Geral

Plataforma “Aprenda com uma avó” propõe troca de experiências entre gerações

Projeto do Olabi busca valorizar conhecimento de pessoas com mais de 60 anos de idade

A plataforma ‘Aprenda com uma avó’ é um projeto do Olabi, organização social que busca democratizar a produção de tecnologia na construção de um mundo mais diverso e justo. Tal organização já tem outras frentes de trabalho, visando estimular o engajamento da população na resolução de problemas; preparar os cidadãos para o universo digital e desenvolver o protagonismo de meninas e de mulheres; por exemplo.

Diretora executiva do Olabi, Gabriela Agustini é também coordenadora da nova iniciativa que busca valorizar os conhecimentos dos que têm mais de 60 anos de idade: a plataforma ‘Aprenda com uma Avó’. Segundo a coordenadora, apesar de este não ser o primeiro projeto específico do Olabi para a terceira idade, ele apresenta uma proposta diferente e inovadora.

“O Olabi já tem o projeto ‘60+ Arte e Tecnologia’, focado em cursos presenciais. Ele busca valorizar os saberes das pessoas mais velhas, mesclando com saberes mais contemporâneos, promovendo uma troca de linguagens e de gerações”, explica Gabriela. (Foto: Divulgação/Olabi)

Após a experiência com o 60+, foi identificada grande demanda por mais atividades voltadas para a terceira idade e, dessa forma, surgiu a ideia de um novo projeto para tal público. A plataforma, que está em seu momento inicial, objetiva diminuir a distância entre as várias gerações e mostrar que todo mundo tem muito a ensinar.

“A nossa intenção com o ‘Aprenda com uma avó’ é fazer mais pontes e menos muros entre pessoas de diferentes faixas etárias. Trabalhando esse diálogo a gente constrói uma sociedade melhor”, conclui a coordenadora do projeto, Gabriela Agustini.

A plataforma visa estimular pessoas de diferentes idades a se conectarem. Para isso, ela reúne perfis de senhoras com mais de 60 anos que se dispõem a ensinar suas habilidades a outras pessoas. A dinâmica é simples. Quem acessar o site e se interessar por algum dos conhecimentos ali expostos, precisa entrar em contato com a ‘professora’ e combinar como, onde e quando a experiência será trocada. “Acreditamos que as próprias pessoas vão buscar modelos de se conectar”, comenta Gabriela.

Auxiliar de enfermagem aposentada, Marisa Brito Cunha faz parte da plataforma. Aos 59 anos, ela conta ter conhecido o projeto pelo Instagram e se encantado com o trabalho. “Entrar nos 60, pelo menos para mim, é um momento bastante delicado. Quando a gente entra na terceira idade, muita coisa na vida muda”, comenta. Ela, que acha a iniciativa muito bonita e interessante, vai ajudar o projeto ensinando crochê, mas também quer aprender algo novo, principalmente, na área de artesanato. (Foto: Arquivo pessoal)

Aos 68 anos de idade, Ana Lúcia também faz parte do projeto. Formada em Direito, trabalhou como corretora de seguros e hoje atua como síndica do condomínio onde mora. Além disso, faz mediação judicial no fórum de Duque de Caxias. “Estou aposentada, mas continuo muito ativa”, conta. Na plataforma, ela vai ensinar trabalhos manuais, como o tricô e o crochê. “Entendo que esse conhecimento precisa ser passado para as novas gerações”, afirma. (Foto: Gabriela Isaías)

A partir de perfis disponibilizados na plataforma, as pessoas se conectam e combinam formas de trocar conhecimentos e aprender habilidades manuais variadas: desde marcar aulas e cursos, até conversas para solucionar problemas e tirar dúvidas sobre determinada técnica. Com ‘professoras’ como dona Marisa e dona Ana Lúcia, a troca de boas experiências está garantida.

“Os idosos têm conhecimentos importantes, legados para passar. É preciso criar uma nova cultura em torno dos idosos”, conclui Gabriela. A plataforma Aprenda com uma avó será lançada na próxima sexta-feira, dia 13 de Dezembro.

Para saber mais sobre os projetos do Olabi, clique aqui.

Thatiana Cordeiro – 6º período

4 comentários em “Plataforma “Aprenda com uma avó” propõe troca de experiências entre gerações

  1. Em 2020 celebro as minhas BODAS de OURO de Cromacientista e desejo oferecer meus saberes para quem se interessar em utilizar as cores de forma Científica.
    Pra obter uma melhor qualidade de vida a cada aprendizado em todos os aspectos com as 13 Especialidades da Cromaterapia a saber 1) Cromafilaxista prevenção e manutenção / 2) Cromagrafia marketing e propaganda / 3) Cromahelioterapia luz solar em tratamento / 4) Cromahelioterapia imantada com a Fototerapia Tópica em tratamento estomacal, hepático e externo / 5) Cromaisometria a Técnica da NASA estimulação do tônus muscular / 6) Cromalogia
    Lógica e aprendizagem / 7) Cromamancia cromatizacao empresarial / 8) Cromamancia restauração da saúde das mãos /9) Cromameloterapia a música em aplicacao topica / 10) Cromática tratamentos de saúde até de tipos de CA e doença rara /11) Cromapodofilaxia restauração da saúde dos pés / 12) Cromática com o grão de arroz localização dos órgãos enfermos acrescentando mais 11% no DNA / 13) Cromasofia Psicobiocromaterapia pra saúde mental.
    Sabendo que é uma ciência milenar que usa as cores de forma fisica, visível, comivel, bebivel, trajavel, portáveis, química, magnética, reflexa e bipolares.
    Meu telefone é 21 97549.8691 Rio de Janeiro / Brasil Saudações Cordiais até breve seja mais feliz.

  2. Atenção
    É necessário eu corrigir as palavras que ficaram escritas erradas.
    4) Cromahidroterapia,
    8) Cromaniluvio,
    10) Cromática,
    12) Cromática
    Desculpa a digitalização que entrou errada.
    Gratos Dra Maryah da Penha da Sylva Cromacientista Bodas De Ouro em 2020

  3. Corrigindo novamente
    As Especialidades
    10) CROMAPATIA

    12) CROMAPUNTURA

    Veremos se agora fica certo?
    Saudações cordiais Cromáticas para quem proporcionou me essa importante possibilidade de beneficiar quem se interessar. Dra Maryah da Penha da Sylva Cromacientista

  4. Insisto na correção Kkk
    10) CROMAPATIA
    12) CROMAPUNTURA

    Uma observação apesar de eu já ter 71 anos eu nem sou avó kkki Até breve Dra Maryah da Penha da Sylva Cromacientista Bodas De Ouro em 2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s