Cultura

8 de outubro é comemorado o Dia do Nordestino

A data foi oficializada na Lei nº 14.952, em 13 de julho de 2009

O dia homenageia toda a diversidade cultural e folclórica típica da região Nordeste do país. Foi em 2009, no estado de São Paulo, que essa data foi instituída para homenagear o cantor, compositor e poeta cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré.

Em seus 93 anos de vida, Patativa do Assaré deixou como legado um vasto acervo de obras, como livros de poesia, LPs e poemas. Assim como títulos, homenagens e prêmios. Além disso, participou ativamente da política durante sua trajetória de vida, perseguido durante a ditadura militar por discordar do modelo autoritário e, mais tarde, participou do movimento das Diretas – Já.

Para conhecer mais sobre o compositor, acesse: Fundação Joaquim Nabuco

Dividido entre nove estados, a Região Nordeste é composta por: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Devido à Covid-19, o Censo Demográfico que é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 10 em 10 anos, foi adiado para 2021, mas os dados do Censo de 2010 totalizava a população nordestina em 53.081.950 habitantes (urbano mais rural).

Famoso por suas comidas típicas, a culinária do estado foi desenvolvida a partir de uma mistura da comida portuguesa, africana e indígena. O Baião de dois, um prato cearense, é uma das iguarias preferidas do estudante de Engenharia, Alison Candido, de 23 anos, natural de Serra-Redonda (Paraíba).

O estudante acha muito importante que o Dia do Nordestino tenha visibilidade porque ele considera que exista uma desvalorização do povo nordestense pelos habitantes do restante do Brasil.

“Somos incríveis em vários aspectos, como educação: as duas Universidades com maior número de patentes são da Paraíba, as escolas com maiores notas no ENEM são do Ceará e os maiores salários para professores, o que leva a uma ótima educação, são do Maranhão”, comenta Alison.

Além da culinária, musicalidade e artesanato, as superstições fazem parte da tradição nordestina. Na família do estudante, por exemplo, eles acreditam que usar roupa do avesso faz mal e chinelo virado para baixo é agouro para a mãe. Mas, Alison, afirma não acreditar nesse hábito.

Alison no Farol da Barra (Salvador), em novembro de 2017. Foto: Arquivo pessoal

O Nordeste brasileiro também é famoso pelos seus pontos turísticos, o atendente de telemarketing, de 24 anos, Thales Lima, nascido em Serra Redonda (Paraíba) enfatiza que o turista não pode deixar de conhecer o Parque do Povo, em Campina Grande, onde são realizadas as festas juninas. Além disso, o viajante tem as praias e os centros de artesanato para visitar, sugere Thales.

Thales Lima em Olinda – PE. Foto: Arquivo pessoal

Thales também compartilha que já sofreu preconceito por habitantes de outros estados por conta do sotaque e também pelas questões econômicas e sociais.

“As pessoas, principalmente do Sul e Norte, têm uma visão errada da região nordeste, pensa que é só fome e seca. Essa é uma visão que infelizmente está enraizada na sociedade, que passa de geração para geração”, conclui Thales.

Toda a riqueza nordestina é muito visível, um dos traços mais importantes do Brasil. Podemos destacar a literatura, as festas (como o Carnaval), a dança e o folclore brasileiro. As lendas como barba ruiva, ”homem do saco” e papa do figo são conhecidas em várias outras regiões do país.

LEIA MAIS: Reabertura dos cinemas no Rio causa divergência de opiniões

LEIA MAIS: Live-action de “O Rei Leão” ganhará sequência por Barry Jenkins, diretor de Moonlight

Alessandra Borges – 8º período

0 comentário em “8 de outubro é comemorado o Dia do Nordestino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s