Cidade

Casinhas para gatos no Campo de Santana dividem opiniões

Prefeito do Rio ordenou que abrigos para os animais fossem colocados no parque, mas órgãos responsáveis pelo local criticam decisão

Casinha foram colocadas para abrigar gatos no Campo de Santana. (Foto Reprodução/Twitter)

No início do mês, algumas casinhas, para abrigar gatos abandonados, foram colocadas por moradores no Campo de Santana. O local é administrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) e nenhum deles foi acionado para permitir a colocação das casas.

Em virtude disso, o IPHAN solicitou a retirada dos abrigos, pois poderiam sujar a imagem do Campo de Santana. Entretano, a prefeitura do Rio está tentando ajudar os animais desabrigados e pretende providenciar pequenas tocas para os gatos.

Em nota, a prefeitura divulgou o seguinte comunicado:

“O prefeito determinou que as casinhas fossem recolocadas. A FPJ as pintou de verde e colocou em locais mais apropriados do parque. Na sequência, foram feitas reuniões entre a FPJ, a SUBEM, a OAB, o INEPAC e protetores de gatos, e a conversa está em andamento. As casas que foram colocadas não são as mais apropriadas aos felinos e, por isso, estamos conversando entre esses órgãos para tentar uma solução positiva para todos e a melhor possível para os gatos. “

Fernanda exibe os mascotes Carminha, Sansa e Branquinha. (Foto: Acervo pessoal)

A Coordenadora administrativa Fernanda Nunes, que abriga três gatos em casa, acredita que o problema é ainda maior. “Essa é uma questão muito mais profunda, pois a origem do problema é a precária divulgação e assistência por parte da Prefeitura no programa de castração de animais”, declara a jovem.

Fernanda ainda comenta que os gatos precisam da ajuda da prefeitura e de outros órgãos públicos. “Gatos procriam com muita frequência se não castrados e, depois que nascem, precisam de um lugar para viver. Não é os expulsando que vai resolver o problema, mas sim oferecendo uma solução para a verdadeira origem do problema”, afirma.

A prefeitura ainda está em negociações com o IPHAN e oINEPAC para resolver a situação e ajudar os gatos desabrigados do Campo de Santana.

Gabriel Murillo Monteiro – 7º Período

0 comentário em “Casinhas para gatos no Campo de Santana dividem opiniões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s