O fenômeno musical K-pop (pop coreano) está diretamente relacionado ao crescimento exponencial do interesse no aprendizado da língua coreana. Essa constatação pode ser vista na Escola Estadual Olga Benário, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde a diretora Vanessa Costa recebeu uma proposição para adicionar um curso de língua coreana.
O fator decisivo para que essa medida tivesse sido tomada era o interesse dos alunos, que se mostrou incontestável. Contudo, uma turma só é aberta quando um número mínimo de alunos se matriculam, além de também serem necessários relatórios de desempenho e assiduidade, os quais são enviados para o consulado da Coreia em São Paulo, pois o país não possui representação no Rio de Janeiro.

A primeira turma foi criada em 2017 no Olga Benário, na qual 80% dos alunos vêm do complexo da Maré. Desde então, mais 3 turmas precisaram ser formadas para comportar a demanda. O sucesso foi consolidado quando mais duas escolas estaduais, Visconde de Cairu, no Méier, e a Paulo de Frontin, no Rio Comprido, também começaram a ofertar o curso no segundo semestre de 2019.
A estudante do curso de letras Amanda Ribeiro comenta que acha esse fenômeno incrível. “Sou a favor do aprendizado de línguas estrangeiras e a música sempre foi uma ponte para isso”, conta.
Já o aluno do curso de publicidade Marcos Sales acredita que o curso é interessante, mas que é preciso lembrar que esse não é o foco da escola. “É um empreendimento diferenciado por parte da escola. Contanto que não desvie o foco do que é realmente importante não vejo mal nenhum”, comenta.
Aprender um idioma tão distante do costumeiro para o brasileiro muitas vezes parece supérfluo, todavia o coreano, em particular, possui uma vantagem: o governo da Coreia oferece bolsas de estudos para imigrantes falantes da língua nativa.
Lucas Teixeira – 7º período
Quero aprender a língua coreana