Agência UVA

Profissionais do radiojornalismo palestram no 2º aniversário da Rádio UVA

Evento contou com a participação do diretor da Escola de Rádio, Ruy Jobim, e a repórter da BandNewsFM, Daniella Dias

A Rádio UVA promoveu, na última segunda-feira (11), palestras com profissionais da área que compartilharam com alunos de Jornalismo suas experiências no rádio. O evento em comemoração do segundo ano da Rádio UVA contou com a presença da repórter Daniella Dias, da BandNewsFM e BandNewsTV, que foi aluna da Universidade Veiga de Almeida, além do diretor da Escola de Rádio, Ruy Jobim.

A professora de radiojornalismo e coordenadora da Rádio UVA, Mônica Nunes, comenta sobre a importância deste tipo de encontro.

“É importante ouvir profissionais da área para que os alunos possam entender como o rádio está se reinventando com o uso das novas tecnologias, pois estes avanços estão fazendo com que a gente repense as formas de fazer jornalismo”, explica a professora.

Leia também: 4a Mostra de Publicidade: palestra de abertura debate inovação e empreendedorismo.

Daniella Dias palestrou sobre o uso da tecnologia na BandNewsFM.
(Foto: Tainá Valiati/Agência UVA)

A repórter da BandNewsFM e BandNewsTV, Daniella Dias, contou o porquê de gostar do jornalismo hard news. “Eu não gosto de rotina, gosto de chegar no trabalho sem saber o que fazer. Acredito que o jornalista tem que ter amor pela notícia, além de muita disposição, porque não é fácil”, comenta.

O rádio é um veículo de comunicação consagrado, mas desde os anos 80 vem sofrendo declínio em audiência. Apesar disso, muitas pessoas gostam dele pela versatilidade e sua forma dinâmica. Uma dessas é a estudante de jornalismo Daniela Oliveira, que tem uma relação de amor com o meio radiofônico. “Minha relação com o rádio vem desde cedo. Eu praticamente cresci ouvindo ele. Adoro o meio, porque, além de outras coisas, ele me permite fazer minhas tarefas do dia e, ao mesmo tempo, estar informada”, explica a estudante.

Leia também: 4ª Mostra de Publicidade: Cris Barreto fala sobre sua experiência na Rio 2C

Ruy Jobim abordou como será o futuro do veículo. (Foto: Tainá Valiati/Agência UVA)

O radialista e diretor da Escola de Rádio, Ruy Jobim, dá algumas dicas para os estudantes de jornalismo que desejam ingressar no meio. “Treine muito, se ficar ruim, grave de novo. Deixe seu amigo ouvir, pois assim terá a opinião de uma outra pessoa. O importante é praticar. Acho muito bom também criar um podcast no seu nicho para ganhar visibilidade e, quem sabe, ser contratado por uma emissora pelo o trabalho que você faz”, conta o radialista.

A Rádio UVA está nas principais plataformas como Spotify, SoundCloud e YouTube.

Tainá Valiati – 7° período

0 comentário em “Profissionais do radiojornalismo palestram no 2º aniversário da Rádio UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s