Comunicação

Alunos de comunicação apresentam trabalhos de inteligência artificial

Evento reuniu projetos dos alunos da disciplina inteligência artificial e análise de dados

Em evento realizado na última quarta-feira (4), no Media Lab, alunos da disciplina de Inteligência artificial e análise de dados apresentaram diversas ideias e projetos. Estudantes de Jornalismo e Publicidade mostraram sua criatividade para desenvolver projetos baseados na inteligência artificial, que tinham como objetivo pensar como a inteligência artificial pode ajudar a melhorar as cidades.

Alunos exibem seus projetos no medialab.
(Foto: Felipe Pereira/Agência UVA)

Responsável pela iniciativa, a professora Adriane Figueirola explica como foi incentivar os estudantes a pensarem fora da caixa para realizar esse trabalho tão incomum para estudantes de comunicação. ”A ideia era que os alunos não apresentassem os trabalhos em power points. Eles precisavam fugir dessas apresentações tradicionais”, explica.

A professora também ressalta que os alunos desenvolveram seus projetos pensando em todos os aspectos teóricos do funcionamento das inteligências artificiais. ”Todas as inteligências foram bem pensadas, desde os funcionamentos do deep learning, coleta de dados e algoritmos”, conta.

Ponto de ônibus inteligente foi uma das ideias sugeridas pelos estudantes. (Foto: Felipe Pereira/Agência UVA)

Aluno de jornalismo, Francisco Santos se interessou pela disciplina por ser um assunto bastante atual e pelo fato dessa tecnologia estar sendo implantada em vários aspectos da vida. “Gostei do que aprendi na disciplina e acho que ela é só o início para que a gente possa despertar para o assunto”, comenta. Ele, que desenvolveu o trabalho na temática do transporte público, conta como foi o processo de criação.

“A minha inteligência foi um ponto de ônibus inteligente, a partir de um que vi em Belo Horizonte que dava a informação do tempo de chegada do veículo. Uma coisa muito simples, mas que achei eficiente. Aí, sofisticamos essa ideia e criamos um ponto de ônibus fechado com ar-condicionado, por causa da temperatura do RJ, com rampas de acesso em nível com a porta do transporte, contando ainda com acesso por reconhecimento facial, por cartão e com aplicativo também, para a pessoa fazer a tarifação no bilhete” explica.

Felipe Pereira (8º período) e Luhan Alves (7º período)

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Alunos de comunicação apresentam trabalhos de inteligência artificial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s