Geral Séries

15 anos de The Office e a popularidade entre os fãs

A série tem mais fãs na comunidade do Reddit do que outras de comédia

“Se eu prefiro ser amado ou temido? É fácil. Os dois. Quero que as pessoas temam o quanto me amam.” A fala de Michael Scott, personagem de Steve Carell, é uma das mais lembradas pelos fãs de The Office. A adaptação americana completou 15 anos em março deste ano e foi ao ar quatro anos depois da original, britânica, criada por Ricky Gervais.

A série mostra uma empresa de papel que está sendo filmada para um documentário. O estilo mockumentary, ou pseudodocumentário, traz proximidade para a história fictícia, possibilitando o contato quase direto entre público e personagens, que, muitas vezes, falam diretamente com a câmera. Com suas nove temporadas, a versão de Greg Daniels continua fazendo sucesso e conta com mais de um milhão de fãs em sua comunidade na rede social Reddit, superando outras séries famosas de comédia.

The Office tem comunidade de fãs no Reddit maior do que outras séries de comédia

O Reddit, criado em 2005, é um site em modelo de fórum em que é possível criar postagens dentro de grupos, as subreddits. Como mostrado acima, a comunidade de The Office é mais popular que a da premiada The Marvelous Mrs. Maisel e das tradicionais Seinfeld e Friends, e isso não se relaciona com época de criação da série nem com sua duração. Para o jornalista Lucas Salgado, do Cine Pop, o formato britânico com o humor americano é o que diferencia The Office. “Outros fatores importantes são o talento de Steve Carell, um elenco carismático, um roteiro que abria espaço para todos os personagens terem seu momento e a ambientação num escritório genérico, que gera facilmente a identificação por parte do espectador”, acrescenta.

Depois de uma década e meia, a popularidade da série, para o jornalista, é culpa dos personagens. “A relação do fã com The Office é algo curioso, porque você começa não curtindo todos os personagens. Dwight é apenas o cara bizarro, Michael é o sem noção, Andy é o chato”, exemplifica. Ele destaca o papel de Michael, o chefe. “O personagem foi bastante modificado após a primeira temporada, se distanciando da inspiração original (David Brent, vivido por Ricky Gervais) e se apresentando como alguém com um grande coração. Um grande protagonista somado a um elenco de apoio inspirado acabou gerando todo este apego e engajamento com a série.” Michael Scott é o chefe da filial de Scranton, em Pensilvânia, da empresa de papéis Dunder Mifflin. Mesmo com as responsabilidades como gerente regional, ele se esforça para ser amigo dos funcionários, sendo sempre descontraído mesmo em horário de trabalho e priorizando o lado pessoal apesar da pressão profissional. O personagem equivalente a ele na versão britânica, David Brent, é considerado desagradável e pouco simpático, enquanto os deslizes de Michael são compensados por sua boa intenção.

Elói, conhecido como Kromwulf no Reddit, é um dos fãs que têm Michael como personagem preferido, citando Dwight, Andy e Creed em seguida. Por muito tempo, Elói via memes e gifs dos personagens na internet, e isso foi uma motivação para ver a série. “Eu nem curto seriados, os únicos que vi foram Dexter e The Big Bang Theory pela metade, e depois The Office inteiro”, diz, acrescentando que a única comunidade de série de que participa no Reddit é r/DunderMifflin, de The Office.

Com o mesmo nome da empresa de papel retratada no seriado, r/DunderMifflin comprova a relevância de Michael Scott para o público. Presente em sete das nove temporadas, além de uma participação no último episódio, seu tempo de interação direta com a câmera totaliza pouco mais de quatro horas. Creed, um dos favoritos de Elói, está em sexto lugar no número de menções na comunidade, apesar de somar aproximadamente seis minutos de interação.

Michael é o personagem mais popular em r/DunderMifflin e é quem tem mais interações diretas com a câmera

Depois de Michael, Dwight, Jim e Pam são os mais mencionados no Reddit, cada um com mais de uma hora de contato com o público, seguidos por Andy, com quarenta minutos, apesar de ter entrado para a série apenas na terceira temporada. Creed, querido pelo público, mostra o peso dos personagens vistos como secundários, que fazem sucesso mesmo com menos tempo de tela.

O extenso elenco fixo foi um dos impactos de The Office no mundo das séries, além do estilo de filmagem. Lucas Salgado acredita que a série inaugurou uma nova era de grandes comédias da NBC, emissora americana, seguida por 30 Rock e Parks and Recreation. “O estilo mockumentary, sem dúvida, é popularizado pela série, e está presente também em Parks e Modern Family. Mas mais do que isso. A própria noção de uma série com inúmeros personagens importantes acaba ganhando força por causa de The Office. Hoje, podemos ver isso em obras como Brooklyn Nine-Nine.”

Além de ser um falso documentário, Rayara Lassance acha que outro motivo para a fama da série é o deboche aos padrões clássicos de personagens americanos. Ela viu a série inteira uma vez, mas está sempre revendo os episódios. “Difícil escolher só um, mas acho que o clássico do Dwight colocando fogo no escritório e o do jantar na casa do Michael com a Jan”, diz sobre seus episódios favoritos, Stress Relief, da quinta temporada, e Dinner Party, da quarta.

Junto com a terceira, essas duas temporadas são as preferidas de Lucas Cavalcante, que só viu a série este ano. A recomendação foi de sua melhor amiga, mas ele demorou para assistir. “Eu tentei ver algumas vezes antes, mas, como não tinha na Netflix, era um pouco complicado. Depois que eu assinei a Amazon Prime eu consegui ver tudo, e realmente vi que era muito boa. Hoje é uma das minhas séries favoritas.”

Lucas elege como melhor personagem o responsável pelo incêndio em Stress Relief. “Sem dúvida, meu personagem predileto é o Dwight. Eu o acho simplesmente genial, a caracterização do personagem, toda a sátira em volta dele acho muito boa.” Dwight Schrute é o assistente do gerente regional e o maior vendedor da equipe, além de possuir uma fazenda de beterraba. Seu rival no escritório é Jim Halpert, que é um vendedor talentoso mas sem ambição. As pegadinhas entre os dois são um elemento importante da série.

No primeiro episódio, Jim coloca o grampeador de Dwight na gelatina / Foto: NBC

Michael, Dwight e Jim são considerados por Lucas os personagens principais, junto com Pam Beesly, a recepcionista da filial. “Mas, com a saída do Michael, o Andy ganhou uma relevância, ocupou esse espaço”, acrescenta. Michael saiu no fim da sétima temporada.

Creed, apesar de poucas interações com a câmera, está no grupo dos mais populares no Reddit

Apesar de nenhum personagem ter ocupado, em termos de interação com o público, o lugar de Michael, a participação de Jim, Dwight e Andy aumentou na oitava temporada. A saída de Steve Carell resultou na participação de atores como Will Ferrell, Jim Carrey, James Spader e Catherine Tate, os dois últimos sendo incorporados no elenco. Entre as participações especiais, Lucas destaca Robert California, o personagem de James Spader, e Karen, interpretada por Rashida Jones, que também atua em Parks and Recreation, série que Lucas está vendo por ser do mesmo estilo de filmagem, e foi criada por Greg Daniels e Michael Schur, roteiristas de The Office.

Daniels também é criador das atuais Space Force, com Steve Carell, e Upload, que inclui ficção científica. Schur, conhecido por ter atuado em The Office como Mose, primo de Dwight, é criador de Brooklyn Nine-Nine e The Good Place. Assim como Schur, Mindy Kaling era roteirista da série e ficou mais conhecida como personagem – ela interpretava Kelly Kapoor. Recentemente, Mindy criou a série Never Have I Ever, que conta a história de uma adolescente americana de família indiana.

Outros atores da série têm projetos de destaque. Steve Carell recentemente participou da série The Morning Show, além de Space Force. Jenna Fischer e Angela Kinsey, Pam e Angela em The Office, lançaram no fim de 2019 o podcast Office Ladies, no qual discutem os episódios da série, trazendo informações de gravação e bastidores. John Krasinski, o Jim, dirigiu e atuou em Um Lugar Silencioso, filme de terror lançado em 2018 que tem continuação prevista para este ano, e está fazendo o jornal Some Good News no Youtube durante a quarentena, com a proposta de trazer apenas boas notícias.

O elenco da série se reuniu virtualmente no Some Good News para celebrar o casamento de dois fãs, oficializado por Krasinski. Ao som de “Forever”, de Chris Brown, os atores e atrizes imitaram a dança feita no casamento de Jim e Pam na série, que Lucas considera um dos momentos musicais mais marcantes.

Cena acontece na sexta temporada / Vídeo: NBC

Para Elói, o destaque musical é Andy tocando “I Will Remember You”, de Sarah McLachlan, enquanto Rayara prefere a cena de Stress Relief em que Michael canta “I Will Survive”, de Gloria Gaynor, confundindo com “Stayin’ Alive”, dos Bee Gees.

Em 202 momentos, música foi parte fundamental da série. Com 10 originais e 29 paródias, os personagens são vistos como compositores de obras como Diwali Song, 9.986.000 Minutes, That One Night, Lazy Scranton e até um jingle para Dunder Mifflin. A banda que mais aparece é The Police, com cinco músicas tocadas pela banda de Kevin durante o casamento da Phyllis. “Car Wash”, de Rose Royce, é a música mais repetida – aparece três vezes. Os talentos musicais de Michael, Dwight, Andy, Creed, Kevin e Darryl são evidenciados, mas todos os personagens têm sua participação, seja em uma das festas de Natal na empresa, em um casamento ou despedida. Para os fãs de The Office, essa é uma peça-chave no legado da série.

Metodologia

A pergunta que deu origem ao tema: o tempo de contato personagem-público é relacionado à preferência do público? Considerando que The Office é uma série do estilo mockumentary, e os personagens falam, em alguns momentos, diretamente com a câmera (ou seja, com o público), pode ser que essa conexão seja a responsável pelo favoritismo Michael-Dwight-Jim.

Como forma de medir esse favoritismo, foi analisado a subreddit r/DunderMifflin, espécie de fórum de The Office dentro da rede social Reddit. Para descobrir quantas vezes cada personagem foi mencionado em postagens, ou seja, sua popularidade, foi utilizada a API PushShift. Nessa API, a partir da análise da documentação, foram pesquisadas informações de postagens (submissions) por subreddit. Como forma de parametrizar a relevância da comunidade de The Office, também foram pesquisados valores de outras séries para comparação.

Valores observados a partir do Reddit: nome da subreddit, data de criação do fórum. A partir da API PushShift: número de postagens para cada série e número de menções de cada personagem de The Office. Dados da Wikipédia: tempo de duração e número de temporadas de cada série. Além da quantidade de postagens, foi analisada a quantidade de usuários por fórum/subreddit. Esse dado pode ser observado no Reddit, de forma arredondada, mas foi utilizada a API Praw para quantificação exata.

Para montar a base de dados a partir da série, além do tempo de interação personagem-público, foram registradas as músicas relevantes para o enredo ou relacionadas aos personagens. Essa etapa durou aproximadamente duas semanas. Os dados temporais e número de episódio estão de acordo com a reprodução pelo Prime Video. Interações foram consideradas como tendo pelo menos 1 segundo para fins de contabilização, apesar de muitas terem menos tempo do que isso. Com a base completa, foram calculados o número de interações dos personagens mais relevantes e o tempo de interação, além da separação das músicas por como foram apresentadas na série e a formação da playlist.

Julia Barroso – 7º período
Matéria originalmente publicada em UVA Dados para a disciplina Jornalismo de Dados

3 comentários em “15 anos de The Office e a popularidade entre os fãs

  1. Pingback: 2º Domingo de Dados da Abraji traz oficinas para estudantes e jornalistas | Agência UVA

  2. Pingback: The Boys: Série do Prime Video é sucesso garantido | Agência UVA

  3. Pingback: Amazon Prime Video anuncia 4 filmes nacionais para novembro | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s