Geral

Tudo azul no Dia Mundial do Diabetes

Blog "Fim de Jogo" e "Revista em Diabetes" realizam ação no Maracanã para conscientização sobre a doença

O dia 14 de Novembro é considerado o Dia Mundial do Diabetes. Comemorado em diversos países, a proposta dessa data é alertar à população sobre os riscos da doença e conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde. Nesse sentido, a Federação Internacional de Diabetes sugere ações mobilizadoras em prol da causa, entre elas, fazer fotos que representem o círculo azul, que é o símbolo da campanha.

Pensando nisso, a “Revista em Diabetes” e o blog “Fim de Jogo”, parceiro da Agência UVA, se uniram no Estádio do Maracanã para conscientizar a sociedade sobre a importância e os cuidados com a doença. A organização do estádio se identificou com a ideia e deu o apoio necessário para a iniciativa, que envolveu, entre outras coisas, a produção de diversas fotos, inclusive com o uso de um drone. O estádio, que enfrenta um momento de transição de gestões, atualmente, nas mãos da dupla Fla-Flu, tem investido em diversas ações sociais e de relacionamento com o público.

Assim, na tarde da última terça-feira (05), o Maracanã abriu as portas para receber a atividade. Além das duas equipes organizadoras, amigos que apoiam a causa, pacientes e médicos da Sociedade Brasileira de Diabetes também se encontraram no estádio para participar das fotos e ajudar na ação.

A mobilização começou mesmo antes do registro. Ainda nos corredores do estádio, adultos, jovens, crianças e idosos circulavam empolgados por terem a oportunidade de participar do projeto ligado a uma causa tão nobre. Apesar do calor na cidade carioca, cujos termômetros marcaram mais de 40º C neste dia, voluntários convidados não mediram esforços. Vestiram-se de azul e prepararam vários balões na mesma cor, que é um dos símbolos do combate ao diabetes.

Foto no Maracanã fez parte de ação organizada pela ‘Revista em Diabetes” e o blog “Fim de Jogo”. Reprodução: Twitter.

A “Revista em Diabetes” e o blog “Fim de Jogo” também contaram com o apoio da regional da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e da Microsoft, que estiveram representadas no evento. Presente no dia, o presidente da Comissão de Comunicação Social da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Dr. Ricardo Meirelles, falou sobre a necessidade de chamar à atenção da população para a doença que pode trazer complicações gravíssimas.

“Esse evento é fundamental para que as pessoas valorizem o diabetes. Muitas vezes, as pessoas não valorizam tanto o diabetes porque não sentem tanta coisa inicialmente. Nós temos a ideia que de 50% dos diabéticos não sabem sequer que são diabéticos”, comenta o médico.

A médica e presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia-RJ, Drª Giselle Taboada, também é apoiadora da causa.

“É preciso conscientizar sobre a existência da doença, sobre os fatores de risco, orientar as pessoas a buscarem atendimento e falar sobre a importância de tratar o diabetes adequadamente, para prevenir as complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, afirma.

Time Azul no Maracanã
Com o time já em campo, enquanto eram passadas todas as informações sobre a atividade, os voluntários viviam a emoção de pisar no gramado do famoso estádio do Maracanã. Chegou a hora da foto oficial. Fotógrafo preparado, drone pronto para subir. Com todos posicionados e os balões em mãos, era só esperar os próximos comandos.

Sobre a escolha do local, os convidados acreditam que a organização acertou. Além de o próprio estádio ser um círculo, como ressaltou a Drª Giselle, para o Dr. Ricardo, ele é simbolo de esportes e de vida saudável, situações diretamente relacionadas ao combate ao diabetes.

Glauter Jannuzzi, líder de comunidades da Microsoft, também apoiou a iniciativa e corroborou com a ideia de que a conscientização é extremamente necessária. “É preciso compartilhar conhecimento sobre a doença e fazer campanhas como essa, que chamam a atenção, sobretudo, em um ponto turístico mundial como o Maracanã”, comenta.

O objetivo da iniciativa é mobilizar a população, chamando a atenção para a importância de cuidar da saúde, em especial, neste caso, do diabetes. Segundo o Dr. Ricardo, a intenção é que com esse movimento as pessoas se interessem por fazer o exame de sangue, que é simples, e pode evitar uma série de complicações gravíssimas.

“A gente espera que com a foto e outras ações, as pessoas se sensibilizem e parem de deixar para tão tarde o diagnóstico do diabetes”, conclui o doutor.

Foto tirada. Missão cumprida. E, como dizem por aí, tudo ótimo, tudo azul.

Luhan Alves – 7º período e Thatiana Cordeiro – 6º período

0 comentário em “Tudo azul no Dia Mundial do Diabetes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s