O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira (5) à tarde, novos casos do coronavírus, sendo seis deles em São Paulo, um no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro – na cidade de Barra Mansa, no interior do estado.
O anúncio foi feito durante uma coletiva transmitida ao vivo pela “Globo News” em que também foi destacado que há 635 casos suspeitos no país e 378 descartados.
O porta-voz do anúncio, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, também afirmou que há dois casos de transmissão local relacionados ao primeiro caso do coronavírus no Brasil. São, portanto, dois dos novos casos que tiveram contato com o primeiro paciente infectado, sendo um familiar e um outro amigo da família.
“Apesar disso, podemos dizer que o vírus não está circulando o Brasil. Ele não está produzindo doentes em que não conseguimos identificar a fonte. Esse vírus só está circulando dentro de um agrupamento de pessoas”, disse Wanderson.
Fonte: Globo News
Um dos casos confirmados é uma menina de 13 anos que recentemente viajou com os pais para a Itália. Mesmo com o exame dando positivo o Ministério da Saúde não queria considerar o caso. Logo depois recuaram e o caso foi confirmado.
No estado do Rio, o único caso confirmado é de uma mulher de 27 anos, moradora do município de Barra Mansa. Ela recentemente fez viagem para a Alemanha e Itália. Segundo o Ministério a paciente está em isolamento familiar.
No Distrito Federal, uma mulher de 23 anos, que viajou para Inglaterra e Suíça está aguardando uma contraprova. O primeiro teste feito em um laboratório particular deu positivo.
Novas atualizações sobre o caso vêm sendo feitas no Twitter oficial do Ministério da Saúde.
https://platform.twitter.com/widgets.js#Transparência | O @minsaude confirmou 8 casos de #coronavírus no Brasil, até 05/03. Outros 636 casos suspeitos estão em investigação e 378 foram descartados. Saiba mais no Portal Saúde https://t.co/kzWQDiWueX pic.twitter.com/yQR61Mootd
— Ministério da Saúde (@minsaude) March 5, 2020
Pingback: Coronavírus: 25 casos confirmados no Brasil | Agência UVA