Educação

Dia dos professores: mestres e alunos falam da importância da profissão

No feriado de 15 de Outubro, professores refletem sobre a importância de seu papel. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Fundamentais para a boa formação de adultos e crianças, os professores comemoram o dia 15 de Outubro lembrando os motivos pelos quais são apaixonados pelo ensino apesar das dificuldades e da desvalorização da profissão, especialmente na educação pública.

Qualquer profissional experiente um dia já contou com a orientação de um professor, desde a alfabetização até as formações superiores, e o que há de comum entre esses mestres é o amor pelo ensino, como fala Priscilla Souza, professora de Biologia:

“Eu amo educar, o professor realmente tem a oportunidade de mudar esse mundo. Ser professor é muito mais do que passar matéria, é preparar seus alunos para a vida” diz.

Priscilla comenta também sobre a dificuldade dos baixos salários. “As dificuldades que enfrento são mais relacionadas ao salário já que ganhamos por hora de aula. Eu trabalho em três ambientes: numa creche na parte administrativa, numa escola particular e na igreja. Na igreja é muito diferente, pois as famílias são relativamente mais estruturadas e com isso é muito mais fácil e prazeroso trabalhar com as crianças” disse Priscilla, que gostou tanto da creche em que trabalhava de forma administrativa que se motivou a cursar Pedagogia.

A professora Priscilla (de cinza) com aluns de seus alunos em aula visita ao Jardim Botânico do Rio. (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

O amor pela profissão algumas vezes pode vir somado a uma certa discordância com o sistema, como fala Luiz Fernandes, graduado em Psicologia, Pedagogia e Mestre em Educação.

“Decidi ser professor por paixão, sempre gostei muito da educação. Quando comecei trabalhando como psicólogo institucional, vi como era ruim a escola, como era um lugar de desconstrução de felicidade e para mim a grande função da escola é justamente ajudar a construir no ser humano a ideia de que ele pode e merece ser feliz” explica.

Ele fala também sobre a influência do Estado na educação, “a principal dificuldade hoje é a existência do Estado, ele tem uma função opressora, de fazer valer as leis e regras que são feitas para uma minoria, então você já sabe que essa escola não vai atender a maioria”.

Luiz comenta sobre a função social do professor, “ou a gente resignifica o professor ou o ensino vai ficar cada vez pior, porque isso é também melhorar o salário desse professor, a importância que o país dá para o professor”, diz.

Professor Luiz Fernandes fala dos desafios da profissão (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

Com tamanha responsabilidade social que tem um professor, alunos reconhecem sua importância, como diz o aluno de engenharia de produção, Gabriel Ramalho:

“Para mim, professor é a profissão mais incrível do mundo, é a profissão que forma as outras profissões, forma seres humanos, independente de qualquer coisa, é quem ajuda no processo de humanização. A educação é a arma que a sociedade tem para mudar tudo, e quem ministra essa educação é o professor” afirma.

Já Paula Roberta Andrade, estudante de licenciatura em História, conta que foi inspirada por um professor a seguir o mesmo caminho, “um professor de História do Ensino Médio me mostrou que qualquer conhecimento pode ser passado de maneira simples, e com cuidado com os alunos. O professor tem a mesma importância que um familiar na vida de uma pessoa, ele erra, ensina, aprende e tudo com muita dignidade, pois não é fácil ser professor hoje em dia”.

Daniel Fernandes (8º período) e Tainá Valiati (7º período)

0 comentário em “Dia dos professores: mestres e alunos falam da importância da profissão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s