origem da tecnologia, chinesa ou norte-americana, e, assim, descobrir quando o país terá acesso a essa nova engenharia.

LEIA TAMBÉM: Apple anuncia novo Iphone 12, sem carregador nem fone de ouvido

Lucas Bacil – 8º período
Revisada por Julia Barroso

3 comentários em “Chegada da tecnologia 5G e briga comercial entre China e EUA

  1. Pingback: Sony anuncia fechamento de fábrica e fim das vendas de vários produtos no Brasil | Agência UVA

  2. Pingback: IPI reduzido de videogames: especialistas analisam decreto de Bolsonaro | Agência UVA

  3. Pingback: Samsung anuncia seu novo modelo S20, com preço mais acessível | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s