Da sala de aula

Lives de atividades físicas: a nova realidade dos tempos de pandemia

Tecnologia facilita prática de exercício físico dentro de casa

Em tempos de distanciamento social, nada melhor do que aproximar todo mundo em um único lugar. Calma, não se trata de aglomerações, e sim das lives que estão acontecendo pelo mundo todo, unindo e aproximando diversas pessoas, em prol de algum objetivo comum e específico. A popularização das lives se deu a partir da música, quando o pioneiro Gusttavo Lima ficou por mais de cinco horas ao vivo tocando suas músicas na plataforma do YouTube. Mas nem só das músicas vivem as lives. A prática de atividades físicas se popularizou e se tornou diária no mundo virtual, levando mais energia e combatendo o sedentarismo e a preguiça durante a quarentena.

 Foi isso o que fez Júlia Pantoja, que tem mais de quatro mil seguidores em sua rede social e é uma admiradora dos treinos. Ela realizou uma live para que pudesse interagir e socializar com alguns fãs, além de praticar exercícios com eles. “Foi gratificante poder fazer algo que unisse as pessoas nesses tempos que estamos vivendo, levando alegria, energia e combatendo algo prejudicial para a saúde, que é o sedentarismo”, diz ela.

Outro adepto das lives de atividades físicas, Igor Fidelis, estudante de Educação Física na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) também aderiu e entrou de cabeça nessa nova onda. “Com exercícios físicos, nosso corpo libera hormônios que trazem sensação de bem estar, além de ajudar a combater certas doenças. Ajuda contra a depressão e a ansiedade, que, nesse período de isolamento, estão se tornando mais comuns”, completa.

Igor trabalhando com aluna antes da pandemia.
(Foto: Arquivo Pessoal)

Mas como tudo na vida, existem dois lados. Assim como as lives de atividades físicas podem trazer diversos benefícios para a vida, se os exercícios forem feitos de forma incorreta, podem resultar em uma infinidade de malefícios. É o que destaca o profissional de Educação Física Pedro Rocha, formado pela Universidade Celso Lisboa. “Pode ser prejudicial de algumas formas, seja com carga excessiva ou postura incorreta. Pode acarretar e desencadear uma série de problemas. Por isso, por mais que seja uma iniciativa muito especial, a presença do profissional ainda segue sendo de suma importância, para evitar futuros problemas”, completa ele.

Pedro dando “aulão” de alongamento para diversos alunos em parque no Rio. (Foto: Arquivo Pessoal)

Pedro tem razão sobre a importância da atividade física bem orientada. Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que quase metade da população brasileira é sedentária, um número preocupante, por causa dos malefícios que o sedentarismo traz. Uma vida saudável, com a prática de exercícios e alimentação correta, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, osteoporose, entre outras.

A importância da realização de atividade física na vida do ser humano não é uma novidade para ninguém e vai muito além do físico: os benefícios se propagam na saúde emocional e mental. Qualquer excesso também não é recomendado. A prática deve ser regular, acompanhando os limites do corpo e sempre procurando ajuda de quem sabe, para prolongar a vida e aproveitar o melhor dela.

*Matéria produzida pelo aluno Lucas da Rocha Pereira para a disciplina Teoria e Técnica da Notícia, ministrada pela professora Maristela Fittipaldi.

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

1 comentário em “Lives de atividades físicas: a nova realidade dos tempos de pandemia

  1. Maristela Fittipaldi

    PARABÉNS, Lucas!!! Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s