Ciência Sociedade

Tudo o que você precisa saber sobre o universo da Terra Plana

Motivo de piada e espanto para muitos. Saiba mais sobre como cresce o número de brasileiros que acreditam que a Terra é plana.

Para espanto de muita gente, os adeptos da teoria de que a Terra é plana têm ganhado corpo e visibilidade nos últimos tempos. Uma pesquisa publicada em setembro deste ano pelo Instituto Datafolha revelou que 7% dos brasileiros com mais de 16 anos não creem na esfericidade do planeta Terra, ou seja, 11 milhões de pessoas.

É como se toda a população do Rio Grande do Sul estivesse convencida de que existe uma grande conspiração global liderada pela NASA, a Agência Espacial dos EUA, para esconder a borda da Terra. De acordo com o grupo, todos que acreditam que a terra é como aprendemos na escola estão redondamente enganados.

Imagem da Terra vista a partir da Estação Espacial Internacional divulgada pela Agência Espacial dos EUA, em abril deste ano (Foto: Reprodução/NASA)

Além de cada vez mais numerosos, os terraplanistas também estão mais organizados e perdendo a vergonha de suas ideias. Está marcada para novembro, a realização, da primeira Flat Con, a Convenção Nacional da Terra Plana, em São Paulo.

O texto de apresentação do evento diz: “A Terra está parada. Não se move. A superfície da Terra é plana. Há uma cúpula sobre nós chamada o Firmamento. O sol, a lua e as estrelas estão sob a cúpula do Firmamento. O sol e a lua são muito menores e mais próximos do que nos dizem. O sol e a lua se movem em seus próprios padrões sobre a superfície da Terra. Não há planetas. Apenas estrelas no céu. Não há espaço. Não podemos sair da cúpula. Está tudo bem aqui, pessoal!”

Confira o vídeo de divulgação do evento:

Como é o mundo segundo os terraplanistas

Para quem acredita que a Terra é plana, as “verdades” reivindicadas se resumem a tentativas de refutar conceitos provados e comprovados cientificamente ou a teorias da conspiração. Como, por exemplo, a crença de que a Antártida é um paredão de gelo que serve de moldura para a superfície terrestre, segurando a água dos oceanos. Eles dizem que o Tratado da Antártida, de 1959, existe para esconder esse suposto “fato”.

Ilustração da suposta forma real do planeta Terra, segundo o terraplanismo (Imagem: TerraPlanaBrasil)

Para ajudar a entender melhor os parâmetros da Terra plana fizemos uma lista com as 5 principais alegações dos seguidores desse movimento.

TOP 5 “fatos” terraplanistas:

  1. O planeta é completamente plano e cercado por uma muralha de gelo
  2. A gravidade não existe
  3. O Sol e a Lua são bolas do tamanho de cidades
  4. O homem nunca pisou na Lua, as imagens produzidas pela Nasa não passam de obras de ficção científica de Hollywood
  5. A ciência manipula a realidade de acordo com os interesses de poderosas instituições

Uma das seguidoras do movimento é a dona de casa, Vânia Vieira, 55, moradora do município de Rio das Ostras, que fica na Região dos Lagos do estado do Rio. Ela conta que foi apresentada à teoria da terra plana pelo filho mais velho, através de vídeos no YouTube, e desde o início ficou impressionada com os argumentos apresentados.

“Assim que eu vi o primeiro vídeo sabia que era verdade. Isso não é uma teoria da conspiração. A NASA é uma mentira: não conseguem provar nada, só não vê quem não quer. A Terra é plana! A explicação é muito simples, é só andar por aí usando seus sentidos. Se alguém não tivesse te ensinado que você está em uma bola orbitando em volta do Sol, o que você iria concluir com seus sentidos? “, declarou Vânia.

Ela atua como uma das administradoras do grupo “Terra Plana – A Verdade Revelada” no Facebook, que possui quase 8,5 mil membros. A dona de casa diz ainda que hoje toda a família (ela, o marido e os dois filhos) é terraplanista convicta. “Ninguém aqui mais engole mentira nem leva desaforo de globalista nenhum”.

Cena do documentário “A Terra é Plana” da Netflix (Foto: Reprodução Netflix)

As razões que explicam o terraplanismo

O sociólogo e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Marlúcio Dias, 52, explica que a medida em que um pensamento conspiratório se generaliza na sociedade, ele representa um problema para a manutenção da opinião pública mais “racional”. Ele ainda completa dizendo que em sua opinião o movimento terraplanista é socialmente nocivo.

“É importante preservarmos um ambiente em que as discussões e os debates se baseiem em evidências, em lugar de lançar suspeitas de que um grupo manipula os fatos nas sombras para promover uma agenda oculta”, comenta o sociólogo.

Já a psicóloga, pós graduada em neuropsicologia, Camila Carvalho, 34, acredita que o fenômeno do movimento da Terra plana se deve, primeiramente, a uma negação da ciência pela falta de entendimento da mesma, aliada a uma tendência de manter tudo sob controle por parte dos adeptos ao terraplanismo.

Clássica imagem da Terra vista do espaço (Foto: Reprodução/NASA)

Ela também diz que existe um fascínio gerado por teorias da conspiração. A causa segundo a psicóloga é: “a divisão entre bons e maus, em que a revelação da verdade oculta é dada como um achado heroico”. Ainda de acordo com ela, é possível definir o que leva pessoas a grupos assim.

“Podemos falar de um narcisismo coletivo em que uma explicação mais plausível dos acontecimentos promove a sensação de controle atrelada ao heroísmo da verdade a ser revelada”, analisa Camila.

A Terra Plana nas Redes Sociais

Há diversas páginas sobre o tema no Facebook, a “A Terra é plana”, é a maior delas e já conta com mais de 100 mil seguidores. Os terraplanistas também estão em outras redes sociais como o Instagram e o YouTube, onde existem vários canais dedicados a mostrar experimentos e discutir o que chamam de “falácias” dos “globalistas”, e versões alternativas para a explicação de fenômenos como fusos horários, estações e eclipses.

Imagem da principal página do terraplanismo brasileiro no facebook (Foto: Reprodução Facebook)

Um dos terraplanistas mais relevantes do Brasil, é Jota Marthins, dono do Sem Hipocrisia, um canal do YouTube dedicado ao terraplanismo e a outras teorias conspiratórias. Segundo o próprio, o objetivo de Marthins é revelar “a farsa da bola molhada giratória”, forma como costuma se referir ao modelo vigente. Como você pode conferir no vídeo abaixo:

Vídeo do canal Sem Hipocrisia, do youtuber terraplanista Jota Marthins

O youtuber que é um dos palestrantes confirmados na Flat Con, conta com mais de 110 mil inscritos e já obteve mais de 16 milhões e meio de visualizações em seus vídeos. Jota não se restringe só a internet e é autor de um livro: O Universo que não te Apresentaram – Expondo a Maior Mentira da Humanidade, publicação independente vendida por R$ 70.

O Twitter também é palco para discussões sobre o assunto

O escritor e autodenominado filósofo Olavo de Carvalho, tido como “guru” do presidente Jair Bolsonaro (PSL), e sua família. Opinou sobre o tema Terra plana em um tweet, em maio deste ano.

Já a jornalista Rita Lisauskas comentou o assunto, destacando sua surpresa com a notícia da realização da Flat Con.

https://twitter.com/RitaLisauskas/status/1175898049824153602

Outros internautas também usaram a rede social para compartilhar suas impressões sobre a polêmica da Terra Plana:

Para saber mais

Poster de divulgação do documentário “A Terra é Plana” (Foto: Reprodução Netflix)

A Netflix lançou no ano passado um documentário que joga luz sobre o movimento terraplanista americano e ajuda a entender melhor todo o assunto. O filme aborda a trajetória de pessoas que acreditam na Terra Plana e, suas histórias e sua busca em comprovar suas teorias, além de como nasceu esse movimento, suas ramificações e consequências. Trazendo entrevistas com cientistas, astronautas, e seguidores da Terra Plana.

Matheus Marques – 8º período

1 comentário em “Tudo o que você precisa saber sobre o universo da Terra Plana

  1. Neste vídeo (aos 4:45) o Olavo de Carvalho diz que não é terraplanista https://youtu.be/9s-DB1TOFwM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s