Ciência

Cientistas descobrem gás que indica possível sinal de vida em Vênus

Pesquisadores identificaram presença de gás fosfina na atmosfera do planeta

Uma equipe de cientistas estrangeiros divulgou na manhã da última segunda-feira (14) a descoberta de gás fosfina na atmosfera do Planeta Vênus. O gás, que é altamente tóxico, também existe na Terra e só é produzido na natureza por microrganismos anaeróbicos (sem a presença de oxigênio) e pelo homem, em processos industriais.

O anúncio do composto, que pode indicar a existência de vida microbiana no planeta, foi feito na Nature Astronomy. O estudo tem a presença de pesquisadores dos Estados Unidos, Japão e Reino Unido, e é liderado pela cientista Jane Greaves. Eles observavam o planeta desde 2016 e a descoberta foi feita com o uso de um telescópio no Havaí, o James Clerk Maxwell, e outro no Chile, o Alma.

De acordo com Greaves, o encontro da fosfina em Vênus foi “surpreendente e inesperado”, já que as condições do planeta são desfavoráveis à vida, pelo fato de conter temperaturas extremamente elevadas e nuvens compostas por ácido. Além disso, ela espera que com a notícia, Vênus seja mais alvo de estudos e missões.

Ricardo Ogando, de 41 anos, astrônomo do Observatório Nacional, classificou a descoberta como “inspiradora”, já que Vênus não estava na lista de principais suspeitos de obter vida no Sistema Solar. “Sua temperatura na superfície o transformou em um inferno árido. Curiosamente, em sua densa atmosfera, temperaturas mais aprazíveis podem dar condições para formas de vida anaeróbicas”, explica o cientista.

Já Marcelo Borges, de 48 anos, pesquisador do mesmo Observatório, afirma que a detecção de fosfina na atmosfera do planeta poderá colaborar para novos caminhos na busca por vida no Universo, mas alerta que mais estudos são necessários para confirmar como ela foi produzida. “Se for por uma fonte não biológica, será de grande valia para a química, pois se tratará de reações que não ocorrem na Terra. Por outro lado, se for biológica, será a primeira detecção de vida fora daqui”, destaca.

Marcelo ainda diz que certamente a descoberta atrairá mais olhares para Vênus. “As atenções para a busca de vida no nosso Sistema Solar estavam mais voltadas para Marte, Europa (uma das luas de Júpiter), Enceladus e Titã (duas das luas de Saturno)”, conclui.

José Paulo Sobral – 4° Período

4 comentários em “Cientistas descobrem gás que indica possível sinal de vida em Vênus

  1. RENATO CARDOZO SOBRAL SILVA

    Acredito que mistérios de Vênus sempre há de pintar por aí. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  2. Cristina Gonçalves

    Estou muito feliz, meu filho! Seu comprometimento é admirável! Acompanhei a realização do seu trabalho e o quanto se esforçou para realiá-lo. Parabéns, excelente resultado!

  3. Mabel Cristina Gonçalves Viola

    Muito orgulhosa pela sua matéria.
    Nunca poderia imaginar que pudesse haver vida em Vênus.

  4. Ze Paulo e fera so podia ser torcedor do America!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s