Geral

UVA e Santuário Cristo Redentor juntos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Após visita do Padre Omar ao campus da Universidade, coordenadores e alunos foram até o monumento para firmar convênio

A parceria entre a Universidade Veiga de Almeida e o Santuário Cristo Redentor foi ratificada na manhã da última quinta-feira (12), durante uma celebração no próprio Corcovado. A cerimônia contou com a presença do Padre Omar, responsável pelo Santuário; dos coordenadores do curso de Jornalismo, Luís Carlos Bittencourt; de publicidade, Ediana Avelar; e de turismo, Selma Azevedo; além da assessora de direção acadêmica, Jacqueline Maia; e de outros membros do corpo docente da Universidade.

Professores e alunos em encontro com o Padre Omar no Cristo Redentor. (Divulgação/Cristo Redentor)

A parceria objetiva alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que buscam fortalecer a paz universal a fim de erradicar a desigualdade e a pobreza do planeta em todas as suas formas e dimensões. Para isso, chefes de Estado e de Governo e altos representantes criaram alguns objetivos, na sede das Nações Unidas, em Nova York, em 2015. O intuito do programa é que diversas metas, como trabalho decente e crescimento econômico, e água potável e saneamento, sejam colocadas em prática pelos países até 2030.

Coordenador do curso de Jornalismo da UVA, Luis Carlos Bittencourt, mais conhecido como Bitt, explica que a parceria da Universidade com o Santuário Cristo Redentor é antiga. “O que nós estamos fazendo hoje é confirmar, ratificar a assinatura de uma parceria que já existia com o Santuário. A Universidade já desenvolvia atividades há algum tempo e a intenção é ampliar bastante a atuação da nossa instituição junto ao Santuário”, comenta.

As expectativas sobre a parceria são boas e Bitt já consegue vislumbrar os ganhos para a Universidade, sobretudo, para os alunos, que terão diversas formas de aplicar o conhecimento que receberam em sala de aula. “É uma alegria muito grande estar perto da Arquidiocese do Rio de Janeiro e, além disso, abrir espaço para oportunidades de estágio e trabalho para os nossos alunos dos cursos de comunicação”, conta.

Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor, é grande entusiasta do convênio entre as instituições, pois acredita na força da parceria com o mundo acadêmico. “Certamente, a vida acadêmica experimentada na Veiga de Almeida, a partir dos competentes profissionais que ali atuam, vai nos proporcionar um novo olhar sobre o espaço do Cristo Redentor. O Santuário ganha muito com essa troca, pois vamos integrar uma tradicional instituição educacional de nossa cidade com um grande símbolo do nosso país”, conclui. (Foto: Thatiana Cordeiro/Agência UVA)

A parceria, que começou com as coordenações dos cursos de Turismo e de Enfermagem, tende a crescer e a abarcar os demais cursos da instituição. “Os cursos de Jornalismo e Publicidade estão abrindo mais uma janela e, certamente, outras serão abertas para que outras áreas também possam participar”, afirma Bitt.

Leia também: Casa de comunicação da UVA e Santuário Cristo Redentor fecham parceria.

Por fim, o evento foi encerrado na capela de Nossa Senhora Aparecida, aos pés do Cristo. Durante a ocasião, o Padre Omar compartilhou com os presentes diversas iniciativas do Santuário e se mostrou esperançoso para o futuro da parceria, que promete render bons frutos. “Todo mundo ganha com isso. A cidade do Rio de Janeiro ganha com essa parceria e os alunos também sairão com uma enorme experiência, extremamente qualificados, a partir do nosso Cristo Redentor”, conclui o Padre.

Thatiana Cordeiro (6º período) e Diogo Ferreira (7º período)

0 comentário em “UVA e Santuário Cristo Redentor juntos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s