Ciência Sociedade

Tudo o que você precisa saber sobre o universo da Terra Plana

Motivo de piada e espanto para muitos. Saiba mais sobre como cresce o número de brasileiros que acreditam que a Terra é plana

Para espanto de muita gente, os adeptos da teoria de que a Terra é plana têm ganhado corpo e visibilidade nos últimos tempos. Uma pesquisa publicada em setembro deste ano pelo Instituto Datafolha revelou que 7% dos brasileiros com mais de 16 anos não creem na esfericidade do planeta Terra, ou seja, 11 milhões de pessoas.

É como se toda a população do Rio Grande do Sul estivesse convencida de que existe uma grande conspiração global liderada pela NASA, a Agência Espacial dos EUA, para esconder a borda da Terra. De acordo com o grupo, todos que acreditam que a terra é como aprendemos na escola estão redondamente enganados.

Imagem da Terra vista a partir da Estação Espacial Internacional divulgada pela Agência Espacial dos EUA, em abril deste ano (Foto: Reprodução/NASA)

Além de cada vez mais numerosos, os terraplanistas também estão mais organizados e perdendo a vergonha de suas ideias. Está marcada para novembro, a realização, da primeira Flat Con, a Convenção Nacional da Terra Plana, em São Paulo.

O texto de apresentação do evento diz: “A Terra está parada. Não se move. A superfície da Terra é plana. Há uma cúpula sobre nós chamada o Firmamento. O sol, a lua e as estrelas estão sob a cúpula do Firmamento. O sol e a lua são muito menores e mais próximos do que nos dizem. O sol e a lua se movem em seus próprios padrões sobre a superfície da Terra. Não há planetas. Apenas estrelas no céu. Não há espaço. Não podemos sair da cúpula. Está tudo bem aqui, pessoal!”

Confira o vídeo de divulgação do evento:

Como é o mundo segundo os terraplanistas

Para quem acredita que a Terra é plana, as “verdades” reivindicadas se resumem a tentativas de refutar conceitos provados e comprovados cientificamente ou a teorias da conspiração. Como, por exemplo, a crença de que a Antártida é um paredão de gelo que serve de moldura para a superfície terrestre, segurando a água dos oceanos. Eles dizem que o Tratado da Antártida, de 1959, existe para esconder esse suposto “fato”.

Ilustração da suposta forma real do planeta Terra, segundo o terraplanismo (Imagem: TerraPlanaBrasil)

Para ajudar a entender melhor os parâmetros da Terra plana fizemos uma lista com as 5 principais alegações dos seguidores desse movimento.

TOP 5 “fatos” terraplanistas:

  1. O planeta é completamente plano e cercado por uma muralha de gelo
  2. A gravidade não existe
  3. O Sol e a Lua são bolas do tamanho de cidades
  4. O homem nunca pisou na Lua, as imagens produzidas pela Nasa não passam de obras de ficção científica de Hollywood
  5. A ciência manipula a realidade de acordo com os interesses de poderosas instituições

Uma das seguidoras do movimento é a dona de casa, Vânia Vieira, 55, moradora do município de Rio das Ostras, que fica na Região dos Lagos do estado do Rio. Ela conta que foi apresentada à teoria da terra plana pelo filho mais velho, através de vídeos no YouTube, e desde o início ficou impressionada com os argumentos apresentados.

“Assim que eu vi o primeiro vídeo sabia que era verdade. Isso não é uma teoria da conspiração. A NASA é uma mentira: não conseguem provar nada, só não vê quem não quer. A Terra é plana! A explicação é muito simples, é só andar por aí usando seus sentidos. Se alguém não tivesse te ensinado que você está em uma bola orbitando em volta do Sol, o que você iria concluir com seus sentidos? “, declarou Vânia.

Ela atua como uma das administradoras do grupo “Terra Plana – A Verdade Revelada” no Facebook, que possui quase 8,5 mil membros. A dona de casa diz ainda que hoje toda a família (ela, o marido e os dois filhos) é terraplanista convicta. “Ninguém aqui mais engole mentira nem leva desaforo de globalista nenhum”.

Cena do documentário “A Terra é Plana” da Netflix (Foto: Reprodução Netflix)

As razões que explicam o terraplanismo

O sociólogo e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Marlúcio Dias, 52, explica que a medida em que um pensamento conspiratório se generaliza na sociedade, ele representa um problema para a manutenção da opinião pública mais “racional”. Ele ainda completa dizendo que em sua opinião o movimento terraplanista é socialmente nocivo.

“É importante preservarmos um ambiente em que as discussões e os debates se baseiem em evidências, em lugar de lançar suspeitas de que um grupo manipula os fatos nas sombras para promover uma agenda oculta”, comenta o sociólogo.

Já a psicóloga, pós graduada em neuropsicologia, Camila Carvalho, 34, acredita que o fenômeno do movimento da Terra plana se deve, primeiramente, a uma negação da ciência pela falta de entendimento da mesma, aliada a uma tendência de manter tudo sob controle por parte dos adeptos ao terraplanismo.

Clássica imagem da Terra vista do espaço (Foto: Reprodução/NASA)

Ela também diz que existe um fascínio gerado por teorias da conspiração. A causa segundo a psicóloga é: “a divisão entre bons e maus, em que a revelação da verdade oculta é dada como um achado heroico”. Ainda de acordo com ela, é possível definir o que leva pessoas a grupos assim.

“Podemos falar de um narcisismo coletivo em que uma explicação mais plausível dos acontecimentos promove a sensação de controle atrelada ao heroísmo da verdade a ser revelada”, analisa Camila.

A Terra Plana nas Redes Sociais

Há diversas páginas sobre o tema no Facebook, a “A Terra é plana”, é a maior delas e já conta com mais de 100 mil seguidores. Os terraplanistas também estão em outras redes sociais como o Instagram e o YouTube, onde existem vários canais dedicados a mostrar experimentos e discutir o que chamam de “falácias” dos “globalistas”, e versões alternativas para a explicação de fenômenos como fusos horários, estações e eclipses.

Imagem da principal página do terraplanismo brasileiro no facebook (Foto: Reprodução Facebook)

Um dos terraplanistas mais relevantes do Brasil, é Jota Marthins, dono do Sem Hipocrisia, um canal do YouTube dedicado ao terraplanismo e a outras teorias conspiratórias. Segundo o próprio, o objetivo de Marthins é revelar “a farsa da bola molhada giratória”, forma como costuma se referir ao modelo vigente. Como você pode conferir no vídeo abaixo:

Vídeo do canal Sem Hipocrisia, do youtuber terraplanista Jota Marthins

O youtuber que é um dos palestrantes confirmados na Flat Con, conta com mais de 110 mil inscritos e já obteve mais de 16 milhões e meio de visualizações em seus vídeos. Jota não se restringe só a internet e é autor de um livro: O Universo que não te Apresentaram – Expondo a Maior Mentira da Humanidade, publicação independente vendida por R$ 70.

O Twitter também é palco para discussões sobre o assunto

O escritor e autodenominado filósofo Olavo de Carvalho, tido como “guru” do presidente Jair Bolsonaro (PSL), e sua família. Opinou sobre o tema Terra plana em um tweet, em maio deste ano.

Já a jornalista Rita Lisauskas comentou o assunto, destacando sua surpresa com a notícia da realização da Flat Con.

https://twitter.com/RitaLisauskas/status/1175898049824153602

Outros internautas também usaram a rede social para compartilhar suas impressões sobre a polêmica da Terra Plana:

Para saber mais

Poster de divulgação do documentário “A Terra é Plana” (Foto: Reprodução Netflix)

A Netflix lançou no ano passado um documentário que joga luz sobre o movimento terraplanista americano e ajuda a entender melhor todo o assunto. O filme aborda a trajetória de pessoas que acreditam na Terra Plana e, suas histórias e sua busca em comprovar suas teorias, além de como nasceu esse movimento, suas ramificações e consequências. Trazendo entrevistas com cientistas, astronautas, e seguidores da Terra Plana.

Matheus Marques – 8º período

3 comentários em “Tudo o que você precisa saber sobre o universo da Terra Plana

  1. Neste vídeo (aos 4:45) o Olavo de Carvalho diz que não é terraplanista https://youtu.be/9s-DB1TOFwM

  2. Domingos Torres

    Alô pessoal. Vocês gostam de ser papagaios de pirata. Mas primeiro ninguém trouxe até hoje um vídeo da terra girando sem cgi. Não conseguem, pois vivemos em outro formato de planeta. É o formato racional. Águas planas e relevos, montanhas. Se subir um balão verá uma curvatura? Negativo. Somente se usar uma câmera GO PRO. Por fim a própria NASA usa modelos planos e estacionários. Então a discussão é bem ampla. Não pode ser motivo de chacota falar sobre a crença do globo. Terra plana você enxerga a olho nú.

  3. A terra realmente é plana, e isso é descrito pela Bíblia, provo isso nesse vídeo que fiz com muito estudo, confiram!
    Deixem sem like e sigam meu canal :
    A Verdade Bíblica sobre o Formato da Terra – Evangelista Orly Paiva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s