Comunicação

Jornalismo Automotivo é tema de palestra na UVA

Editor na webmotors, Fernando Miragaya destacou o crescimento da profissão na área e deu dicas para profissionais da comunicação

O jornalista automotivo e editor da webmotors, marca de classificados do setor de automóveis, Fernando Miragaya, esteve na UVA na última segunda-feira (7) para debater sobre a profissão. No encontro, que ocorreu no MediaLab, o novo laboratório de comunicação da UVA, Fernando destacou o crescimento desse mercado, deu dicas para ser um bom profissional na área, falou sobre a importância de praticar SEO e compartilhou, com os alunos presentes, experiências que teve ao longo de seus 20 anos de carreira.

Na esteira do setor automotivo, o crescimento de tecnologias utilizadas na área, como os carros elétricos e autônomos e o uso da inteligência artificial, também foi discutido na palestra. Fernando debateu os pontos positivos e negativos dessas tendências, além de dividir com os alunos a experiência que teve quando esteve em um veículo autônomo na Califórnia, nos Estados Unidos. Para o jornalista, ainda é muito complicado pensar na implementação de tecnologias como essas no Brasil, por envolver questões ainda muito estruturais.

Fernando Miragaya discute temáticas do jornalismo automotivo
(Foto: Leandro Victor/Agência UVA)

No que se refere ao jornalismo automotivo, Fernando Miragaya afirmou que é preciso procurar uma visão diferenciada dentre as pautas para se destacar na área e que é dever do jornalista sempre se questionar qual conteúdo é mais interessante para o público em questão. “O foco deve ser o leitor. Para isso, conhecê-lo bem é imprescindível. Muitas vezes, contar a história que está por trás de um determinado carro pode ser mais intrigante do que analisar o seu lançamento”, exemplificou Fernando.

Pedro Henrique e demais alunos presentes na palestra realizada por Fernando Miragaya
(Foto: João Henrique)

Ao fim do encontro, em um momento mais descontraído, o jornalista questionou os alunos as motivações que o levaram a optar pela profissão e o que eles almejam nela. Apaixonado por carros, o estudante de jornalismo do 6º período, João Henrique, comemorou a palestra. “Saber como é o dia a dia na área foi muito enriquecedor, até porque o automotivo não é um nicho muito forte aqui no Rio”, conta. Já Miragaya destacou que as oportunidades de atuação no jornalismo e, portanto, visões de mundo com ele, são diversas. “Esse é o grande barato da profissão”, conclui.

Leandro Victor – 7º período

0 comentário em “Jornalismo Automotivo é tema de palestra na UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s